Últimas notícias

Fique informado
Governo brasileiro lança Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação – CEPS GOVBR

Governo brasileiro lança Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação – CEPS GOVBR

10 de abril de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Objetivo é promover a engajar os 250 órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), bem como dirigentes e os profissionais envolvidos com a temática da transformação digital

Lancamento_CEPS_GOV_0022.jpg

Crédito: Rebecca Omena

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quarta-feira (10/04), o novo Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR).

A proposta é promover a cultura de privacidade e segurança da informação, como uma das iniciativas do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), nos cerca de 250 órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

“Hoje a gente lança este Centro de Excelência e nós temos de engajar os órgãos, os dirigentes e os profissionais que estão envolvidos com a temática da transformação digital, pois esta pauta precisa avançar em conjunto com a segurança e privacidade da informação, isso é essencial”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “O olhar da educação é fundamental nessa nossa temática, precisamos aumentar a maturidade dos órgãos”, complementou.

Entre os serviços que serão oferecidos pelo CEPS GOV.Br estão a realização de campanhas de sensibilização e conscientização relacionados ao tema e a disponibilização de capacitações e especializações na área. Se se

A partir do trabalho no Centro, também será possível oferecer serviço de consultoria, com o objetivo de orientar e apoiar os órgãos e entidades do SISP a respeito das melhores práticas, para a efetiva implementação da gestão de privacidade e segurança da informação.
 
A proposta do CEPS GOV.BR também prevê o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino, no intuito de ampliar o alcance da política na área do Ministério. Uma das instituições que já possui parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) é a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
 
Durante a abertura do evento, a presidente da Enap, Betânia Lemos, relatou que o novo Centro já começa com capacitações na Escola Virtual de Governo (EV.G), fruto da parceria entre os órgãos.

No total, são nove cursos da EV.G que, juntos, totalizam mais de 35 mil pessoas certificadas. Esse número é o somatório de 2023 a março de 2024.
 
“Ter um Centro de Excelência em privacidade, que vai cuidar da proteção dos dados, segurança da informação e segurança cibernética, que vai dar orientações e diretrizes, é fundamental para o mundo digital que a gente está vivendo e que cada vez mais se consolida. Não vivemos mais no mundo analógico.

Boa parte da nossa vida é digital, portanto, a privacidade é muito importante. E essa iniciativa beneficia não só os atores públicos, não só os órgãos de governo, mas toda a sociedade”, disse Lemos.
 
Outra instituição que já tem parceria com a SGD, no âmbito do Centro de Excelência, é a Universidade de Brasília (UnB). 

Com a Universidade já foi definida a oferta de duas turmas de pós-graduação em privacidade e segurança da informação, para servidores que atuam no SISP. “Nós entendemos que o papel central da Universidade de Brasília é contribuir para a formação de quadros de alto nível para a gestão pública, então nós estamos sempre abertos a esse tipo de engajamento da universidade, no aprimoramento das políticas públicas e da administração pública, via gestão de pessoas e formação de quadros”, relatou o Profº Dr. Decano de Pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB), Lucio Remuzat Renno Junior.
 
Além deste trabalho, a universidade vai atuar também em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conduzir estudos na área, com o objetivo de fornecer subsídios para diagnosticar, avaliar e propor soluções para os desafios enfrentados pela secretaria.
 
Programa de Privacidade e Segurança da Informação

O PPSI foi estabelecido pela Portaria nº 852/23 e tem por objetivo elevar o grau de maturidade e resiliência dos órgãos e das entidades do SISP. Um dos exemplos de atuação do programa está na área de proteção de dados pessoais, a partir de um conjunto de ações de adequação nas áreas de privacidade e segurança da informação.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no GOV.BR.

Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!