O aumento do volume do e-commerce, a mudança dos hábitos de consumo e a concorrência internacional estão pressionando as empresas do setor de varejo a se reinventarem
O setor de varejo no Brasil emprega mais de 10 milhões de pessoas e apesar dos desafios, o setor é um dos mais importantes da economia brasileira. Em 2022, o varejo faturou R$ 1,4 trilhão, o que representa cerca de 10% do PIB.
Nos últimos anos, o e-commerce tem crescido rapidamente. Isso é muito bom porque reflete o aquecimento do mercado, no entanto, exige das empresas do setor constantes adaptações tecnológicas para acompanhar a nova realidade.
A adoção de novas tecnologias é o caminho para a sustentabilidade e para o crescimento no mercado de varejo
A adoção de novas tecnologias auxilia o varejo a se manter competitivo e as empresas estão investindo cada vez mais para oferecer uma experiência de compra rápida, segura e sem atritos seja em suas plataformas online ou em lojas físicas.
As empresas utilizam dados para entender melhor os seus clientes, suas necessidades e seus hábitos de compra. Esses dados podem ser usados para personalizar a experiência do cliente, melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e aumentar as vendas.
A Inteligência Artificial – IA tem o potencial de revolucionar o varejo, tornando-o mais eficiente, personalizado e envolvente. É aplicada para aprimorar a experiência do cliente assim como a análise de big data.
A Biometria no varejo chegou com força total reinventando a experiência do cliente enquanto aprimora a eficiência e a segurança.
Com o aumento do volume de vendas e a variedade de itens, o varejo tem necessidade de concluir o ciclo de vendas com mais agilidade e ter muito mais controle sobre o estoque e gestão de pessoas.
Uma vez que controlar estoques e aprimorar a experiência do cliente são desafios contínuos, que custam aos varejistas dezenas de bilhões de dólares a cada ano.
A evolução da tecnologia biométrica vem possibilitando novos níveis de eficiência, segurança e experiência do cliente e auxiliando as empresas de varejo em diversas vertentes.
HID para o setor de varejo
A HID, líder mundial em identificação digital, auxilia as empresas de varejo a solucionarem seus principais desafios oferecendo soluções biométricas completas de hardware e softwares.
São soluções que auxiliam empresas também de outros setores, como escolas, hospitais, bancos e governos em mais de 100 países a proteger o acesso e obter informações sobre pessoas, lugares e coisas.
Com a utilização das soluções de biometria da HID, o varejo se blinda das tentativas de fraudes internas e oferece uma experiencia de compra rápida e simples aos clientes.
As soluções da HID para o varejo são robustas e precisas em termos de tecnologia e ao mesmo tempo imperceptíveis para funcionários e clientes.
5 itens para transformar seu varejo com uso de biometria
Aprimore a experiência do cliente
Varejistas conquistam a lealdade do cliente quando proporcionam uma experiência de qualidade, sem atritos, com ambientes seguros e serviços personalizados.
Os avanços no reconhecimento facial permitiram que as empresas frustrassem as tentativas de roubos e fraudes. Varejistas, como o Walmart, usam essa tecnologia para verificar, identificar e notificar a segurança da existência de ladrões conhecidos ou suspeitos há anos
A biometria ajuda os varejistas a melhorarem a experiência do cliente, tornando sua integração mais rápida e fácil, proporcionando uma experiência mais pessoal, reduzindo fraudes e proporcionando uma excelente experiência multicanais.
Simplifique o auto checkout
A biometria simplifica e protege o auto checkout, mesmo para itens com restrição de idade, agilizando a finalização da compra reduzindo o tempo de espera para os próximos clientes.
Simplifique o logon / logout de funcionários
Os dados biométricos estão conosco o tempo todo – eles não podem ser perdidos, furtados, compartilhados ou transferidos.
Basta o toque de um dedo ou a digitalização de um rosto para fazer logon nos sistemas de PDV – não há necessidade de manter senhas longas ou se preocupar com crachás. A biometria é a melhor e mais econômica chave de identificação para os funcionários
Controle a jornada de trabalho dos seus funcionários
O controle da jornada dos funcionários como os horários de entrada, descanso e saída são apontados com precisão com um recurso que o funcionário não esquece em casa, não perde e não empresta.
Sua biometria como chave de autenticação soluciona o controle da jornada de trabalho e é um recurso decisivo em possíveis processos trabalhistas sofridos pela empresa.
Dificulte as fraudes nos seus PDV’s
A biometria possibilita a comprovação de presença e responsabiliza os funcionários pelas transações financeiras e acessos em locais restritos. A personalização das tarefas é estabelecida e cumprida minimizando ou até eliminando as fraudes no PDV.
Conclusão
Em resumo, podemos afirmar que a biometria aplicada ao negócio de varejo traz muitos benefícios diretos e indiretos. A tecnologia biométrica produz evidências irrefutáveis e isso contribuí para que as pessoas se mantenham em conformidade com a política da empresa.
Os procedimentos descritos na Política Corporativa da empresa muitas vezes são ignorados na prática. Mas, com o uso da biometria, os funcionários são vinculados diretamente a cada tarefa executada e nada passa desapercebido.
Adicionalmente, os gestores operacionais recebem insights sobre outros temas, por exemplo: entrada, descanso e saída dos funcionários, logon/logout das caixas registradoras, registro de resíduos, controle de estoque entre outras informações.
Como se diz no dito popular “a ocasião faz o ladrão”, ou seja, quando você acaba com a oportunidade você também acaba com o crime e, desta forma, a biometria contribui para que as pessoas se mantenham em conformidade com as políticas da empresa e isso evita inúmeros problemas administrativos e jurídicos.
Para clientes, a biometria revoluciona o atendimento criando processos personalizados, agilizando pagamentos e, adicionalmente, cria oportunidades de comunicação personalizadas como nenhuma outra ferramenta sem que seja necessária nenhuma interação com o cliente.
Um exemplo disso são as funcionalidades das câmeras HID que capturam as seções e produtos que os clientes observaram dentro das lojas físicas criando a possibilidade de oferta desse produto em alguma outra situação.
A HID tem soluções exclusivas para o varejo e você deve conhecê-las antes de concluir quaisquer projetos de inovação para seu negócio. São soluções aplicadas mundialmente e você pode contar com a experiência da HID no desenho do seu projeto antes da implementação.
Como as empresas do setor de varejo estão usando a biometria para manter a competitividade
A biometria está transformando a jornada de trabalho no varejo
Nova Pesquisa da HID Revela Cinco Temas que Estão Remodelando o Setor de Segurança
Sobre HID
A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.
Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!