Últimas notícias

Fique informado

18 anos após, em um ano ITI encaminha solução dos navegadores com selo Webtrust SSL

07/02/2020

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

ITI, ABRID e Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal discutem a padronização da identificação digital Nacional

“A iniciativa é fundamental para que se haja não só modernidade, mas principalmente segurança nas credenciais digitais no Brasil”, defendeu o diretor da Abrid, Célio Ribeiro.

05/02/2020

Certificados digitais essenciais para gerenciar dispositivos móveis

Os certificados digitais emergem como a principal credencial de segurança da empresa para a variedade de dispositivos móveis disponíveis.

17/01/2020

“Será um grande marco para o Brasil e para o ITI. Resolveremos, de uma vez por todas, esse grande problema que tanto atrapalha o acesso dos cidadãos às aplicações online”

Marcelo Buz – Diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

Declarou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, ao anunciar os avanços para a obtenção do selo Webtrust pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o Governo Norte-Americano aprovou os equipamentos que o ITI utiliza na Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz. Assim, os navegadores mais utilizados no mundo poderão reconhecer automaticamente as raízes brasileiras da ICP-Brasil, resolvendo o problema de mensagens de erro como “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Eduardo Lacerda explica que com a aprovação dos equipamentos, é concedido o selo FIPS à infraestrutura: “Esse selo FIPS é fundamental para a consecução das auditorias que iniciam o caminho para que o ITI, enquanto AC-Raiz, obtenha o selo Webtrust SSL”.

Na próxima semana serão iniciadas as auditorias junto aos entes da ICP-Brasil com o objetivo adequar tecnicamente as emissões das cadeias ICP-Brasil V10 (para certificados SSL) e V11 (para certificados de assinatura de código) para que os certificados sejam reconhecidos automaticamente pelos principais navegadores.

Segundo Marcelo Buz, duas Autoridades Certificadoras da Infraestrutura já emitiram suas cadeias SSL conforme os padrões internacionais. “Estamos em contato com as grandes empresas e organizações desses sistemas operacionais para que, assim que obtivermos o selo Webtrust SSL, possamos dar prosseguimento à instalação automática do certificado da AC-Raiz nesses repositórios”.

Há outro aspecto importante, destacado pelo diretor-presidente. “O ITI entrega ao Brasil uma infraestrutura nacional para a certificação de sites seguros. É um grande reconhecimento da soberania digital nacional como integrante das políticas de cibersecurity”.

Os certificados digitais SSL – Secure Socket Layer e certificados de assinatura de código emitidos pela hierarquia da ICP-Brasil atuam para garantir a identidade de servidores web e a segurança dos acessos pelos navegadores. Como não há o reconhecimento automático dos certificados pelos browsers, os sites protegidos com a criptografia brasileira são sinalizados para seus visitantes como inseguros.

Janeiro bate recorde de emissões ICP-Brasil em relação aos anos anteriores

ICP-Brasil e o cenário da LGPD. Por Marcelo Buz

Desafios e conquistas marcaram 2019 para o ITI – Por Marcelo Buz

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!