O novo modelo da CNH passará e ser emitido partir de 1º de junho de 2022
A nova CNH poderá ser expedida por via física, digital ou ambos, à escolha do condutor e assim como ocorre com as placas do padrão Mercosul, não haverá necessidade de troca imediata.
Entre as mudanças, a CNH vai trazer um código igual ao dos passaportes. Com ele será permitido o embarque internacional nos aeroportos direto nos terminais de auto atendimento.
A nova carteira segue o padrão internacional e mostra uma tabela com as categorias de habilitação em que o motorista está apto, uma facilidade para quem viajar para fora do país.
É o que explica o secretário Nacional de trânsito, Frederico Carneiro. O secretário afirma que a nova CNH é mais segura e moderna.
O documento terá as cores verde e amarela. Vai conter também a a letra “P” para o motorista que ainda possui a Permissão para dirigir, e “D” para quem já tem a carteira definitiva.
No novo modelo ficará registrado se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.
Frederico Carneiro destaca ainda que a carteira atual continua valendo até o prazo de validade.
A validade da habilitação continua sendo de 10 anos para os condutores com menos de 50 anos de idade.
Lembrando que o código de trânsito brasileiro permite a apresentação da CNH às autoridades nas formas física ou digital.
CNH Digital: o que é e para que serve esse recurso?
Datavalid tem novidades: validação em lote e confirmação de CNH impedida ou desimpedida