Últimas notícias

Fique informado

Contas Ouro do GOV.BR tiveram um crescimento de 58,4% em 2023

18 de dezembro de 2023

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Prefeitura de São Paulo suspende pregão eletrônico para contratar sistema de reconhecimento facial

O programa “Smart Sampa” pretende instalar e integrar 20 mil câmeras até 2024 para Reconhecimento Facial na cidade de São Paulo.

5 de dezembro de 2022

Mais de 130 órgãos e entidades já implantaram o Tramita.GOV.BR

A Plataforma Tramita.GOV.BR viabiliza a tramitação dos processos e documentos administrativos eletrônicos entre diferentes sistemas

23 de novembro de 2022

Decreto aprimora Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 e inclui GovTechs

Decreto assinado na última segunda-feira instituiu a Estratégia de Governo Digital 2020-2022 para a administração pública federal

15 de março de 2022

Govtech: prefeitura de Aracaju revoluciona serviços e economiza mais de 14 milhões de reais em 30 meses

A iniciativa de digitalizar os processos burocráticos surgiu em meio a necessidade de solucionar a morosidade e a má organização de dados e protocolos.

14 de dezembro de 2021

Neste nível, a identificação dos cidadãos é mais segura. Os usuários possuem acesso a todos os 4.200 serviços e a todas as funcionalidades do GOV.BR

O número de Contas GOV.BR de nível Ouro teve um crescimento de 58,4% em 2023, o que representa um aumento de 18,8 milhões de pessoas com cadastro neste nível no período. Além de possibilitar o acesso a todos os mais de 4.200 serviços digitais e funcionalidades do GOV.BR, as contas Ouro também possuem nível máximo de segurança, garantindo assim a identificação dos cidadãos.

No total, 155 milhões de brasileiros cadastros no GOV.BR. Destes, 51 milhões possuem esse nível máximo de identificação. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18/12) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

“O GOV.BR facilita a vida dos cidadãos, esta é uma ferramenta desenvolvida para simplificar o acesso das pessoas aos serviços públicos”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. Para o secretário, os números robustos do GOV.BR demonstram a confiança dos brasileiros na plataforma. 

“Somente neste ano, tivemos mais de 116 milhões de brasileiros que utilizaram o GOV.BR. São brasileiros que podem ser acessar os serviços, por exemplo, a partir do seu celular, sem a necessidade de deslocamentos e filas”, complementou. 
 
A conta GOV.BR permite fazer transações com o governo de forma online. A partir do GOV.BR, é possível acessar serviços públicos digitais como a Prova de Vida, assinar documentos digitais em processos eletrônicos, além de realizar outras ações. Outros serviços disponíveis para os cidadãos são o Conecte SUS, ENEM, Fies, Carteira de Trabalho Digital, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial, Serviços da Receita Federal e documentos militares. 
 
Além dos 51 milhões de Contas GOV.BR Ouro, existem outras 24,2 milhões de contas de Prata. Neste nível de identificação, os cidadãos também já possuem um nível alto de segurança, tendo acesso a todas as funcionalidades da plataforma e à maioria dos serviços digitais.  
 

Cadastro 

O cadastro no GOV.BR é simples e intuitivo, siga o passo a passo desenvolvido pela equipe do ministério: 

– Acessar a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo. 

– Fazer o download e abra o aplicativo. 

– A partir deste momento, o processo é igual ao do portal: digitar seu CPF e clicar em “Continuar” para criar ou alterar sua conta. 

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, este formulário só permite o nível Bronze. Atualmente, existem 79,8 milhões de contas neste nível.  

Neste caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente. Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH ou ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso este seja um dos 12 que estão credenciados. São eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay. 

Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil. Em caso de dúvidas sobre o aplicativo GOV.BR, acesse a página gov.br/conta.

Fonte: gov.br

Receita Federal implementa medidas de segurança migrando serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br

Uso da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresce 203% em 2023

Bloqueei minha conta do Gov.br. E agora?

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!