Últimas notícias

Fique informado

Ministério da Economia abre consulta pública para regulamentar a contratação de serviços de desenvolvimento de softwares

28 de outubro de 2021

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O desenvolvimento de softwares na Administração Pública é uma atividade fundamental para a prestação de serviços públicos com agilidade

A padronização da forma de contratação desses serviços pelos órgãos do SISP visa estimular a adoção de boas práticas na construção e manutenção dos sistemas e aplicativos oferecidos pelo governo.

Além disso, a medida impulsiona a transformação digital no governo de forma sustentável e segura.


De acordo com a Secretaria de Governo Digital do ME (SGD/ME), o modelo de contratação proposto na Portaria estabelece diretrizes estratégicas e operacionais, abrangendo desde a fase de planejamento de uma contratação até a gestão e execução das atividades de elaboração, construção, testes e disponibilização dos programas e aplicativos ao cidadão.

A SGD/ME esclarece ainda que os pilares do modelo estão no incentivo ao desenvolvimento ágil de software vinculado a metas de produtividade e na exigência de critérios técnicos de qualidade e desempenho para todos os programas e aplicativos disponibilizados pela Administração Pública.

As diretrizes buscam também padronizar diferentes formas de remuneração dos serviços com vistas a disseminar práticas eficientes e economicamente sustentáveis de gestão e execução dos contratos.


A proposta de regulamentação vai ao encontro de orientações proferidas pelo Tribunal de Contas da União com o objetivo de assegurar maior qualidade e efetividade na oferta de sistemas e aplicativos ao cidadão.

TRF 3 adere ao acordo do Ministério da Economia com grande fabricante de tecnologia para enxugar custos em licitações

Ministério da Economia terá papel estratégico na articulação da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos

Ministério da Economia define modelo para contratação de serviços de suporte técnico em tecnologia

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!