A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anuncia a 10ª edição do Fórum RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anuncia a 10ª edição do Fórum RNP, que aborda assuntos políticos e estratégicos do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com o olhar no futuro e na infraestrutura que compõe o Sistema Nacional de CT&I.
A partir dessa temática, promove um amplo debate sobre o uso e a gestão das TIC para finalidade de ensino, pesquisa, inovação, saúde, cultura e defesa.
Este ano, o evento acontece entre os dias 22 e 26 de novembro e tem como tema principal “Desenvolvimento Humano e Saúde Digital em Foco”, com trilhas de Inovação, Pessoas e Tecnologia.
Entre as novidades, o evento este ano se une aos principais congressos de saúde digital no Brasil: o X Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) e o XVIII Congresso Brasileiro de Informática e Saúde (CBIS), formando juntos o maior evento de saúde digital da América Latina.
O Fórum RNP já conta com três keynotes speakers confirmados: Cathrin Stöver, Diretora de Comunicação da GÉANT (Rede Pan-Europeia de Pesquisa e Educação) e Vice-Presidente do Conselho Executivo da European Open Science Cloud (EOSC); Conrado Schlochauer, fundador e membro da nōvi e autor dos livros “Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo” e “Core skills: Nem soft, nem hard. 10 habilidades essenciais para um mundo em transformação”; e Carlos Alberto Afonso, diretor-executivo do Instituto Nupef e um dos ganhadores do Prêmio Destaques, que tem como objetivo reconhecer pessoas ou organizações que contribuíram de forma criativa e para o desenvolvimento da Internet no Brasil e para a promoção dos princípios para governança e uso da Internet em diversos âmbitos.
Entre os painéis confirmados, estão: Do paper ao pitch: é possível aliar empreendedorismo e pesquisas científicas? (UFPA, BioLinker e Wylinka); Infovia 00 e o Operador neutro – Otimizando Recursos, democratizando o acesso” (NIC.BR, MCom, Consórcio Operador Neutro); Transformação Digital nas IES (MEC/ANDIFES/NANUVENS) e Liderança sustentável: o ESG e competências (José Luiz, Susan Albertoni e IBGC).
O evento contará ainda com um Encontro de Reitores, que abordarão o tema central do Fórum, além de uma palestra da FortiNet, empresa especializada em segurança de rede, sobre Digital Innovation and IoMT Security.
Garagem de Inovação
Nas manhãs dos dias 22 e 26, o Fórum RNP irá promover a Garagem de Inovação, uma maratona de inovação aberta ao público com o objetivo de trabalhar, de maneira ágil, desafios identificados, por meio da sustentabilidade, da inovação e da tecnologia.
Após o desenvolvimento do MVP e o treino dos pitches, os times apresentarão à banca as ideias, em busca da aprovação da melhor ideia, que será apresentada na programação principal do Fórum, no último dia do evento.
Serviço
FÓRUM RNP 2021
Data: de 22 a 26 de novembro de 2021
Horário: das 14h às 19h
Inscrições e informações: https://forum.rnp.br/.
Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibilizamos internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promovemos projetos de inovação.
Nosso sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, beneficiamos 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros.
Ajudamos a trazer a internet para o Brasil e hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação. Também estamos conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.
Somos qualificados como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Turismo (Mtur), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).
Futuro da medicina: a importância da saúde digital na nova era
Livon Saúde lança Centro de Saúde Digital com reconhecimento facial
Identidade civil digital exige mapeamentos dos riscos para garantir a proteção dos dados do cidadão