Últimas notícias

Fique informado

DF começa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

22 de novembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Distrito Federal (DF) começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta terça-feira (21). Uma das vantagens da CIN é o uso do CPF como número único de identificação, o que pode diminuir a quantidade de fraudes no Brasil. Até o dia 6 de dezembro, todos estados terão de expedir o novo documento. Com a adesão do DF, já são 13 entes da federação emitindo a nova CIN. 

 
“Estamos felizes com a adesão do DF, pois a população da região passará a ter acesso aos benefícios da CIN, um documento seguro e que já é utilizado por mais de dois milhões de brasileiros. Com o novo documento, chega ao fim também a emissão de uma carteira de identidade por estado, pois a CIN é nacional e sua versão digital fica disponível no aplicativo GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas.  

Segundo o secretário, a CIN reduzirá a quantidade de fraudes e simplificará os cadastros da administração pública. Um exemplo da diminuição destes crimes por má identificação está na Previdência Federal, onde estima-se que o uso do novo documento pode gerar uma redução de gastos de mais de R$ 7 bilhões de reais. 

Um outro benefício da nova carteira é a possibilidade de integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real. No futuro, a administração pública poderá, inclusive, ser proativa, pois uma das vantagens do uso da carteira é a possibilidade de conectar todo o ciclo de vida do cidadão, acabando, assim, com a fragmentação de sistemas e documentos de identificação. 

Além do DF, os seguintes estados já expedem o novo documento: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  
 
Faça a sua CIN no DF* 
Os interessados em fazer a sua nova CIN devem procurar o Posto de Identificação Biométrica (PIB) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) mais próximo de sua residência. Ao todo, são nove PIBs em diversas regiões do DF, funcionando das 7h às 19h sem agendamento, por ordem de chegada.  

Eles estão localizados na Asa Sul (1ª DP), no Cruzeiro (3ª DP), no Guará (4ª DP), em Planaltina (16ª DP), em Samambaia (32ª DP), em Santa Maria (33ª DP), no Paranoá (6ª DP), em São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP). Nesses postos de atendimento, as senhas são distribuídas de acordo com a capacidade operacional da unidade e as prioridades legais são respeitadas. 

Também é possível agendar o atendimento no site da PCDF para a emissão da nova carteira nas unidades do Na Hora. 
 
Documento digital 

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital. 
 
*Com informações da Agência Brasília 

INTERID – NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO

Inteligência artificial se torna imprescindível para a modernização dos processos das empresas

Segurança na nuvem: desafios e mitigação de riscos”. Por Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia

InterID comenta a reportagem do Fantástico – TV GLOBO sobre as fraudes na Previdência Social

InterID reúne autoridades em Seminário e lança Frente Parlamentar para garantia do direito à identidade

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!