No ID Cast você encontrará entrevistas e as últimas notícias sobre certificação digital, proteção de dados
A entrevista com Carlos Fortner foi realizada em 16 de setembro e conduzida pelas empresárias Susana Taboas e Regina Tupinambá
O CertForum de 2021 será realizado nos dias: 21, 22 e 23 de setembro de forma totalmente virtual através de plataforma especializada.
Segundo Carlos Fortner o destaque essa edição fica por conta da realização dentro do Certforum do evento do Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital em diferentes contextos econômicos e sociais nos países-membros do Mercosul.
O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).
Assista a entrevista e confira detalhes sobre o Certforum 21 e também sobre o Fórum Mundial de Assinatura Digital
CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma Autarquia Federal, criada por intermédio do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Em 2020 tornou-se também responsável pelo provimento de Solução de Assinaturas Eletrônicas Avançadas para a Plataforma Gov.br, em conformidade à Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020 e Decreto nº10.543, de 13 de novembro de 2020.
Em 2023 passou a ser o responsável, dentre outras atribuições, pela operacionalização dos processos de credenciamento, homologação, auditoria e fiscalização dos entes públicos e privados sobre sistemas biométricos, de personalização e de gráficas no âmbito da expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme Decreto nº 11.797, de 27 de novembro de 2023.
Publicado decreto com novas atribuições para o ITI
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!