O comercial, que estreou no intervalo do Fantástico ontem dia 3 de dezembro, chama atenção para a necessidade de saber quem é quem, via camadas de proteção e segurança on-line
A Serasa Experian, primeira e maior Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude do país, lançou esta semana sua Campanha de Natal 2023, que traz para o enredo a “verificação” da identidade do Papai Noel quando ele chega à casa de uma criança na noite de Natal.
Segundo a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto, o objetivo da campanha é conscientizar e reforçar o posicionamento da Serasa Experian na prevenção a fraudes: “Produzimos uma campanha que, de forma didática e inusitada, ressalta a importância de pessoas e empresas se prevenirem contra golpes, durante o ano todo. O filme foi pensado detalhe a detalhe para trazer ao foco as diferentes camadas de proteção que a Serasa Experian possui para frustrar tentativas fraudulentas já que, de fato, a gente sabe quem é quem”, declara a executiva.
Dados do “Fraudômetro”, o primeiro contador de tentativas de fraude do país, desenvolvido pela companhia, estimam que já foram evitadas cerca de 9 milhões de tentativas fraudulentas entre janeiro e novembro de 2023. Tudo isso graças a ferramentas de autenticação e inteligência analítica contra diferentes tipos de golpes que envolvem verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral.
“Só este ano, eu já vi pelo menos 10 velhinhos em shoppings dizendo que são o Papai Noel. Vou precisar de algum documento de identificação: seu CPF, habilitação para dirigir… E também aceito sua habilitação para voos.” – essas são frases da pequena “investigadora”, interpretada pela atriz Mel Summers, que, na peça publicitária, é Lulu: uma criança que se recusa a dormir na noite de Natal para flagrar o “bom-velhinho” no momento da entrega de presentes.
Assim que o Papai Noel – interpretado por Helio Gerbas – chega, Lulu começa a realizar uma série de verificações de identidade por meio de ferramentas que representam o portfólio real da Serasa Experian, passando, então, pelas camadas de verificação de documentos, biometria facial, cadastro KYC (verificação com base em dados exclusivos de cada pessoa) e análise de dispositivos – capacidade que, recentemente, a Serasa Experian potencializou com a compra do AllowMe, empresa especialista em detectar comportamentos suspeitos por meio de um big data de mais de 150 milhões de dispositivos mapeados no país.
A versão de 60 segundos do comercial estreou no Fantástico no dia 3 de dezembro e suas veiculações estão programadas para rodar na capital paulista, nos intervalos dos programas Jornal Nacional, Esporte Espetacular, SPTV, Jornal Hoje e mais de 100 inserções na Globonews.
Já o filme completo da Campanha de Natal da Serasa Experian está disponível até o fim do ano no site www.agentesabequemequem.com.br.
Uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos
Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian indicam que acontece uma operação fraudulenta a cada 3,2 segundos no Brasil.
“Quanto mais próximos ficamos das datas festivas, mais atentos precisamos estar com os nossos dados, ofertas tentadoras e com os tipos de golpes disponíveis, principalmente no ambiente on-line, em que as transações tendem a crescer exponencialmente. As empresas devem munir-se de tecnologias que possam verificar a autenticidade de suas operações, enquanto os consumidores precisam ter a certeza de que as empresas com as quais interagem na internet são legítimas, seguras e protegidas”, alerta o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, de íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!