Últimas notícias

Fique informado

O novo RG Nacional GO: CIN – Carteira de Identificação Nacional. Mais Segurança e Praticidade

4 de dezembro de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O Estado de Goiás, em colaboração com a empresa Valid, deu um passo significativo na modernização da identificação dos cidadãos ao implementar a emissão de todas as carteiras de identidade no novo modelo RG Nacional.

A Carteira de Identidade Nacional – CIN é um marco na identificação dos cidadãos brasileiros. Anunciada pelo governo federal no dia 23 de fevereiro de 2023, a nova CIN começou a ser emitida em todo o território nacional em março do mesmo ano, conforme o decreto nº 10.977/2022. A CIN adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país, conforme estabelecido pela Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, e a Lei nº 9.454, de 7 de abril de 1997. Até o momento, mais de 2 milhões de CINs já foram emitidas, o que equivale a cerca de 1% da população do país.

A Valid é a empresa responsável por estabelecer as conexões via API para a emissão do novo RG Nacional em Goiás. Além de Goiás, a Valid também contribui para a emissão do novo RG Nacional em outros estados brasileiros.

Design Atualizado

O novo RG apresenta um design atualizado, que não só é esteticamente agradável, mas também incorpora vários recursos avançados para aumentar a segurança e a conveniência para os cidadãos.

identity
Carteira de Identidade Nacional

Aplicativo RG Nacional GO

Um desses recursos é o aplicativo RG Nacional GO. Este aplicativo permite que os cidadãos acessem suas informações de identidade de forma segura e conveniente. Isso significa que eles podem ter suas informações de identidade à mão sempre que precisarem, sem ter que carregar fisicamente sua carteira de identidade.

RG Nacional GO é o aplicativo oficial de identidade digital do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Agora você pode ter o seu RG Digital de Goiás sempre disponível no seu dispositivo celular. RG Nacional GO é um aplicativo gratuito que proporciona maior privacidade de dados, segurança e praticidade ao se identificar.

QR Code

Outro recurso importante do novo RG é o QR Code. Este código pode ser lido por um leitor de código de barras ou um smartphone para verificar a autenticidade do RG. Isso ajuda a proteger contra tentativas de fraude e falsificação.

Medidas Adicionais de Segurança

Além do QR Code, o novo RG também incorpora várias outras medidas de segurança para proteger a integridade dos cidadãos. Embora os detalhes específicos dessas medidas não sejam divulgados por razões de segurança, elas são projetadas para tornar muito difícil para qualquer pessoa usar indevidamente a identidade de outra pessoa.

Conclusão

Com a implementação do novo RG Nacional, Goiás está oferecendo mais segurança e praticidade aos seus cidadãos. Este é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas e proteger sua identidade e informações pessoais. É um passo significativo na direção certa e um modelo que outros estados podem considerar seguir.

Para solicitar o novo RG Nacional em Goiás, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Agendamento: Em Goiás, para requerer o documento é necessário fazer o agendamento por meio do site do VAPT VUPT. O agendamento é gratuito, assim como a primeira via do documento1.
  2. Taxa: A emissão da 2ª via tem taxa de R$40,26. Nesse caso, o boleto é entregue presencialmente no próprio posto de atendimento onde o cidadão irá requerer o documento.
  3. Documentação necessária: Para solicitar a 1ª via da Carteira de Identidade em Goiás é obrigatório apresentar Certidão Original de Nascimento ou de Casamento (incluindo caso de averbação de separação ou divórcio), número do CPF e comprovante de endereço.
  4. Locais de atendimento: Inicialmente, a Polícia Civil explica que quem pode tirar o RG Nacional são as pessoas que forem solicitar a primeira via do documento. Por enquanto, o novo RG pode ser solicitado em apenas três locais do estado: Goiânia (Vapt Vupt da Praça Cívica), Anápolis (Vapt Vupt de Anápolis, no Anashopping) e Alexânia (Posto da prefeitura de Alexânia que atende o programa RG para todos).
  5. CPF regularizado: Para solicitar o novo documento, é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal.

Por favor, verifique as informações mais recentes no site oficial, pois elas podem mudar. Acesse Vapt Vupt

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.