Eurocrypt 2018 é uma Conferência Internacional sobre Teorias e Aplicações de Técnicas Criptográficas realizada em Tel Aviv, Israel, entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2018
Com o intuito de manter-se atualizado e em conformidade com as mais modernas tecnologias mundiais em criptografia, assinatura digital e tecnologia blockchain, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI participou da Eurocrypt 2018 e foi representado pelo assessor da presidência do ITI, José Carrijo.
O EUROCRYPT 2018 é uma das principais conferências da Associação Internacional para Pesquisa Criptológica (IACR) e é organizado pelo Centro de Pesquisa em Segurança Cibernética Techni Hiroshi Fujiwara .
O evento reúne pesquisadores, representantes de grandes empresas e instituições de todo o mundo para debates, apresentações e compartilhamento de conhecimento técnico em sistemas que envolvem a criptografia, incluindo fundamentos teóricos, implantação de esquemas criptográficos, criptoanálise de padrões amplamente utilizados, protocolos criptográficos, criptografia quântica, criptomoedas e assinatura digital.
“O evento foi uma grande oportunidade de trazer para o ITI o conhecimento de abordagens atuais no campo da segurança da informação e apresentar a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para representantes de diversos segmentos. O assessor também destacou sua participação no “Lightweight Cryptography Day”, evento que antecedeu a Eurocrypt realizado no dia 29 de abril, voltado para pesquisas com ênfase em criptografia de chave simétrica e dispositivos com baixo poder de processamento e armazenamento, como RFID utilizado para reconhecimento de acesso por aproximação”, diz Para Carrijo .
Aproveite e leia ou ouça o estudo – Síntese Blockchain produzido por José Carrijo – assessor da presidência do ITI Instituto Nacional da Tecnologia da Informação.
Blockchain, cripto moeda, moeda digital, bitcoin, ethereum, Monero, prova de trabalho, curva elíptica, RSA
[Ouça] ITI apresenta um estudo completo sobre Blockchain
É imprescindível considerar esquemas de assinatura digital por certificados digitais gerados em estruturas do tipo ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas na metodologia de encadeamento de blocos uma vez que a rede se baseia nos princípios de transparência e confiança.
Segunda Era da Internet, KSI, PKI e Blockchains Permissionados no White Paper produzido por Eduardo Lacerda, Assessor da Presidência do ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação.
Versão Inglês | Português