Últimas notícias

Fique informado
A biometria é o futuro do varejo e como meio de pagamento com a face

A biometria é o futuro do varejo e como meio de pagamento com a face

30 de agosto de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Por que o seu banco precisa de reconhecimento facial?

Os bancos precisam atender à demanda cada vez maior dos clientes por acessibilidade e conveniência e, ao mesmo tempo, garantir a proteção de seus ativos.

22 de agosto de 2022

Varejistas estão implementando soluções de reconhecimento facial para proporcionar experiências sem falhas e personalizadas aos seus clientes e a biometria de digitais dos funcionários, maximizando ao mesmo tempo a eficiência operacional e a proteção contra a fraude interna.

Artigo escrito por HID Global Brasil

Biometria Facial: conveniência, segurança e privacidade

À medida que a transformação digital avança em nossa sociedade, reunindo os mundos físico e virtual, novos hábitos de consumo provocam mudanças significativas no varejo.

As compras online já haviam se consolidado de forma definitiva na indústria e comércio e o período de pandemia impulsionou consideravelmente o uso dos canais digitais para o consumo.

Com o aumento do uso dos canais digitais e o uso de novas tecnologias, os consumidores passam a ter experiências no varejo mais completas, consistentes e seguras, seja online, na loja ou por meio de aplicativos móveis.

O núcleo principal dessa nova experiência de varejo é a identidade do cliente e as tecnologias biométricas são uma maneira comprovada de garantir que as empresas conheçam seus clientes, mantendo-os seguros e satisfeitos.

A tecnologia contribui com a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que ajuda os varejistas a manterem a conformidade, a segurança e a privacidade dos dados sob sua custódia o que vai de encontro as leis e regulações como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

1.    Velocidade e comodidade no Varejo

Um dos benefícios mais importantes do reconhecimento facial no varejo é a capacidade da tecnologia de aprimorar a experiência do cliente. Segundo a pesquisa realizada pela Fashion United, 5 a 10 minutos é o tempo máximo aceitável que os consumidores de varejo estão dispostos a esperar em uma fila.

Com o reconhecimento facial até mesmo uma experiência diária como fazer compras no supermercado pode ser revolucionária.

Os clientes que optam por se inscrever em uma experiência de compra biométrica simplesmente precisam registrar seu rosto por meio de um aplicativo móvel. Depois disso, a biometria fica disponível e o cliente já pode utilizá-la para transações, seja um um caixa (POS tradicional) ou quiosque de autoatendimento, realizando a transação apenas mostrando o rosto, sem a necessidade de apresentar um cartão de pagamento, aplicativo móvel ou dinheiro. Também, não há necessidade de comprovante de idade – toda a transação é rápida e completamente sem contato.

2.    Serviços personalizados

Com a tecnologia de reconhecimento facial, os clientes podem ser identificados imediatamente e podem até fazer compras por meio de digitalização de rosto, vinculando suas contas de fidelidade aos seus modelos biométricos faciais.

Isso significa que os clientes inscritos em programas de fidelidade podem ter seus benefícios aplicados automaticamente a qualquer transação e podem acumular pontos de recompensa conforme apropriado, sem necessidade de contato adicional para comprovar sua associação.

Os varejistas podem usar a tecnologia para alertar automaticamente aos seus clientes sobre ofertas especiais e novos produtos nos quais possam estar interessados, com base em seu histórico de compras.

3.    Touchless para um ambiente mais seguro e higiênico

Em um ambiente pós pandemia, os clientes passaram a apreciar as transações sem contato. A tecnologia de reconhecimento facial é sem toque e sem contato, garantindo que não há necessidade de tocar em superfícies compartilhadas e permitindo que o distanciamento social seja facilmente mantido. Essa é uma vantagem competitiva para esse mercado.

Conveniência, atendimento personalizado e segurança são importantes para todos, e garantir que os clientes sintam que sua saúde está sendo priorizada provavelmente continuará sendo um importante diferencial por algum tempo.

Segundo a Forbes, 87% dos clientes preferem comprar nas lojas com opções robustas ou sem toque.

Saiba como funciona o reconhecimento facial no varejo

Aplicações no Varejo

– Cadastro de clientes em programas de fidelização

– Verificação da idade

– Pagamento facial sem contato ‘’pagamento com a face’’

– Prevenção de roubos e assaltos nas lojas

– Rastreio automático de tempo e presença

– Login no terminal POS sem senha

– Controle de acesso

– Transações e gerenciamento rápidos e sem interrupções.

Confira no vídeo a seguir como a biometria é aplicada no setor de varejo

A HID Global oferece a Tecnologia de Reconhecimento Facial mais precisa do mundo. Confiável, flexível e segura, a tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida pela HID Global e Paravision®, líder em visão por computador e aprendizagem de máquinas, permite grandes inovações no setor do varejo trazendo cada vez mais uma experiência melhor aos clientes.

Prevenção de fraudes e roubos com o toque de um dedo

Além da biometria facial para aprimorar a experiência dos clientes, o uso das digitais em transações – seja para controles internos dos varejistas, seja para clientes finais em programas de fidelidade, por exemplo – tem estado presente no varejo há alguns anos.

Para controles internos de varejistas, a prevenção de perdas é fator de preocupação recorrente no setor. Os métodos tradicionais de segurança usados ​​para fazer login — senhas, PINs, cartões magnéticos e chaves — podem ser facilmente compartilhados. Por causa disso, é difícil determinar quem está acessando o sistema POS e responsável por transações específicas.

No entanto, ao integrar um leitor biométrico com os sistemas POS existentes, os varejistas podem ter certeza de quem é responsável pela transação.

Além disso, usando os mesmos leitores biométricos para registrar os funcionários em seus turnos atribuídos, eles também podem monitorar o tempo e a presença com níveis superiores de precisão e confiança.

Aqui estão alguns dos fatores de risco que podem ser eliminados usando uma solução biométrica no ponto de venda de varejo

Redução de estoque — Anulações não autorizadas, reembolsos, devoluções, descontos e transações fraudulentas de vale-presente;

Fraude de Tempo e Presença – Atraso na entrada, pausas prolongadas e saídas antecipadas;

Custos de TI desnecessários — Provisionamento e substituição de cartões/tokens e emissão de redefinições de senha;

Sem nada para carregar ou lembrar, a autenticação biométrica é a maneira mais simples e conveniente de fazer login nos sistemas – o que ajuda na adesão dos funcionários.

Essa facilidade é uma das razões pelas quais as soluções biométricas são uma boa opção em conjunto com outras credenciais de identificação para uma camada adicional de segurança.

Por exemplo, uma organização pode optar pela autenticação multifator que requer uma senha ou PIN e digitalizações de impressão digital.

Os leitores biométricos visam o máximo em performance e confiabilidade no cadastramento e identificação de colaboradores e clientes finais na operação de loja.

Saiba mais sobre os leitores Digital Persona 4500 e EikonTouch TC710.

Sobre HID

Logo HID

HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.

A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.

Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!

TAGS

hid-pagina