Últimas notícias

Fique informado

5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais. Ouça

16/11/2020

Spotlight

ONLYOFFICE, plataforma colaborativa, apresenta sua estrutura de segurança de dados

Confira a entrevista na íntegra com Nadya Knyazeva, Gerente de Comunicação da ONLYOFFICE, a plataforma open source que possui mais de sete milhões de usuários no mundo

27/11/2020

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25/11/2020

A certificação de plataformas de telemedicina para uso da assinatura digital

O uso de certificados digitais para assinatura de documentos clínicos é adotado no Brasil desde a primeira resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2007

25/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Solução da Valid permite realização de assembleias virtuais de instituição bancária. Ouça

A solução da Valid permite que, de forma remota, cada cotista receba um e-mail com acesso à votação na assembleia, além de alerta por SMS em seus dispositivos móveis

25/09/2020

O certificado digital, para profissionais liberais, oferece várias vantagens, como veremos a seguir

O profissional liberal autônomo conhece de perto as alegrias e as dores da sua rotina. Seja como pessoa física ou jurídica, há a necessidade de acompanhar de perto as obrigações fiscais e contábeis e lidar com a rotina administrativa, sem perder a excelência no exercício do seu ofício.

Neste artigo, você verá como o certificado digital permite ao profissional liberal gerar notas fiscais em poucos cliques, cumprir suas obrigações fiscais com praticidade, dizer adeus aos gastos com papeis e muito mais. Confira!

Emissão de NF-e

A primeira vantagem de adquirir o seu certificado digital é a facilidade com a qual é possível emitir notas fiscais eletrônicas.

Se você trabalha como MEI a emissão não é obrigatória para vendas a outras pessoas físicas. Porém, se você realizar a venda para uma empresa ou perceber que é mais vantajoso mudar seu regime de tributação para Lucro Real ou Lucro Presumido, a emissão de NF-e passa a ser obrigatória em todas as transações.

Se você já precisou emitir uma nota fiscal eletrônica, sabe que o processo não é exatamente prático. Dependendo do estado da federação pode ser necessário, inclusive, ir pessoalmente até Agência da Receita Estadual mais próxima e fazer a solicitação por lá ou então pedir que o próprio comprador faça uma nota fiscal de entrada.

Mesmo que prestar serviços a pessoas jurídicas não faça parte da sua rotina, contar com o certificado digital é a certeza de que você não vai perder vendas — nem tempo — por isso.

Com o certificado digital, basta se cadastrar na Secretaria da Fazenda do seu estado e adquirir um software de emissão de NF-e que você estará apto a emiti-las, em poucos cliques, direto do seu computador.

Economia de recursos

Quanto você gasta em um ano com papel e tinta para impressora? Qual o seu gasto com deslocamentos e autenticações ?

Ter uma assinatura digital possibilita ao profissional liberal dar adeus à processos demorados e lidar com infindáveis documentos impressos. No fim do dia, a economia com material de escritório, reconhecimentos de firma e afins, por si só, podem fazer do certificado digital uma economia, não um gasto.

Além disso, você se torna um profissional ambientalmente mais responsável e diminui sua produção de materiais descartáveis.

Acesso ao portal e-Social

O portal e-Social faz parte de uma diretriz de simplificação e unificação de uma série de obrigações acessórias que estavam espalhadas por sistemas diferentes.

Se você tem funcionários provavelmente conhece obrigações acessórias como a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que serão gradativamente integradas ao e-Social.

E para facilitar a vida do empreendedor e do profissional autônomo brasileiro é possível acessar o sistema utilizando o certificado digital.

A lista de sistemas que já foram ou serão substituídos pelo e-Social é grande e há um calendário específico de obrigatoriedade.

Acesso ao portal da Receita Federal

Você já conhece e faz uso das facilidades do Centro de Apoio ao Contribuinte (e-CAC)?

Criado em 2005, o e-CAC oferece uma série de serviços ligados à Receita Federal. Entre aqueles dedicados a pessoas físicas, jurídicas, ou ambos, o portal oferece mais de uma centena de serviços diferentes! A maioria deles, no entanto, o acesso só está disponível com o uso da assinatura digital.

Entre os serviços de acesso exclusivo para o contribuinte em posse de assinatura digital estão:

  • Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ;
  • Consulta completa da Situação Fiscal;
  • Emitir cópia dos exercícios de obrigações como DCTF, DIRPF, DIPJ, DSPJ Inativas, DITR e DIRF;
  • Solicitar parcelamento de dívidas junto à União;
  • Delegar a terceiros (seu contador, por exemplo) o uso do Portal.

Você pode conferir a lista completa de serviços no próprio site da Receita clicando aqui e é claro que o certificado também é um facilitador na hora de declarar seu imposto de renda.

Assinatura digital de documentos e contratos

Por fim, mas não menos importante, ter o seu certificado digital eCPF ou eCNPJ é sinônimo de ter a sua assinatura digital. O que é, inclusive, uma vantagem competitiva nos dias de hoje.

A assinatura digital gerada por meio do certificado padrão ICP-Brasil é equiparada, juridicamente, à assinatura manuscrita e permite ao profissional liberal assinar contratos, documentos e comunicações (inclusive e-mails) com garantia de autoria, máxima segurança e validade legal.

Bônus: vantagens específicas para profissionais liberais

Além das vantagens citadas, que se aplicam a todos os profissionais liberais, existem, também, algumas específicas, por exemplo, para médicos ou advogados.

Os médicos, cujo uso do Certificado Digital já ocorre no dia a dia, permitindo ao profissional acessar serviços como TISS (Troca de Informações na Saúde) e realizar a entrega da DMED (Declaração de Serviços Médicos e da Saúde) à Receita, podem contar com o eMédico, que pode ser instalado diretamente no chip de sua CRM Digital (Cédula de Identidade Médica).

Os advogados, por sua vez, também podem ter o certificado digital instalado diretamente na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (desde de que essa seja do modelo atual, com chip). Com o eJurídico em mãos, o profissional do direito acessa os sistemas oferecidos pelos tribunais de justiça, estaduais ou federais.

Fonte: Pode Contar por Valid

Valid alerta sobre fraudes durante a Black Friday. Ouça

Como os certificados digitais aumentam a produtividade no RH? Ouça

Segurança em nuvem: o uso do HSM para certificados digitais. Ouça

Leia mais sobre certificação digital pela Valid em sua coluna completa!

  Explore outros artigos!