Últimas notícias

Fique informado

Instituições se mobilizam pela legítima carteira de identidade do Brasil

31 de janeiro de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

ABRID, Conadi, InterID e os diretores dos órgãos oficiais de identificação das unidades da federação se se reuniram, hoje (31/01), para fortalecer a implantação imediata da nova Carteira de Identidade do Brasil.

A reunião tratou sobre a importância do fortalecimento dos órgãos de identificação como únicos , legítimos e fundamentais para o processo de implantação do novo documento brasileiro e foi coordenado em conjunto pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e do Instituto Internacional de Identificação (InterID), Célio Ribeiro, e pelo presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal (Conadi), Antonio Maciel.  

O objetivo do grupo é trabalhar para que todo o sistema da nova identificação brasileira seja implantado o mais rápido possível e com toda a acurácia técnica necessária.

Durante o encontro, foi abordada a necessidade de uma estrutura do Estado brasileiro que cuide da identificação no Brasil.

Para Célio Ribeiro, a identificação civil do brasileiro é o maior instrumento de cidadania. É essencial que haja uma estrutura governamental que cuide do sistema de identificação do Brasil e que seja atuante para sua organização e também para frear iniciativas paralelas e não legítimas que acabam por interferir no Sistema Nacional de Identificação que é de competência dos executivos federal e estaduais, através de seus órgãos de identificação.  “Estamos assistindo uma verdadeira tentativa de usurpação de competências. Identidade civil é atribuição legítima do executivo federal e dos órgãos oficiais de identificação das unidades da federação.

É unanimidade entre os órgãos de identificação, que se deve imediatamente trabalhar para que todas as unidades da federação iniciem a emissão da nova Carteira de Identidade e para isso é necessário que os órgãos do executivo federal, como a Receita Federal do Brasil estejam totalmente dedicados ao projeto, visto que são parte central do novo Sistema de Identificação brasileiro.

Maciel destacou a importância de atuar em conjunto para que o novo governo reconheça a importância da legítima carteira de identidade do Brasil. “Trabalharmos unidos e focados no projeto legítimo de identificação do cidadão brasileiro é muito importante para o nosso País”, afirmou.

A união de forças legítimas também foi o tema da reunião. Para os participantes do encontro, iniciativas paralelas de outros poderes e/ou de instituições a eles subordinados, que tem atribuições específicas, causam transtornos e a perda da confiança no Estado brasileiro.

Os órgãos oficiais de identificação e o Conadi, em conjunto com a Abrid e InterID e demais instituições, vem empenhando esforços com o governo brasileiro para que se estruture de forma técnica, eficiente e segura a identidade civil do brasileiro. Célio destacou a importância de uma atuação conjunta para fortalecer a identificação do brasileiro.

A Carteira de Identidade do brasileiro é um projeto de Estado, o mais importante instrumento de cidadania e precisa do trabalho conjunto de todos”, ressaltou Ribeiro.

Fonte: InterID

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

Arpen-Brasil lança a Identidade Digital do Registro Civil durante audiência pública do Serp

Lei sancionada pelo presidente Lula fortalece sistema de identificação brasileiro

Desafios e oportunidades do reconhecimento facial em caixas eletrônicos

Lula sanciona lei que torna CPF o único número de identificação geral no País

CAF cresce receita em 250% e consolida protagonismo no mercado de identidade digital