Últimas notícias

Fique informado

A França lançou ontem,16 de março, sua nova Carteira de Identidade

17 de março de 2021

Spotlight

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

Esta nova versão do documento de identidade biométrico será colocada em circulação em toda a França a partir de agosto e terá validade de dez anos, mas recebe críticas do mercado de segurança da informação Francês

Apresentada como “mais segura” graças à biometria e destinada a um melhor combate às fraudes, a nova carteira de identidade nacional – que será colocada em circulação em agosto, para cumprir a legislação europeia – foi apresentada pelo governo na terça-feira, dia 16 de março de 2021.

Do tamanho de um cartão bancário, formato  – alinhado com o de outros países da União Europeia [UE] – , este novo cartão feito em policarbonato e com inscrição a laser será produzido na Imprimerie Nationale, em Douai (Norte) terá elementos em relevo para atender deficientes visuais.

O cartão apresenta um fundo com elementos de segurança que são símbolos visíveis sob uma lupa que se estendem até as bordas transparentes do cartão.

Essa modernização atende o acordo entre os Estados-Membros da UE firmado através de um regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa, a colocar em circulação um novo formato de cartão de identidade o mais tardar até 2 de agosto de 2021.

O documento será implementado gradualmente nos próximos dias como “piloto” antes de ser implementado em toda a França a partir de 2 de agosto. 

Dados biométricos

O novo documento conterá os dados biométricos dos cidadãos franceses, foto do rosto e duas impressões digitais.

Projetado para combater o roubo de identidade, o cartão integrará uma série de tecnologias, como um dispositivo holográfico de nova geração, um chip seguro e uma assinatura eletrônica, acrescenta o texto, que garante a proteção dos dados pessoais para atender a GDPR – General Data Protection Regulation.

De acordo com o Ministério do Interior a cada ano, mais de 33.000 franceses são vítimas de roubo de identidade. Em 2020, quase 9.000 pessoas portando documentos falsos foram interceptadas, de acordo com o Ministério do Interior.

O documento de identidade nacional  pode servir também como documento de viagem reconhecido em alguns Estados (UE e não UE) aceitando-o da mesma forma que o passaporte.

A ID Francesa recebe críticas da indústria de segurança da informação

Segundo o site francês LesEchos publicou, a França está atrasada em relação a outros países europeus na adequação a seu novo documento de identidade e setor francês de segurança online está frustrado uma vez que nova Carteira de Identidade Eletrônica Nacional (CNIE) não poderá ser utilizada por enquanto no meio eletrônico.

A expectativa era que o CNIE traria aos franceses uma solução simples que lhes permitisse acessar sites com seus nomes reais e, especialmente, serviços bancários. No entanto, no momento, isso é impossível de oferecer online por razões de segurança.

Yoann Kassiannides,  diretor executivo da Alliance for Digital Confidence – ACN

“Esta nova carteira de identidade eletrônica não permite nada mais do que um passaporte biométrico já permite.

É urgente passar de uma carteira de identidade eletrônica a uma verdadeira identidade digital ”, declarou, Yoann Kassiannides, diretor executivo da Alliance pour la Confiance Numérique – ACN ao LesEchos no próprio dia 16 de março.

A ACN reune os principais atores franceses e europeus de confiança digital como Thales, Idemia e INGroupe, que contribuem e consolidam o setor de segurança na França.

Com informações dos jornais franceses Le Monde e LesEchos

Identidade Digital

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas  tecnologias que identificam no meio eletrônico pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares.

Confira a coluna Identidade Digital.

Governo federal e Tribunal Superior Eleitoral assinam acordo para oferecer identidade digital a todos os brasileiros

Canadá expande o alcance da sua Identidade Digital

Célio Ribeiro comenta sobre a utilização da biometria como Identidade

Entrevista com Célio Ribeiro sobre a nova identidade civil dos brasileiros com padrões internacionais

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin