Planserv – inicia implantação da biometria facial para todos os beneficiários do estado da Bahia
Publicamos na semana passada o artigo sobre As fraudes nos planos de saúde têm um impacto significativo no setor. Como a tecnologia pode ajudar?
O artigo abordou as fraudes no setor de saúde suplementar que causam grandes prejuízos às operadoras, que precisam arcar com os custos dos procedimentos realizados de forma irregular, mas isso também vale para os sistemas de saúde do sistema complementar – que são os sistemas públicos.
Existem diversas soluções de tecnologia para auxiliar o setor de saúde e o Crypto ID é uma valiosa fonte de informações que por meio de artigos e casos de sucesso pode orientar as operadoras a elegerem soluções para superar essa situação.
Tecnologias como a identificação por biometria, seja por digital, por voz, íris, biometria comportamental ou por reconhecimento facial são soluções que identificam as pessoas/pacientes com precisão, inibindo a possibilidade de fraudes.
A partir de 1° de dezembro, o Planserv vai iniciar a implantação da biometria facial para todos os beneficiários
A medida visa garantir mais agilidade e segurança aos serviços ofertados pela assistência em todo o estado da Bahia.
“O objetivo é usar cada vez mais a tecnologia em favor da modernização do Planserv, aprimorando os serviços tanto para beneficiários como para prestadores”, afirma a coordenadora-geral da assistência, Socorro Brito.
O cadastramento da biometria facial pode ser feito de duas formas: no aplicativo móvel do Planserv ou no prestador de saúde, no ato do atendimento.
Na primeira modalidade de cadastramento, o beneficiário deve, inicialmente, fazer download do aplicativo nas lojas da Apple ou Google. Em seguida, deve acessar a ferramenta, que, em seu primeiro uso, solicita o cadastramento da biometria facial.
Caso não faça o cadastramento da biometria facial pelo aplicativo, o beneficiário poderá realizá-lo em um prestador de saúde (laboratórios, clínicas, hospitais, etc.), no ato de seu atendimento.
As unidades de saúde irão exigir a biometria dos beneficiários a partir de janeiro de 2024. Mas o cadastramento já poderá ser realizado ao longo do mês de dezembro.
Em 1º de janeiro, a biometria facial vai valer para atendimento em clínicas e laboratórios. Já os hospitais adotarão o procedimento para todos os atendimentos em 1° de fevereiro. A mesma data vale para os atendimentos de urgência e emergência.
Serão isentos da biometria facial as crianças de zero a quatro anos. Aos pais e responsáveis de crianças de cinco a 12 anos que não possuem RG será concedido um prazo de seis meses para confecção (01 de dezembro de 2023 a 01 de junho de 2024) do documento e posterior cadastramento da biometria facial. Após esse período, será obrigatória a apresentação no momento do atendimento.
Para dúvidas e mais informações, o beneficiário deve entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 056 6066 – ligações de fixo e de celular), que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Sobre o Planserv – O Patrimônio do Servidor
Sob gestão direta do Governo do Estado, desde 2001, através da Secretaria da Administração (Saeb), o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) foi reorganizado pela Lei nº 9.528, de 22 de junho de 2005, regulamentada pelo Decreto nº 9.552, de 21 de setembro de 2005. Com a reorganização, foi criado o Conselho de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Conserv), que tem formação paritária (governo e servidores) e o compromisso de contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao servidor público, a partir de uma gestão mais colegiada e participativa. Através do Conserv, os representantes da classe acompanham a gestão e a definição de políticas e diretrizes do Planserv.
O Planserv, que compreende o conjunto de serviços de saúde no âmbito da promoção, prevenção, assistência curativa e reabilitação, prestados diretamente pelo Estado ou através de instituições referenciadas, é um patrimônio do servidor, que contribui com 2/3 dos recursos do orçamento, enquanto 1/3 é patrocinado pelo Governo do Estado. Embora a adesão ao Planserv seja facultativa, três em cada quatro servidores pagam parte do plano, formando com seus familiares, um grupo de cerca de 500 mil pessoas atendidas.
Fonte: Ascom Planserv
Baixe aqui esse White Papaper preparado pelo Crypto ID em parceria com a HID!
Case BRy: Inovação na Saúde: Prontmed e a Resposta Estratégica à Pandemia de Covid-19
As fraudes nos planos de saúde têm um impacto significativo no setor. Como a tecnologia pode ajudar?
Surto de escarlatina: Como a tecnologia pode contribuir para detecção de casos?
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!