O Meu Certificado conta também com o novo formato da avaliação do usuário desenvolvido recentemente pelo Ministério da Economia
OInstituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) disponibilizou hoje aos usuários uma nova versão do serviço Meu Certificado, ferramenta que permite a consulta de informações relacionadas aos certificados emitidos pela ICP-Brasil.
Até a última versão, ao se utilizar as credenciais CPF e senha para o acesso, eram disponibilizadas apenas informações básicas dos certificados, como: Serial, Autoridade Certificadora, Tipo de uso, Emissão e Expiração. A novidade agora é que o usuário que acessar utilizando o seu certificado digital, poderá visualizar mais informações, tais como: Autoridade de Registro, Titularidade, Razão social, Tipo de Emissão, Tipo de Certificado, e-mail, UF de emissão e Status do certificado.
Agora, o Meu Certificado conta também com o novo formato da avaliação do usuário desenvolvido recentemente pelo Ministério da Economia, o que facilitará conhecer qual a percepção dos nossos usuários em relação à ferramenta.
O ITI, sempre alinhado com o Governo Federal, preza pela segurança de seus usuários e pela transparência na disponibilização de informações. A intenção do Instituto é sempre melhorar a experiência dos cidadãos com os serviços prestados.
O que é o Meu certificado?
O Meu Certificado é um serviço desenvolvido pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação, que permite aos usuários que consultem os certificados digitais em seu nome, emitidos pelas Autoridades Certificadoras credenciadas à ICP-Brasil.
Quem pode utilizar esse serviço?
Todos os cidadãos, inclusive organizações públicas e privadas, que possui ou já possuiu Certificado Digital ativo, emitido pelas Autoridades Certificadoras credenciadas à ICP-Brasil.
Para ter acesso a aplicação o usuário deve ter acesso ao site gov.br através de dados cadastrais ou certificado digital.
O usuário deve acessar o serviço diretamente pelo endereço https://meucertificado.iti.gov.br ou pelo item Meu Certificado que estará disponível na plataforma gov.br na aba serviços.
Acessando a aplicação em minutos, serão disponibilizadas as informações de todos os certificados, ativos ou não, emitidos pelas Autoridades Certificadoras credenciadas à ICP-Brasil.
Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma Autarquia Federal, criada por intermédio do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Em 2020 tornou-se também responsável pelo provimento de Solução de Assinaturas Eletrônicas Avançadas para a Plataforma Gov.br, em conformidade à Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020 e Decreto nº10.543, de 13 de novembro de 2020.
Em 2023 passou a ser o responsável, dentre outras atribuições, pela operacionalização dos processos de credenciamento, homologação, auditoria e fiscalização dos entes públicos e privados sobre sistemas biométricos, de personalização e de gráficas no âmbito da expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme Decreto nº 11.797, de 27 de novembro de 2023.
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