Últimas notícias

Fique informado

9 dicas para aprimorar a busca em ferramentas de Inteligência Artificial

22 de novembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

InterSystems discute Inteligência Artificial na saúde no HIMSS2023

A InterSystems estará na nova edição de 2023 do HIMSS Global Health Conference & Exhibition, o mais influente evento sobre tecnologia

17 de abril de 2023

Soluções Enterprise da NVIDIA e TDFX viabilizam a criação de mundos virtuais e experiências no metaverso

Estúdio brasileiro de efeitos visuais utiliza o NVIDIA Omniverse para agilizar processos e facilitar a criação de avatares

11 de abril de 2023

Samsung decide desenvolver seu próprio sistema de Inteligência Artificial

Apresentamos o tema Inteligência Artificial – IA, com foco em notícias e artigos voltados para identificação digital e segurança da informação.

10 de abril de 2023

Com tecnologias generativas, a inteligência artificial ganhou a capacidade de gerar novos conteúdos por aproximação estatística

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como as empresas operam e oferecendo novas perspectivas para melhorar a produtividade e a eficiência dos colaboradores.

O estudo da Microsoft “Will AI Fix Work?”, que ouviu 31 mil pessoas em 31 países, mostra que as empresas conseguem aumentar a criatividade das equipes e desbloquear a produtividade dos profissionais com o uso de IA.

Com tecnologias generativas, a inteligência artificial ganhou a capacidade de gerar novos conteúdos por aproximação estatística. Ou seja, chega a novas conclusões, a partir de informações e dados recebidos ou “aprendidos”.

“A IA pode ser comparada à um bebê em constante aprendizagem. Foram criados mecanismos pelos quais a tecnologia consegue aprender, muitas vezes sozinha ou com estímulos”, afirma Leandro Berchielli, superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech, empresa de consultoria estratégica de inovação e transformação digital e Tech Hunting.

No âmbito corporativo, o especialista explica que ferramentas, como o ChatGPT, possuem diversas aplicabilidades, principalmente para aumentar a produtividade, tornando-se um assistente virtual no dia a dia dos colaboradores.

Mas, para extrair todo o seu potencial, é preciso entender a fundo como direcionar as informações e os comandos. Muitas vezes, perguntas muito simples ou sem os direcionamentos adequados podem resultar em respostas sem contexto ou que não condizem com o esperado.

Berchielli esclarece que, antes de sair fazendo as perguntas, é importante pensar sobre o que se quer, de fato. Também é preciso passar informações específicas e de qualidade, para que a ferramenta de IA possa devolver respostas e insights relevantes.

“Esses comandos são chamados de prompts, que funcionam como guias claros que direcionam a ferramenta a processar informações e gerar respostas alinhadas com as intenções do usuário”, diz.

Pensando nisso, o executivo elencou nove dicas para melhorar as buscas com IA e aproveitar seu potencial para aumentar a produtividade. Confira:

Clareza: as informações devem ser claras e específicas na pergunta ou instrução. Deve-se evitar ambiguidade, pois isso pode gerar respostas que não atendam às expectativas.

Contextualização: é importante fornecer contexto suficiente para que o modelo entenda o cenário ou o tópico sobre o qual é perguntado. Quanto mais informações, melhor será o retorno da IA.

Formatação e estrutura: não existe um modelo padrão, mas, às vezes, estruturar a pergunta de uma forma particular, como uma lista ou perguntas separadas, pode ajudar a ferramenta a fornecer uma resposta mais organizada.

Comprimento: o “menos é mais” não é o melhor caminho neste caso. Não há problema em fazer um prompt mais longo, se isso for necessário para adicionar clareza e contexto.

Especificação de formato de resposta: se você tiver um formato específico em mente para a resposta, seja tópico, texto corrido, lista, dissertação etc, escreva isso no prompt. Exemplo: “liste três razões para…”. Assim, a resposta virá em lista, em vez de parágrafo.

Evitar viés e assumpções: na inserção das informações, vale atenção com o uso de linguagem que possa embutir um viés ou fazer suposições desnecessárias. Essas questões podem influenciar a resposta do modelo.

Tom: a IA é boa em assumir papéis. A pergunta pode especificar o tom desejável da resposta, já orientando que ela seja em tom formal, informal ou humorístico, por exemplo.

Solicitar fontes: para quem busca informações baseadas em dados ou pesquisa, pode ser útil solicitar que o modelo forneça fontes ou referências.

Iteração e refinamento: se a primeira tentativa de um prompt não produzir os resultados desejados, considere refina-lo com base nos resultados e tente novamente.

“À medida que a tecnologia avança, a integração inteligente da IA no ambiente de trabalho continuará a moldar o futuro da produtividade empresarial, permitindo que as organizações alcancem níveis inéditos de sucesso”, afirma Berchielli.

Sobre a SIS Innov & Tech

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes.

Ferramenta de busca interna tem o poder de otimizar a conversão no e-commerce

O Futuro da Busca: Relatório Cadastra/Similarweb mostra avanço da IA, experiências reais e tendências no SEO

Protegendo a Privacidade de Dados: O Futuro Seguro da IA

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Destaques IA Notícias

TAGS

buscador