Últimas notícias

Fique informado
Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

10 de novembro de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

A tecnologia biométrica no varejo vai muito além da autenticação em aplicativos. Confira!

Biometria é a solução transformadora voltada para o atendimento ao cliente e, também, para a administração do negócio.

1 de novembro de 2022

Casos de fraude com a impressão digital põe em xeque a tecnologia biométrica?

Biometria por impressão digital é segura? Veja o que diz um dos especialistas da HID Global, uma das principais Cias de Identificação Digital do mundo.

27 de outubro de 2022

Nas instituições financeiras a experiência do cliente começa pela autenticação, que deve ser fácil e segura

Porém, sempre prevalece o fato de que as instituições financeiras precisam utilizar a segurança máxima para evitar o acesso indevidos.

19 de outubro de 2022

A Tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente, melhorando o atendimento e reduzindo erros em ambientes clínicos

É difícil cuidar de pacientes se você não sabe quem eles são. Conheça as soluções HID Global voltadas ao setor de Saúde.

6 de setembro de 2022

A biometria é o futuro do varejo e como meio de pagamento com a face

Varejistas estão implementando soluções de reconhecimento facial para proporcionar experiências sem falhas e personalizadas aos seus clientes.

30 de agosto de 2022

Por que o seu banco precisa de reconhecimento facial?

Os bancos precisam atender à demanda cada vez maior dos clientes por acessibilidade e conveniência e, ao mesmo tempo, garantir a proteção de seus ativos.

22 de agosto de 2022

Hospitais utilizam a tecnologia biométrica como identificação eficiente dos pacientes, profissionais de saúde e no gerenciamento de visitantes

O mundo vive atualmente a era da autenticação digital. As pessoas se autenticam muitas vezes por dia para utilizar serviços eletrônicos em plataformas públicas e de empresas privadas.

Como a maioria dos serviços são disponibilizados via smartphones e como as aplicações utilizam, majoritariamente, a biometria digital ou facial para o onboarding e uso, a população brasileira já está familiarizada com essa forma de mostrar à terceiros quem são utilizando suas biometrias.

Para se ter a dimensão do uso de aplicativos por brasileiros citamos o relatório The State of App Marketing Brazil 2022, lançado dia 7 de novembro de 2022, que apresenta a seguinte análise: no período entre julho de 2021 a junho de 2022 – 12 mil aplicativos (non-games) foram instalados 4,5 bilhões de vezes no Brasil.

Também estão sendo cada vez mais comuns no Brasil – nos grandes centros – os acessos físicos com a utilização da tecnologia biométrica. Sejam em prédios comerciais, academias de ginásticas, clubes e em condomínios residenciais.

Não podemos deixar de mencionar a utilização da biometria pela população brasileira em grande escala nos ATMs – Automated Teller Machine – Caixas Eletrônicos.

Como são feitas as autenticações nas instituições de saúde?

As instituições de saúde no Brasil não utilizam a tecnologia biométrica disponível para identificação dos pacientes no onboarding ou para os procedimentos médicos e laboratoriais feitos nos pacientes.

Na maioria das instituições brasileiras ainda se utiliza formulários impressos em papel que são preenchidos no momento da entrada nas instituições e em centros mais desenvolvidos os pacientes recebem uma pulseira de papel especial com seus dados impressos.

Se buscarmos referencias internacionais, a HID Global, uma empresa líder em identificação e fonte das identidades confiáveis das pessoas em todo o mundo, encontramos casos de instituições de saúde que utilizam a tecnologia biométrica para identificação digital de pacientes, dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e no gerenciamento de visitantes.

A autenticação de pacientes

As instituições de saúde que utilizam a tecnologia biométrica para identificação de pacientes oferecem muito conforto aos pacientes, evitam erros de identificação no caso de pessoas idosas, portadoras de deficiências mentais ou de pessoas que, momentaneamente, estão desacordadas.

A forma mais comum de se identificar pacientes nos centros de saúde mais desenvolvidos no Brasil é com a pulseira de papel, conforme mencionamos.

A pulseira carrega os dados como número de identidade civil, CPF, nome completo e data de nascimento.

O nome e a data de nascimento são repetidos pelo paciente a cada procedimento ou troca de profissionais durante o mesmo procedimento.

Isso além de ser cansativo, caso o paciente esteja na situação de confusão mental ou se estiver inconsciente é impossível de ser concluído.

Com a biometria facial ou digital as pessoas são identificadas para procedimentos evitando a inconveniente repetição e exclui a possibilidade de erro caso o paciente não consiga falar seus dados.

Adicionalmente a isso, tudo fica registrado, seja a aplicação de medicamentos, realização de exames, ingestão de alimentos entre outros procedimentos.

No caso de instituições de saúde com várias unidades de atendimento, com um único processo de onboarding, todas as unidades passam a fazer a identificação biométrica. Isso é muito útil para instituições particulares e públicas.

Viabilidade de onboarding digital em instituições de saúde públicas brasileiras

O Brasil conta com uma robusta e confiável base de dados biométricos da população mantido pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral e, segundo divulgou em novembro de 2022, no segundo turno das Eleições 2022, 156,5 milhões de eleitores estavam aptos a votar sendo que mais de 118 milhões de brasileiros estavam com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, o que representa 75,52% do total do eleitorado.

Considerando que a população do Brasil oficial é de 217 milhões de pessoas, o cadastramento biométrico já contempla 55% da população.

Sendo assim, instituições públicas e privadas podem usufruir dessa base biométrica do TSE para a verificação de identidade que é o início do processo de onboarding digital que identifica biometricamente pessoas com idade igual ou superior a 16 anos representa a composição da base de eleitores cadastrados com a biometria no TSE.

A tecnologia biométrica agrega identificação, segurança e rastreabilidade aos processos

A seguir, alguns dos muitos usos da biometria nos centros de saúde:

– Gerenciamento de acesso Login corporativo único

– Aplicação de multifator de autenticação para pacientes e profissionais de saúde

– Identificação de paciente sem contato

– Confirmação de identificação para prescrição eletrônica de substâncias controladas (EPCS)

– Gerenciamento de visitantes

– Prova de presença

– Prevenção de fraude médica

– Controle de material cirúrgico, medicamentos e utensílios utilizados em procedimentos

– Controle de entrada, saída e descanso de funcionários

A tecnologia biométrica que já está sendo utilizada agora em grande escala no mundo, também é a tecnologia que será utilizada no futuro para a identificação e autenticação de seres vivos.

Os administradores do setor de saúde já estão se preparando para projetos com o uso da tecnologia biométrica que vão levar mais praticidade aos processos, reduzir custos, possibilitar a melhoria da gestão de ativos, evitar erros médicos, além de agregar a segurança jurídica aos processos relacionados a pacientes e colaboradores.

Conheça outras aplicações da tecnologia biométrica aplicada ao setor de saúde no site da HID Global.

A Tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente, melhorando o atendimento e reduzindo erros em ambientes clínicos

A tecnologia biométrica no varejo vai muito além da autenticação em aplicativos. Confira!

Casos de fraude com a impressão digital põe em xeque a tecnologia biométrica?

Nas instituições financeiras a experiência do cliente começa pela autenticação, que deve ser fácil e segura

Sobre HID

Logo HID

HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.

A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.

Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!

Banner Saúde

TAGS

hid-pagina