Últimas notícias

Fique informado

Governo da Jamaica iniciará campanha sobre o Sistema de Identificação Nacional (NIDS)

3 de abril de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O NIds, Sistema Nacional de Identificação dará a cada jamaicano uma única identidade confiável, inaugurando uma era de governança eletrônica conectada e crescimento nacional

O Governo da Jamaica está projetando e desenvolvendo um Sistema de Identificação Nacional (NIDS), que fornecerá uma estrutura abrangente e segura para permitir a captura e armazenamento de informações de identidade pessoal para cidadãos e pessoas que residem normalmente na Jamaica. 

O NIDS se tornará a principal fonte de garantia e verificação de identidade e resultará em melhor governança e gestão de programas sociais, econômicos e de segurança.

A missão do programa é facilitar o estabelecimento de um sistema de identificação nacional seguro que apoie a verificação e autenticação de identidade confiável e robusta para cada cidadão registrado e pessoa residente habitualmente na Jamaica, permitindo assim o fortalecimento da segurança de identidade, segurança cibernética e o simplificação da burocracia.

Um sistema de identificação nacional seguro para a Jamaica tem o potencial de transformar positivamente a eficiência e a transparência das interações entre o estado e os cidadãos e residentes, com efeitos positivos adicionais significativos para as empresas privadas. 

O Sistema Nacional de Identificação (NIDS), quando implementado, fornecerá um meio seguro, conveniente e confiável para as pessoas provarem sua identidade, auxiliando no avanço da digitalização do governo, o que deverá reduzir a burocracia e incentivar a eficiência e a responsabilidade no setor público. Além disso, quando as transações do governo e do setor privado são baseadas em um Número de Identificação Nacional (NIN) seguro, apoiado por um Cartão de Identificação Nacional (NIC); crimes como roubo de identidade, fraude etc.

Como funciona o NIDS?

O Sistema Nacional de Identificação estabelecerá um banco de dados confiável de todos os cidadãos jamaicanos e envolverá a emissão de um Número de Identificação Nacional vitalício único para cada pessoa. A longo prazo, o NIN pode ser usado em conjunto com um cartão multiuso ou carregado em smartphones. O uso de varredura biométrica (impressão digital ou retina) também está sendo explorado.

Por que um NIDS?

No momento, a Jamaica não possui um banco de dados nacional central com os sistemas de acompanhamento para dar suporte à verificação e autenticação de identidade segura e confiável. Os vários sistemas emitem números diferentes com base nos diversos padrões e não são necessariamente capazes de se conectar e compartilhar informações entre si devido a barreiras logísticas ou legais. Portanto, os indivíduos podem assumir múltiplas identidades.

Quais são os objetivos do NIDS?

1 – Estabelecer um banco de dados confiável de cidadãos jamaicanos e outros indivíduos normalmente residentes na Jamaica, com um Número de Identificação Nacional (NIN) único como identificador de chave primária de uma pessoa no sistema.

2 – Aumentar a eficiência e eficácia das entidades governamentais, gestão e prestação de serviços do Governo ao público; incluir benefícios do programa como o Sistema Nacional de Seguros (NIS), o Fundo Nacional de Saúde (NHF), a previdência, o governo eletrônico (com o uso do NIN, criando as ligações entre entidades e fornecendo os seguintes serviços: Cidadão para Governo C2G , serviços G2G de Governo para Governo, serviços G2B de Governo para Empresas e serviços G2c de Governo para Cidadão), entre outros.

3 – Facilitar o crescimento e desenvolvimento do comércio e da atividade económica através da disponibilização de uma plataforma de maior segurança e integridade para as parcerias públicas

4 – Aumentar a capacidade do Governo de garantir o cumprimento de obrigações críticas para com o Estado, incluindo a arrecadação de impostos, entre outras

5- Fortalecimento da imigração, gestão do controle de fronteiras, segurança pública e segurança nacional

Quais são os benefícios do NIDS?

  1. Reduza a necessidade de registro para cada benefício e/ou obrigação – por exemplo, pagamento de impostos prediais ou recebimento de benefícios PATH. Isso irá, entre outras coisas, simplificar os processos do governo e eliminar os custos decorrentes da compra de papel e outras tarefas administrativas.
  2. Auxiliar na luta contra o crime, fornecendo às autoridades relevantes acesso a um banco de dados seguro que captura dados civis e biométricos de cidadãos e residentes na Jamaica.
  3. Minimizar a capacidade de um indivíduo assumir múltiplas identidades que contribuíram para atividades ilegais, como lavagem de dinheiro, evasão fiscal e fraude de cartão de crédito.

Haverá legislação nova ou alterada?

Nova legislação e regulamentos relacionados ao gerenciamento de identidade, verificação e compartilhamento de dados serão promulgados. A legislação garantirá a proteção dos dados pessoais. Todas as leis existentes relacionadas ao gerenciamento e armazenamento de identidade serão revisadas e alteradas se necessário. Acordos de compartilhamento de dados serão estabelecidos entre entidades governamentais.

Como o NIDS será financiado?

O projeto inicial e o desenvolvimento do NIDS são financiados por uma Doação de Cooperação Técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Coreano de Redução da Pobreza no valor de US$ 670.000, com financiamento de contrapartida do GOJ de US$ 120.000.

O Acordo de Cooperação Técnica com duração de 24 meses foi assinado em setembro de 2011. A Doação financiará as seguintes consultorias técnicas:

  • Desenvolver o Quadro Legal
  • Projetar a Arquitetura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
  • Desenvolver a Estratégia de Comunicação e Mudança de Comportamento
  • Desenvolver o Quadro Institucional
  • Realizar uma Avaliação Econômica (Análise de Custo-Benefício) e Auditoria

Quem são as principais entidades governamentais facilitadoras?

  • Serviços Fiscais Limitada
  • Departamento de Registro Geral
  • Agência de Passaportes, Imigração e Cidadania
  • Escritório Eleitoral da Jamaica
  • Esquema de Seguro Nacional

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.