Menu

Últimas notícias

Fique informado

6 anos ANCD: importância do associativismo para o desenvolvimento da ICP-Brasil

24/09/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Câmara dos Deputados amplia transformação digital do País com assinaturas eletrônicas. Por Egon Schaden Júnior

A Câmara dos Deputados votou na última terça-feira, 11, a Medida Provisória nº 983/2020, que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e outras questões.

14/08/2020

Márcio Nunes assume presidência do Conselho de Administração da ANCD e confirma Egon Schaden Júnior como presidente-executivo

Márcio Nunes da Silva é o novo presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD. Nunes assume o cargo após cumprir dois mandatos como vice-presidente do colegiado.

04/06/2020

Entenda o Projeto de Lei 7.316/02 que substituirá a Medida Provisória 2.200/01

Veja o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania  – CCJC, sobre o Projeto de Lei nº 7.316, de 2002 em 29 de outubro de 2019.

04/11/2019

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD completa 6 anos de sua fundação neste 24 de setembro

Mais antiga associação de Autoridades Certificadoras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, a ANCD trabalha desde sua criação para possibilitar o constante desenvolvimento da ICP do Brasil, ativo, infraestrutura de datacenters, salas-cofres, tokens e cartões, softwares, hardwares e agentes de registro, que mesmo longe dos olhos dos brasileiros está presente há quase 20 anos desburocratizando e ajudando o Estado a diminuir fraudes e economizar com a transformação digital e encolhimento das estruturas físicas (balcões) de atendimento.

O ano de 2020 tem sido de grandes desafios e aceleradas transformações, nesse cenário, a boa tradição do mercado de certificação digital, de debates para a o aprimoramento da Infraestrutura e busca por consensos, pode ser o diferencial para que a ICP-Brasil siga entregando à sociedade serviços que garantam a digitalização segura do país e a segurança cibernética.

Cabe lembrar que a ICP-Brasil é uma das mais eficientes parcerias público-privadas do Brasil, que impacta ações realizadas em todo país ao aproximar órgãos públicos, empresas privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento saudável de um ecossistema moderno, ativo e de grande alcance.

Desde sua criação, em 2001, por meio da Medida Provisória nº 2.200-2, a ICP-Brasil mantém-se como uma estrutura confiável, estável, segura e com grande capilaridade, é para defender essa Infraestrutura nacional, que possibilita a soberania digital do País e o desenvolvimento econômico da nação, que a ANCD trabalha incansavelmente há 6 anos.

É com orgulho, e por acreditarmos no potencial do associativismo, que em nossa caminhada em defesa da ICP-Brasil construímos legitimamente parcerias com o Governo, com empresas privadas e entidades do terceiro setor, objetivando sempre participar e contribuir para o aprimoramento de normativas e políticas públicas que garantiram a continuidade do sucesso e da segurança da ICP-Brasil.

Para além dos ambientes de diálogo conquistados diariamente, a ANCD também comemora a continuidade de sua participação no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, ambiente plural e democrático com foco na certificação digital.

Além do fortalecimento das parcerias com outros entes, a ANCD teve como grande marca em 2020 a consolidação da profissionalização de sua equipe, garantindo atuação eficiente frente aos mais diversos desafios encontrados.

Foi a partir deste aprimoramento que ANCD passou a contribuir cada vez mais ativamente com a divulgação de estudos e materiais educativos, com o intuito de colaborar nos debates sobre a transformação digital do País e popularizar o tema da certificação digital.

Todos os avanços foram possíveis graças ao interesse e envolvimento das empresas associadas e afiliadas da ANCD. Temos entre nossas associadas grandes e importantes empresas do setor: AC Certisign, AC Serasa Experian e AC Valid e seguimos ampliando o número de afiliadas: AC Fenacon, AC Online e AC CertBank.

É a confiança dessas empresas na relevância do associativismo para a saúde do mercado que mantém a ANCD forte e atuante.

É neste momento de grande impulso no desenvolvimento de estratégias de governo digital, ampliação das rotinas em home office e busca por soluções que garantam assinaturas digitais seguras, que a ANCD completa seus 6 anos.

E com a experiência acumulada até aqui, acreditamos ser essencial que os ecossistemas da certificação digital mantenham o bom diálogo interno e o respectivo respeito pelo papel de cada ente no desenvolvimento das políticas públicas e de mercado. Assim, poderemos garantir a continuidade do sucesso da parceria entre o público, o privado e o terceiro setor e a entrega das melhores e mais seguras soluções de assinatura digital ao cidadão brasileiro. 

Retrospectiva ANCD

1 comentário até agora

Ir para a discussão
  1. Parabéns a ANCD por sua trajetória de evangelização sobre a ICP-BRASIL e a Certificação Digital e por todas as conquistas para a Indústria.

<

Pular para a barra de ferramentas