Últimas notícias

Fique informado

Transformando Sociedades com e-Gov: Benefícios para Cidadãos e Administração Pública

23 de junho de 2023

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O e-Gov, ou Governo Digital, representa a aplicação da tecnologia da informação e comunicação (TIC) para aprimorar a acessibilidade, eficiência e eficácia dos serviços públicos. Essa digitalização permite a execução de vários processos e serviços públicos, proporcionando uma plataforma de interação mais direta e conveniente entre o poder público e os cidadãos.

A era digital atual trouxe uma nova perspectiva sobre como o poder público pode operar. Com a digitalização em todos os aspectos da vida, é cada vez mais importante para a administração pública acompanhar esta tendência. O Governo Digital torna-se, então, uma necessidade, não apenas para aumentar a eficiência, mas também para atender às expectativas dos cidadãos que buscam comodidade e transparência em suas interações com o Governo.

Governo Digital para Cidadãos

Para os cidadãos, o e-Gov significa ter acesso a serviços governamentais na palma de suas mãos. Ele permite que os cidadãos obtenham informações, realizem transações e se comuniquem com o Governo a qualquer momento, de qualquer lugar, através de seus dispositivos eletrônicos.

Com ele, os serviços públicos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os cidadãos podem pagar impostos, solicitar documentos, fazer denúncias, entre outros serviços, sem sair de casa, tornando os serviços governamentais acessíveis a todos, independentemente de sua localização ou situação de vida.

Ao reduzir a necessidade de visitas pessoais a escritórios governamentais e eliminar a papelada, o Governo Digital economiza tempo e recursos para os cidadãos. As transações são processadas mais rapidamente, o que pode ser especialmente benéfico em situações urgentes.

O e-Gov também aumenta a transparência do Governo, permitindo que os cidadãos acompanhem o progresso de suas solicitações e acessem informações atualizadas sobre as ações do Governo. Isso fortalece a prestação de contas e aumenta a confiança na administração pública.

Um bom exemplo de implementação do Governo Digital para os cidadãos foi a parceria da Valid com a Polícia Civil de São Paulo e o IIRGD, liberando uma funcionalidade no App RG Digital para a solicitação da 2ª via do RG de forma totalmente gratuita para a população do Litoral Norte de São Paulo, que sofreu com as fortes chuvas no início de 2023, perdendo documentos e pertences pessoais. Os polícias envolvidos na operação poderiam solicitar, via aplicativo, o documento de identificação para a população impactada.

Governo Digital para a Administração Pública

O e-Gov traz uma transformação significativa para a administração pública, tornando os processos mais eficientes e permitindo uma melhor tomada de decisões. Isso é possível graças à automação de tarefas repetitivas e à disponibilidade de dados em tempo real.

Sua implementação pode levar a uma redução substancial dos custos para a administração pública, graças à economia de papel, tempo e recursos humanos. Os processos de digitalização geralmente aumentam a eficiência, reduzindo erros e melhorando a qualidade dos serviços.

Com o Governo Digital, os órgãos públicos têm acesso a uma grande quantidade de dados em tempo real. Isso permite uma melhor análise e planejamento, resultando em políticas públicas eficazes e precisas. Os dados podem ser usados para identificar problemas e oportunidades em tempo hábil.

O e-Gov também facilita a colaboração interdepartamental, permitindo a partilha de informações e recursos. Isso pode melhorar a coordenação entre diferentes instâncias, secretarias e departamentos, levando a melhores resultados para os cidadãos.

Um exemplo de implementação do Governo Digital na administração pública se deu no início de 2023, quando a Valid, em parceria com o Governo do Espírito Santo, implementou um novo sistema ABIS, para a polícia do Estado, tornando mais ágeis os processos de emissão da carteira de identidade. Segundo a Valid, “A expectativa é de que, com a nossa tecnologia, alguns fluxos na confecção da carteira de identidade sejam extintos, tornando o processo bem mais ágil para os capixabas.”

O sistema ABIS implementado no Espírito Santo

O projeto inclui a digitalização de 2,5 milhões de cadastros, com um formato automatizado e online para a emissão de RGs, resultando em um processo mais rápido, seguro e econômico. Está sendo possível emitir 1.200 RGs por dia e os cidadãos podem receber seus documentos em até sete dias. Como parte da iniciativa, foram criados dez postos de identificação que atendem a 70% da demanda por documentos de identificação no estado.

No contexto da segurança pública, a ferramenta traz avanços significativos na investigação de crimes, pois permite a identificação de cidadãos por meio de biometria, seja através de impressões digitais ou reconhecimento facial, e inclui a microcomparação de digitais. Há também a integração com bancos de dados nacionais, o que potencializa as investigações criminais. Ilson Bressan, Diretor Executivo da Valid, destacou a crescente demanda por documentos de identificação seguros e tecnologicamente avançados, e reforçou o compromisso da empresa em fornecer soluções confiáveis.

Desafios na Implementação do Governo Digital

A jornada para um Governo Digital bem-sucedido também traz consigo uma série de desafios. Vamos explorar alguns deles para entender melhor esse cenário que vem se tornando cada vez mais presente ao redor do mundo.

Resistência à Mudança

A resistência à mudança é uma barreira comum na implementação do Governo Digital. Isso pode ocorrer tanto no nível institucional quanto individual. Funcionários públicos e cidadãos podem resistir à mudança por se sentirem confortáveis com os processos existentes ou por temerem a perda de controle ou de emprego. A educação e a conscientização são fundamentais para superar essa resistência, mostrando aos envolvidos os benefícios da digitalização e a importância de se adaptar às mudanças.

Uma estratégia eficaz para superar essa resistência é o envolvimento ativo de todas as partes interessadas no processo de transformação digital. Isto inclui a realização de sessões de treinamento para funcionários públicos e a conscientização dos cidadãos sobre os benefícios do e-Gov. Uma comunicação clara e consistente, bem como a promoção de um ambiente de aprendizagem aberto, também podem ajudar a aliviar medos e resistências.

Capacitação dos servidores públicos

A implementação bem-sucedida do Governo Digital exige o que ficou conhecido como RH do Estado: recrutamento, treinamento e capacitação adequados para servidores públicos, que devem estar familiarizados com as novas tecnologias e processos digitais.Pode haver resistência à mudança por parte de alguns funcionários, que veem a automação e a digitalização como uma ameaça ao emprego. Esses desafios podem ser superados por meio de programas de treinamento, conscientização e envolvimento dos funcionários.

Infraestrutura Tecnológica

Outro grande desafio é a falta de infraestrutura tecnológica adequada. Para um Governo Digital eficaz, é necessário ter uma infraestrutura adequada de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Isso inclui não apenas hardware e software, mas também acesso à internet de alta velocidade e serviços de nuvem seguros. Para países ou regiões com infraestrutura de TIC inadequada, isso pode ser um grande obstáculo a ser superado.

Para superá-lo, o poder público pode precisar de investimentos significativos na modernização da infraestrutura de TIC existente, garantindo o acesso a serviços de internet de alta velocidade e a disponibilidade de hardware e software atualizados.

A parceria com o setor privado também pode ser uma solução eficaz, já que as empresas de tecnologia podem fornecer a expertise e os recursos necessários para melhorar a infraestrutura tecnológica, como é o caso da Valid, empresa que fornece soluções capazes de viabilizar a identificação segura de pessoas, através de documentos físicos ou digitais, registros e assinaturas eletrônicas, sistemas de interoperabilidade e digitalização das jornadas do cidadão, por meio de plataforma de identificação biométrica e prevenção à fraude.

Segurança e Privacidade de Dados

O Governo Digital envolve o manuseio de uma quantidade significativa de dados sensíveis, tornando a segurança e a privacidade da informação de suma importância. Desafios como ataques cibernéticos, vazamentos de dados e uso indevido de informações são riscos reais na implementação do e-Gov. Para superar esses desafios, são necessárias estratégias robustas de segurança da informação e medidas de proteção de dados.

No contexto do e-Gov, isso pode ser abordado por meio do estabelecimento de políticas de segurança de dados robustas, o uso de tecnologias de criptografia avançadas e a implementação de um framework de segurança cibernética sólido. Temas que a Valid tem larga experiência, não só no Brasil. Além disso, educar os cidadãos sobre boas práticas de segurança digital também é crucial para garantir a segurança de seus dados pessoais.

Desafios de Interoperabilidade

A interoperabilidade – a capacidade de diferentes sistemas e aplicações de TI interagirem e trocarem dados – é outro desafio comum no e-Gov. Os Governos muitas vezes operam uma variedade de sistemas que podem ser incompatíveis com novas tecnologias. A falta de padrões comuns também pode dificultar a integração de diferentes sistemas e departamentos.

Para superar esse desafio, é importante estabelecer padrões de dados comuns e promover a adoção de tecnologias compatíveis em todos os departamentos governamentais. A implementação de uma arquitetura de dados unificada também pode facilitar a interoperabilidade e permitir um compartilhamento eficaz de informações.

Alfabetização Digital e Inclusão

Por último, mas não menos importante, há o desafio da alfabetização digital e da inclusão. Embora o Governo Digital possa facilitar o acesso a serviços para muitos, também pode excluir aqueles que não têm habilidades digitais ou acesso à tecnologia. Isso pode agravar as desigualdades existentes e criar uma divisão digital. É essencial que os esforços de e-Gov sejam acompanhados por iniciativas para promover a alfabetização digital e garantir que todos possam se beneficiar da digitalização.

Para resolver isso, o poder público pode implementar programas de educação digital para aumentar a alfabetização digital entre os cidadãos. Além disso, políticas inclusivas que garantem o acesso a serviços de internet e dispositivos digitais, para comunidades desfavorecidas ou remotas, também são fundamentais para promover a inclusão digital.

Implementar o Governo Digital é um processo complexo que requer cuidadosa consideração e planejamento para superar esses desafios. No entanto, com o compromisso e a estratégia certa, o e-Gov tem o potencial de transformar o setor público e trazer benefícios duradouros para os cidadãos e a sociedade como um todo.

O e-Gov tem o potencial de transformar sociedades, melhorando a acessibilidade, eficiência e transparência dos serviços públicos. Ele beneficia não apenas os cidadãos, mas também a administração pública, ao economizar recursos e melhorar a tomada de decisões.

No entanto, a implementação do Governo Digital deve ser bem planejada e gerenciada para superar obstáculos e maximizar seus benefícios. Ao levar em conta as necessidades específicas dos cidadãos e do Governo, podemos garantir que o e-Gov seja uma ferramenta eficaz para a transformação digital da sociedade.

Fonte: FuturoID

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!