Últimas notícias

Fique informado

Biometria facial do GOV.BR é utilizada em prova de vida para aposentados e pensionistas do TST

19 de outubro de 2021

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

A prova de vida digital para aposentados e pensionistas por meio da biometria facial do GOV.BR chegou ao Judiciário

A partir de agora, magistrados, servidores aposentados e pensionistas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) utilizarão a solução tecnológica do Governo Federal para comprovar suas identidades de forma mais ágil e segura.

A iniciativa, inédita no Poder Judiciário, é fruto de parceria entre o Tribunal e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

O procedimento da prova de vida digital por meio do GOV.BR, além de mais rápido, evita deslocamentos desnecessários, fraudes e pagamentos indevidos.

Caio Mário Paes de Andrade – Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade.

O GOV.BR veio para simplificar e modernizar a relação entre a Administração Pública e todos os brasileiros que precisam fazer a prova de vida. A digitalização do serviço permite melhorias no atendimento aos beneficiários com maior agilidade, comodidade e segurança, tendo em vista, especialmente, os cuidados em saúde com este público”, aponta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade.


De acordo com o TST, o uso da biometria facial, via GOV.BR, também facilita o processo do recadastramento dos beneficiários, tornando-o mais acessível aos aposentados e pensionistas do Tribunal, considerando que poderão cumprir essa exigência legal de qualquer lugar do mundo, bastando, para tanto, ter acesso a um dispositivo móvel e conexão com a internet.

A nova modalidade de recadastramento surge também como forma de preservar aqueles que se mostram vulneráveis neste período de pandemia do novo coronavírus.

O TST é o primeiro órgão do Poder Judiciário a utilizar essa tecnologia para fins de prova de vida. É um serviço que melhora o atendimento aos servidores inativos e pensionistas, pois permite que todo o processo seja executado de forma remota, segura e célere,” destaca a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi.

O reconhecimento facial para os ministros e servidores aposentados e pensionistas do TST, pelo GOV.BR, já está disponível nos sistemas Android e iOs.

Para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter sua biometria cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e baixar o aplicativo GOV.BR. A comprovação é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo.

Simplicidade e agilidade

Luanna Roncaratti – Secretária-adjunta de Governo Digital

A prova de vida realizada pelo GOV.BR é uma alternativa ao comparecimento presencial na agência bancária que o beneficiário recebe o provento ou a pensão.

A tecnologia já é utilizada pelo INSS, pelas Forças Armadas e pelos servidores aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal.

A secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, destaca que a prova de vida é um dos mais de 3,3 mil serviços digitalizados pelo Governo Federal e que estão disponíveis para mais de 115 milhões de usuários cadastrados no GOV.BR.

Ela aponta que a transformação digital dos serviços públicos evita que as pessoas percam tempo em deslocamentos, filas ou preenchendo formulários em papel.

O GOV.BR aproxima o governo das pessoas, encurta distâncias e combate diretamente a burocracia”, finaliza.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Assinatura eletrônica do gov.br é obrigatória para contratação de empréstimo consignado

Você sabia que pode assinar documentos pelo gov.br?

Aplicativo do gov.br evolui e passa ser utilizado como eIDs em autenticação eletrônica