Pela plataforma GOV.BR, não é mais necessário abrir chamado de atendimento com a nova Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) simplifica o processo de recuperação da conta GOV.BR caso a pessoa tenha perdido ou trocado de celular. Ao usar a carteira, não é mais necessário abrir um chamado de atendimento na plataforma caso a Verificação em Duas Etapas esteja ativada.
Segundo levantamento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), divulgado nesta quarta-feira (19), mais de 22,1 milhões de novas carteiras já foram emitidas em todo o Brasil, número maior que o de habitantes de países como Chile, Equador e Bélgica.
Para ter acesso a essa funcionalidade, é preciso utilizar o aplicativo do GOV.BR, que pode ser baixado tanto para dispositivos Android quanto Apple. Segue abaixo um passo a passo para a recuperação de conta, que serve para os dois tipos de sistemas operacionais:
1 – Estar com o aplicativo GOV.BR atualizado:
Atualize o aplicativo para que tenha acesso a esta opção de recuperação com a CIN.
2 – Estar em posse do documento físico:
Você precisará ler o QR code do documento físico usando o aplicativo GOV.BR para poder avançar.
3 – Realizar o reconhecimento facial:
Para confirmar a sua identidade, durante o processo, será necessário concluir com sucesso o reconhecimento facial.
4 – Ter acesso ao e-mail ou ao telefone cadastrados na sua conta:
Ao final, será necessário confirmar um código enviado para o seu e-mail. Caso não tenha acesso ao e-mail cadastrado na conta GOV.BR, o código poderá ser enviado por SMS para o telefone cadastrado.
“Atualmente, o GOV.BR possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços e nós queremos que as pessoas recuperem o acesso à plataforma de forma célere, justamente para facilitar a vida delas”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. No momento, a plataforma conta com mais de 165 milhões de usuários.
Fonte: Gov.br
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