Últimas notícias

Fique informado
INMETRO inaugura a geração de Objetos Metrológicos 4.0 com o uso da certificação digital ICP-Brasil

INMETRO inaugura a geração de Objetos Metrológicos 4.0 com o uso da certificação digital ICP-Brasil

28 de fevereiro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Entre outros recursos inovação fica por conta da adoção da certificação digital ICP-Brasil na assinatura dos registros de medição

Na última semana, foram publicadas as portarias INMETRO/DIMEL Nº 23, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023[1], e INMETRO/DIMEL Nº 24, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023[2], que formalizam a entrada em operação do primeiro objeto metrológico dotado de técnicas criptográficas para assinatura eletrônica dos registros metrológicos.

Esse é um dos projetos brasileiros mais impactantes em relação ao uso da tecnologia no combate à sonegação fiscal. Estima-se que a de sonegação de impostos seja em torno de 26 bilhões de reais aos cofres dos Estados brasileiros.

A iniciativa faz parte do RTM Portaria INMETRO 559/2016 para aperfeiçoar as bombas medidoras de combustíveis (BMC), em vários aspectos de segurança, tecnologia e proteção à saúde.

Com melhor precisão e rastreabilidade, os registros assinados permitem um controle volumétrico do combustível abastecido.

Esse modelo torna a BMC resiliente às fraudes que geram enormes prejuízos aos cidadãos e ao sistema tributário brasileiro, em todas as esferas.

Segundo o Instituto de Combustível Legal, que acompanha o setor de combustíveis no país, são mais de R$ 14 bilhões que são sonegados todos os anos com as fraudes, é o que aponta o “sonegômetro” disponível no portal do ICL[3].

Esse projeto, conduzido pela equipe técnica do INMETRO da DIMEL, da DIMCI e da Ctinf, com apoio do Instituto Nacional de Tecnologia em Informação (ITI), na solução de uso da assinatura eletrônica baseada em certificados ICP-Brasil. Contou ainda a colaboração da academia por meio da Universidade Federal de Santa Catarina por meio do Laboratório de Segurança Computacional.

E a iniciativa não deve parar por esse dispositivo metrológico. Há uma expectativa que outros setores possam ser contemplados, como de balanças, medidores de consumo de energia, controladores de velocidade, entre tantos outros, que passam pelos programas de avaliação da conformidade.

Além disso, a indústria brasileira sai fortalecida com esse tipo de iniciativa, já que a inclusão de um certificado digital ICP-Brasil, num dispositivo metrológico assegura a procedência do produto.

Com isso, não corre-se o risco de embutir componentes estrangeiros não certificados em mecanismos utilizados na medição. O certificado digital é como uma “certidão de nascimento” do objeto metrológico, isso dá segurança a toda a cadeia produtiva, da produção à comercialização e uso.

E o cidadão passa a contar com um aplicativo para acompanhar e fiscalizar a medição do combustível abastecido. Em breve, nas lojas de aplicativos Google e Apple.

Esperamos que a nova Diretoria do INMETRO apoie e faça ampliar esse projeto para outros setores relevantes da economia


[1] PORTARIA INMETRO_DIMEL Nº 23, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023 – PORTARIA INMETRO_DIMEL Nº 23, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023 – DOU – Imprensa Nacional

[2] PORTARIA INMETRO_DIMEL Nº 24, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023 – PORTARIA INMETRO_DIMEL Nº 24, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023 – DOU – Imprensa Nacional

[3] https://institutocombustivellegal.org.br/

Com informações do INMETRO

Soluti é credenciada como a 1ª AC vinculada ao Inmetro para emissão de certificados OM BR para bombas de combustível

Inmetro credencia a primeira AC de 2º nível para a emissão dos certificados ICP-Brasil OM-BR

ITI, UFSC e Inmetro assinam Protocolo de Intenções durante workshop com Mercosul

Inmetro torna-se AC de 1º nível da ICP-Brasil

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!