Melhores experiências bancárias começam com uma autenticação forte e biometria facial
Artigo escrito por HID Global Brasil
Os serviços bancários deveriam ser fáceis e seguros. Os bancos e outras instituições financeiras precisam atender a uma demanda cada vez maior dos clientes por acessibilidade e conveniência e, ao mesmo tempo, garantir a proteção de seus ativos.
A onda de transformação digital, intensificada por uma necessidade cada vez maior de canais remotos e móveis, exige ainda mais conveniência e segurança.
O aumento da incidência de fraudes está afetando o resultado financeiro das empresas. Nesse contexto, a fidelidade dos clientes se tornou uma competição em que o vencedor é aquele que oferece a melhor experiência com o maior alcance e o menor desgaste para o usuário.
As tecnologias biométricas oferecem a solução para esse problema provendo às empresas do setor financeiro a capacidade de melhorar a segurança, expandir os recursos de mobilidade e aprimorar a jornada do cliente.
Por esse motivo, preparamos um resumo sobre autenticação forte para os serviços bancários que apresenta uma nova solução de autenticação multifatorial (MFA) biométrica, voltada especificamente para a satisfação dos clientes e a defesa contra fraudes, por meio da biometria por reconhecimento facial e impressão digital.
A autenticação forte e a experiência bancária
Na era digital, a autenticação forte é crucial para as empresas so segmento financeiros. O motivo disso é que, assim como as atividades financeiras, os golpistas e fraudadores também passaram para os canais digitais, e seus alvos são os elos mais fracos na corrente da segurança – as senhas de clientes e funcionários.
As fraudes digitais têm um custo alto, e o gasto com as transações fraudulentas aumenta ainda mais devido aos gastos com multas, responsabilidades jurídicas e despesas com investigação.
Segundo uma estimativa da LexisNexis Risk Solutions, em 2019 nos EUA, para US$ 1,00 perdido para as fraudes temos um gasto correspondente a US$ 3,78 pelas empresas do setor financeiro. Em seu relatório, Tendências de Fraudes para o ano de 2021 a empresa destacou um aumento de 38% nos ataques de bots, e de 48% nas fraudes em dispositivos móveis.
Além disso, a prova de identidade foi identifacada como o “principal desafio” a ser superado pelas empresas do do setor financeiros. Essas tendências em relação a fraudes também valem para o mercado latino-americano.
A McKinsey apontou a América Latina como líder de crescimento no setor bancário. Essa liderança foi favorecida pela maior atividade bancária relacionada à pandemia do coronavírus, durante a qual milhões de latino-americanos abriram novas contas bancárias e uma quantidade ainda maior de pessoas dessa região deixou de depender do dinheiro em espécie e voltou a usar as suas contas.
Com a intensificação das atividades bancárias online e nas agências, o risco de fraude aumenta – principalmente entre os novos usuários de contas bancárias, que são cada vez mais em maior número.
A autenticação forte pode combater essas ameaças de forma eficaz. Com as opções de biometria e autenticação de dois fatores, a tecnologia oferece uma segurança muito mais forte que a de simples senhas. Essas ferramentas de autenticação são necessárias, não só para combater fraudes, mas também para atrair e reter clientes.
A biometria por impressão digital é só o começo
Há muito tempo, a HID Global, líder no fornecimento de autenticação biométrica por impressão digital para o setor bancário latino-americano, oferece uma linha robusta de sensores de impressão digital, incluindo os renomados leitores multiespectrais Lumidigm®.
HID Global contribuí com o combate às fraudes e fornece experiências bancárias convenientes e seguras, protegendo anualmente um bilhão de transações em caixas eletrônicos apenas no Brasil.
A liderança consolidada da HID em impressão digital é apenas o início de uma experiência bancária transformadora, liderada por uma nova plataforma de autenticação de ponta a ponta que utiliza também o reconhecimento facial.
Biometria facial: a mais alta segurança e a melhor experiência do cliente
Para muitos prestadores de serviços financeiros, o reconhecimento facial oferece uma solução biométrica muito forte em termos de segurança e conveniência para o cliente.
O reconhecimento facial pode ser utilizado em praticamente qualquer câmera de smartphone ou PC, possibilitando que os usuários finais comprovem a sua identidade com uma selfie e com imagens de seus documentos oficiais de identificação.
A biometria facial pode ser usada para agilizar o acesso à caixas eletrônicos, por meio da verificação de clientes, sem contato, reconhecendo os clientes automaticamente nas agências bancárias.
Também, pode ser combinada com outras modalidades de biometria para a autenticação multifatorial, como a leitura da impressão digital, para confirmar transações sensíveis.
A tecnologia de biometria facial utilizada pela HID não depende exclusivamente do dispositivo, ou seja, pode funcionar em câmeras comuns, em dispositivos móveis de qualquer fabricante ou nas câmeras multiespectrais da HID, projetadas para ter um bom desempenho até mesmo com uma iluminação ruim.
Combinando o reconhecimento facial com algoritmos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, a HID fornece uma das soluções de reconhecimento facial mais precisas e rápidas do mercado atual, de acordo com o teste de fornecedores de reconhecimento facial (FRVT) do National Institute of Standards and Technology (NIST).
Hoje os serviços bancários remotos têm prioridade. Isso significa que as instituições financeiras precisam oferecer aos clientes a opção de abrir contas e se integrar usando um dispositivo móvel.
A tecnologia de cadastramento móvel da HID utiliza a biometria facial e o reconhecimento de documentos para permitir que os usuários se cadastrem em um banco tirando uma selfie e uma foto de um documento de identificação emitido pelo governo.
O processo de integração é uma excelente oportunidade de ganhar a confiança dos novos clientes, e a HID facilita a integração do sistema de cadastro à oferta móvel já existente, para aperfeiçoar a sua marca com conveniência e a segurança líder do setor.
Sobre HID
A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
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