A Polícia Civil de Goiás, através da Superintendência de Identificação Humana (SIH), iniciou o projeto piloto “Identificação Neonatal Goiás” no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

A iniciativa visa coletar a biometria de recém-nascidos e suas mães já na sala de parto, com uma recoleta na alta hospitalar, assegurando a cadeia de custódia da biometria do neonato.
Este projeto inovador não só fortalece a segurança, prevenindo trocas e sequestros, mas também garante que os bebês já saiam da maternidade com o protocolo para o RG Nacional, facilitando o acesso a serviços públicos.
A expansão para todas as maternidades estaduais está prevista para outubro deste ano, marcando um avanço significativo na proteção e direitos dos cidadãos desde o nascimento.
Célio Ribeiro, presidente-executivo da ABRID e fundador e Diretor Presidente do InterID, destaca a importância da iniciativa:

Importante ação do estado de Goiás, implantando o processo de identificação biométrica dos seus recém-nascidos. Uma ação que combate a subtração de recém-nascidos e tráfico de crianças, além de dar cidadania a cada criança através da emissão de sua Carteira de Identidade Nacional – CIN, desde seus primeiros dias de vida.”
Célio Ribeiro
O Workshop de Identificação Neonatal Goiás, produzido pela Superintendência de Identificação Humana (SIH) da Polícia Civil de Goiás, na manhã de sexta-feira, dia 21, marcou o lançamento do projeto piloto que visa implementar a coleta de biometria de recém-nascidos nas maternidades do estado.
O evento reuniu especialistas, autoridades e profissionais da saúde para discutir a importância da iniciativa, que busca garantir a segurança dos bebês e mães, prevenindo trocas, furtos e sequestros, além de facilitar o acesso a serviços públicos através da emissão imediata do RG Nacional. Esta ação inovadora posiciona Goiás na vanguarda da proteção e cidadania infantil no Brasil
Com a implementação da Identificação Neonatal por meio da biometria neonatal, Goiás se posiciona como líder na adoção de tecnologias para a segurança e bem-estar dos seus cidadãos mais jovens.
Com Informações do InterID e Agência Cora Coralina
Foto: Polícia Civil de Goiás
Governo federal institui Serviço Biométrico Federal da CIN
Acompanhe artigos do Brasil e do Mundo sobre

Crypto ID é o maior mídia Online do Brasil e América Latina sobre identificação. Leia e acompanhe.
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Há 11 anos provocamos reflexão que sustentam decisões estratégicas para transformação digital e cibersegurança.





























