Embora a Colômbia possa ser famosa no resto do mundo principalmente pelo seu café, o país latino-americano poderá em breve ter outra exportação – a sua identidade digital.
Desde novembro de 2020, o governo colombiano vem equipando os cidadãos com uma nova carteira de identidade física, juntamente com uma extensão digital em smartphones, com base na autenticação biométrica. A identificação digital tem perturbado o relacionamento dos cidadãos com o setor corporativo e público, afirma Borja Carreras, presidente do provedor de identidade digital Gestión de Seguridad Electrónica S.A. (GSE ), a empresa por trás do aplicativo.
“Estamos preenchendo uma grande lacuna na América Latina com a solução”, disse Carreras à Biometric Update em uma entrevista nos bastidores do Future Identity Festival 2023 em Londres.
A chamada cédula digital faz parte dos ambiciosos esforços de transformação digital do país, que colocaram o país em terceiro lugar no ranking digital da OCDE Índice Governamental (DGI) em 2019.
O sistema de identificação digital tinha 1,8 milhão de usuários registrados em março, com planos de atingir 10 milhões até o final de 2023. O projeto foi lançado através da Agência Nacional Digital liderada pelo Ministério de Tecnologia e Telecomunicações (MINTIC) e administrada pelo Registro Civil Nacional da Colômbia (RNEC). O documento de identidade também está disponível para expatriados colombianos que moram nos EUA e para nômades digitais residentes na Colômbia.
A Colômbia tem outros motivos para introduzir a identificação digital
Mercados como o da Europa e do Reino Unido têm lutado para conter a enxurrada de fraudes provocadas pelas transações online. Na América Latina, contudo, estes problemas situam-se num nível totalmente diferente. Os criminosos na Colômbia têm sido criativos na descoberta de novos métodos de falsificação de identidade e fraude.
“Na América Latina, todos na sua pequena aldeia sem conhecimento técnico podem ser hackers”, diz Carreras. “É incrível porque as pessoas têm muito tempo e não têm medo da lei.”
Devido à abordagem diferente ao crime, a empresa teve de implementar uma abordagem diferente para proteger os sistemas e os utilizadores, acrescenta Leonardo Maldonado, chefe de alianças tecnológicas da GSE.
Em maio, o Cartório Nacional de Registro iniciou um piloto de autenticação facial com vários bancos com a ajuda de seu parceiro, Idemia. Além da biometria facial, o GSE também está aberto a outras tecnologias, diz Carreras. A segunda versão da identificação digital foi lançada no final de novembro.
“Colombianos, tenham orgulho”, disse o secretário-geral Alexander Vega Rocha no X durante o lançamento.
A atualização trouxe serviços como correspondência biométrica por meio de bancos de dados governamentais, autenticação e assinatura digital de documentos de entidades públicas e privadas e recebimento de notificações de instituições públicas e financeiras.
“Esta é a evolução do e-mail”, diz Carreras.
Os próximos passos da empresa incluem a exploração de identidades autossoberanas (SSI), que permitirão aos cidadãos partilhar informações com entidades confiáveis, mantendo ao mesmo tempo a sua privacidade.
O documento de identidade digital colombiano já foi aceito como passaporte, permitindo viajar para vários países da América Latina.
A GSE está agora a trabalhar para levar a sua solução aos seus governos. A empresa apresentou recentemente a identificação digital no Peru em um evento organizado por registros nacionais de países sul-americanos.
Fonte: Biometricsupdate
Bitso avança na América Latina e chega à Colômbia para impulsionar o uso das criptomoedas
Registro Civil colombiano adota autenticação biométrica facial para processos remotos
O Crypto ID reúne desde 2014 as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna onde falamos sobre Identidade Civil e Digital.
Crypto ID é o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Mídia Oficial do Evento
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
By advertising with CRYPTO ID, your organization contributes to the dissemination of technological innovations that enable secure and reliable electronic transactions between businesses and individuals.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br