GOV.BR conta com 4.500 serviços digitais federais e fornece acesso a mais de oito mil serviços públicos de 16 estados pela plataforma
Isso foi possível a partir do uso de uma nova solução desenvolvida pelo MGI.
O número de serviços disponíveis para os mais de 168 milhões de usuários do GOV.BR foi praticamente triplicado nos últimos dias. Agora, além dos mais de 4.500 serviços digitais e presenciais, estão integrados outros 8.227 serviços digitais e presenciais (informações) de 16 estados na plataforma do governo federal, chegando a um total de mais de 12.750 serviços disponíveis para os brasileiros.
Isso foi possível pela nova solução tecnológica desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que permitiu a inclusão desses serviços no GOV.BR. O objetivo é que todas as 27 unidades da federação integrem seus serviços à plataforma federal.

“O objetivo da transformação digital do Estado é prestar melhores serviços e facilitar a vida da população”, explica o secretário de governo digital, Rogério Mascarenhas. “Nesse sentido, quanto menos sites e apps diferentes a pessoa precisar usar para acessar seus direitos, melhor.
O GOV.BR está disponível para todos os estados”, complementa. A diretora de difusão da transformação digital da SGD, Loyane Tavares, concorda e acrescenta: “Para o cidadão não importa se o serviço é federal ou estadual, o que importa é ser bom e fácil de utilizar”.
As pessoas já podem buscar na plataforma as informações necessárias para utilizar esses serviços estaduais. Alguns deles até mesmo utilizam a conta GOV.BR para a autenticação dos usuários, o que dá facilidade e segurança ao uso desses serviços.
Outros são áreas com informações sobre como o cidadão deve proceder para o atendimento presencial. As páginas de cada estado com a lista de serviços prestados podem ser encontradas em https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais
As atividades são muito diversas e vão desde a emissão de atestado de antecedente criminal até regulação fundiária de lotes urbanos, passando por requisição de avaliação periódica de aposentadoria e cancelamento de nota fiscal eletrônica, por exemplo. Também estão disponíveis serviços do Detran do Ceará (CE), e culturais de Minas Gerais (MG), como a inscrição em projetos para Incentivo Fiscal à Cultura.
Até a entrada em funcionamento da nova solução desenvolvida pelo MGI, apenas alguns estados tinham firmado parceria com o GOV.BR, o número de serviços era menor e a integração menos eficiente. Com a novidade, Amapá, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe se somaram no projeto a Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins.
Integração
A diretora de plataformas da SGD, Eleidimar Silva, diz que o desenvolvimento da nova ferramenta de tecnologia era uma demanda dos estados, que agora vão poder gerir diretamente suas páginas de serviços no GOV.BR. “Uma Interface de programação de aplicativos é a ferramenta que faz a ponte entre um sistema e outro. É o que permite que um serviço que é prestado originalmente no site do governo estadual possa estar disponível também em uma plataforma diferente, nesse caso o GOV.BR”, explica Eleidimar.
O próximo passo dessa integração de serviços públicos é fechar parceria com as 11 unidades da federação que ainda não participam do acordo e aumentar o número de serviços estaduais disponíveis na plataforma federal. “Trabalhamos para um dia termos todos os serviços de todos os estados disponíveis no GOV.BR”, complementa Loyane.
Fonte: GOV.BR
Reino Unido anuncia investimento de £86 bilhões em ciência e tecnologia para acelerar economia
Acordo entre MGI e Banco Inter simplifica autenticação no GOV.BR para 35 milhões de pessoas
Inscrições para o Congresso da Cidadania Digital de 2025 começam no dia 1º de julho
Brasil avança em governo digital e cibersegurança em Tallinn, na Estônia
Acompanhe as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!