Engenheiros, agrônomos e geólogos do Rio Grande do Norte já podem ter a carteira profissional digital desenvolvida pelo Serpro
Em um mundo cada vez mais digital, ter a identidade profissional em papel ou cartão de plástico é coisa do passado.
Pensando nisso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) firmou, neste mês de março, acordo com o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, para disponibilizar a carteira profissional pelo celular aos engenheiros, agrônomos e geólogos do estado associados ao conselho.
A tecnologia da carteira digital é o ProID, desenvolvido pelo Serpro para trazer mais praticidade, economia e segurança aos profissionais, conselhos de classe, órgãos públicos e empresas.
A solução digital garante a mesma fé pública que os documentos físicos e evita a falsificação de identidades funcionais e problemas na emissão dos documentos.
“O ProID disponibiliza, também, um canal de comunicação entre o órgão e seus associados, por meio de um serviço exclusivo de mensageria instantânea e notificações. Tudo isso em uma interface completamente parametrizável, que oferece grande liberdade de customização do documento, permitindo a acomodação de diversos tipos de imagens e mensagens”, explicou o gestor do ProID no Serpro, Wellington Menezes.
De acordo com a presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, o ProID é uma tecnologia com a garantia da marca Serpro e que possui recursos que asseguram a confiabilidade dos dados. “O Serpro é responsável pelas carteiras de habilitação (CNH) e isso nos dá tranquilidade em relação às informações, garantindo que a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) seja cumprida. Além disso, disponibiliza um QR Code para a validação segura da identidade do profissional”, destacou a engenheira civil.
Segurança
O ProID possui tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados – QR Code Vio – já utilizada pelo Serpro em outras soluções digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O QR Code VIO usa um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive sua fotografia. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional.
Além da inovadora tecnologia de QR Code Vio, o ProID conta ainda com mecanismos de segurança adicionais, como o reconhecimento facial para validar a vinculação e geração da carteira; número de registro e código de acesso secreto definido pelo órgão; e senha pessoal do usuário, que garante a privacidade no acesso.
Como ter a carteira digital?
Para ter a carteira digital no celular, o profissional do CREA-RN deve fazer o download do aplicativo ProID, disponível na App Store e Google Play, e inserir os dados enviados pelo Conselho por e-mail. É preciso ir até a opção de “Busca” no app e procurar “CREA-RN.
Será aberta uma tela de login para colocar as informações fornecidas por e-mail (código de acesso e registro nacional), além do CPF. Depois desse processo, deve-se acessar novamente o aplicativo e insirir a senha registrada. O CREA-RN enviará as informações aos associados até a próxima sexta-feira, dia 25.
Novas parcerias
O Serpro firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) também com o CREA-SC em março. Mas ainda não há previsão de quando a carteira digital será disponibilizada para os profissionais associados de Santa Catarina. Outros estados, como o CREA de Sergipe, estão em negociação com o Serpro, com previsão de lançamento da carteira profissional por aplicativo já em abril.
Fonte: Serpro
Solução do Serpro facilita entrada de brasileiros nos EUA
Identidade digital não é a mesma coisa que Identidade Civil
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!