Investimento em tecnologia biométrica no varejo contribui para a construção da marca, gera receita e cria fidelidade
O consumo digital mudou o comportamento do consumidor ao longo do tempo e a pandemia do Covid-19 reforçou a necessidade da digitalização do varejo, uma vez que, o volume das vendas aumentou muito pelos canais digitais e, adicionalmente, novos perfis de consumidores – sem experiência digital – passaram a consumir de forma remota exigindo dos varejistas a simplificação de todas as etapas do processo de compra.
Artigo escrito por HID Global
O uso da tecnologia nunca foi tão importante para a manutenção das empresas e crescimento dos negócios no varejo
Estudos recentes apontam que as empresas que iniciaram sua jornada para a transformação digital têm melhores resultados financeiros do que seus concorrentes que não iniciaram, porém, para o setor varejista iniciar ou não a transformação digital não é uma opção.
De acordo com o Índice Global de Competitividade Digital 2022, elaborado pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD) na Suíça em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC)em 2021, o Brasil ocupa a 51ª posição da lista de 64 países em sua capacidade de criar, manter e promover tecnologias digitais nos setores público e privado.
No entanto, o Relatório Varejo 2022 da Adyen realizado em conjunto com a KPMG, revela que 98% dos varejistas brasileiros dizem que planejam investir para melhorar seu conjunto de sistemas tecnológicos, enquanto a média global é ligeiramente menor, com 94% de respostas positivas.
Ainda nesse estudo, 66% dos consumidores brasileiros dizem que os varejistas devem usar a tecnologia em suas lojas físicas e online para melhorar a experiência do cliente — um aumento significativo em relação aos 48% de respostas positivas na pesquisa de 2021.
Diferentemente de outros setores, o varejo brasileiro por sua familiaridade em analisar tendências de mercado percebe o quanto a tecnologia pode contribuir para fomentar as vendas.
Varejo bem-sucedido
O varejo bem-sucedido começa e termina com a experiência do cliente e este conceito nunca foi tão relevante para os varejistas como é atualmente.
Com uma variedade aparentemente infinita de opções em termos de onde e como comprar, proporcionar uma experiência premium e memorável para o cliente pode significar a diferença entre um cliente voltar para comprar mais ou deixar você para seu concorrente.
Em um mundo cada vez mais digital, para se alcançar a experiência premium, é preciso investir em tecnologia e como primeiro impacto vivenciado pelo cliente é o momento extremamente importante para o sucesso da venda, vamos falar em autenticação feita com o reconhecimento facial.
A melhor experiência de varejo começa com o reconhecimento facial
A autenticação é a primeira interação no relacionamento de marcas e consumidores e o uso da tecnologia biométrica na etapa de autenticação e no momento da aprovação do pedido vem sendo adotada para torna-la simples intuitiva e rápida fazendo com que a experiência de compra do início ao fim seja feita de forma agradável.
Quantos consumidores abandonam suas sacolas de compras online porque a interação é difícil, complicada e muito cansativa?
Recentemente, publicamos aqui no Crypto ID o artigo – A biometria é o futuro do varejo quando falamos da conveniência, segurança e privacidade que a biometria facial agrega ao setor varejista.
As soluções HID Global de reconhecimento facial proporcionam aos consumidores experiências sem falhas que podem ser personalizadas.
O reconhecimento facial utilizado para autenticação e pagamento
Com a identificação feita por meio do reconhecimento facial, os clientes podem desfrutar da tranquilidade de saber que o varejista investe em tecnologia o que demonstra que a empresa busca ferramentas com uso de tecnologia avançada para sua identificação e, consequentemente, a proteção de sua identidade e privacidade de dados.
As soluções biométricas com o reconhecimento facial da HID Global atendem lojas online e lojas físicas.
Atualmente, os compradores já podem realizar os pagamentos facilmente apresentando seu rosto nos caixas das lojas físicas.
Essa forma de pagamento é mais fácil, mais rápida e, o mais importante, mais segura. Garantir que os clientes sejam identificados com precisão para cada transação significa que as possibilidades de fraude de cartão de crédito e fraude de identidade são praticamente eliminadas.
O que torna uma experiência de cliente exemplar?
A jornada do comprador ideal é rápida e conveniente, personalizada de acordo com suas preferências, segura, protegida e limpa.
Tudo isso pode ser alcançado facilmente com a tecnologia de reconhecimento facial, garantindo que cada ponto de contato construa um relacionamento positivo com o cliente.
A biometria é a credencial perfeita
Para os varejistas, o valor dos processos de identificação robustos pode ser aproveitado de várias maneiras:
1 Ajuda a atender os clientes mais rapidamente e com maior personalização;
2 Agiliza as operações da loja;
3 Reduz erros;
4 Economiza tempo;
5 Aprimora o gerenciamento de funcionários;
6 Reduz riscos de fraude;
7 Desestimula o roubo oportunista.
As soluções de tecnologias biométricas da HID Global para o setor varejista vão além da biometria facial para autenticação e pagamento
O uso da biometria facial e das digitais dos dedos – fingerprint – são utilizadas com muita eficiência pelo setor em outras situações maximizando ao mesmo tempo a eficiência operacional e a proteção contra a fraudes internas.
Apesar de todas as suas nuances e complexidades, a proteção de ativos de varejo tem o objetivo de reduzir ao máximo as perdas sem interromper as vendas.
Simplificando, embora a biometria não possa eliminar os pontos problemáticos dos varejistas, ela certamente pode oferecer um alívio substancial.
Com a biometria, os varejistas podem reduzir perdas e roubos, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a eficiência operacional.
Assista o vídeo onde reunimos várias situações de uso da tecnologia biométrica no setor de Varejo – Transform the Retail Customer Experience with Facial Recognition
Descubra como a tecnologia de reconhecimento facial está transformando o cenário do varejo, aprimorando a experiência de compra, simplificando o processo de checkout com pagamento facial, verificação de idade perfeita e oferecendo serviços personalizados para fidelização do cliente.
Sobre HID
A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.
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