Últimas notícias

Fique informado
Certificação digital no Brasil: fora do compasso?

Certificação digital no Brasil: fora do compasso?

20/07/2015

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Biometria na ICP-Brasil

As necessidades de suplementação de procedimentos na identificação de portadores

22/01/2016

Criptografia assimétrica | Ameaçada?

Para abordarmos a questão da vulnerabilidade, ou não, da criptografia

11/01/2016

Onde está Wally?

Onde está Wally? Talvez não seja um título com mera

13/05/2015

Prepara!!!

A música da Anitta, Show das poderosas, começa dizendo: “Prepara que agora é a hora …” e, desde que retomei minhas atividades profissionais, inclusive escrevendo aqui no CryptoId, venho observando, como naquele meme das redes sociais… SÓ OBSERVO !!!

Evandro Oliveira

Evandro Oliveira

Por Evandro Oliveira

Das minhas observações nos últimos meses, já posso constatar que a música da Anitta é passado, tá atrasada, deveria ter sido observada e servir de orientação quando foi lançada, algum tempo atrás. Na época do lançamento a música já estava ultrapassada.

Alguém estará se perguntando: certificação digital, ultrapassada em quê?

A certificação digital no Brasil está fora do compasso da necessidade e da disponibilidade de recursos tecnológicos que uma infraestrutura de chaves públicas provê.

A ICP_Brasil se consolidou muito na obrigatoriedade de uso do certificado digital em função de obrigações principais e acessórias junto ao Poder Público. Se por um lado isto deu muitas garantias e obrigou aos contribuintes avançarem, por outro lado, negligenciou o uso de certificados digitais em outras estruturas e funcionalidades.

Em artigo publicado aqui (Onde está Wally) eu abordo a questão dos profissionais de TI que ainda não perceberam que o uso dos certificados digitais vai muito além de emissão de notas fiscais; entrega de imposto de renda e cumprimento de obrigações contábeis e fiscais.

As empresas de TI ainda estão engatinhando no desenvolvimento de aplicações e usabilidade de um certificado digital além das obrigações exigidas pelos Governos. Uma questão que tem se tornado essencial na segurança da informação, o email seguro, por exemplo, tem sido negligenciado por grandes corporações. Outros grandes problemas de segurança poderiam ser resolvidos com o uso de certificados digitais.

A elevação da dependência de tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas empresas e organizações, de qualquer porte, está colocando em risco até a vida destas empresas, sendo que o uso de software e hardware que funcione com certificados digitais proporcionaria, certamente, uma elevação dos níveis de segurança da informação e, em muitos casos, maior usabilidade de sistemas informacionais.

Tenho visto algumas “soluções” de TI em andamento que desconsideram os atributos e funcionalidades de certificados digitais por absoluta falta de conhecimento de desenvolvedores sobre o tema.

Sou da turma que gosta de ver códigos (show me the code), e tenho visto verdadeiros absurdos, onde uma simples estrutura de PKI (e nem precisa ser certificado da ICP-Brasil) proveria soluções limpas e elegantes. Aliás, fico assustado com a quantidade de profissionais de TI que pensam que só pode usar certificado digital da ICP-Brasil e que, pelos custos, é proibitivo para os seus projetos.

A certificação digital no Brasil passou muito da fase do “prepara”, até a Anitta tava mais adiantada que muitos no país. Agora é correr atrás do “lucro” pois quem corre atrás do prejuízo não se preparou e não está preparado. Algumas novidades e avanços estão sendo consolidados entre blocos econômicos e, muito em breve, certificação digital de um país será reconhecida e tratada em muitos outros países com facilidade. A opção do Governo Brasileiro ao montar a ICP-Brasil mostrou-se corretíssima, a estrutura foi preparada e está pronta há muito tempo, e evoluindo.

O nível de segurança da informação, com o uso da tecnologia da certificação digital entrará em outro patamar muito rapidamente. Quem não estiver preparado vai passar recibo de atrasado tecnologicamente. Aqueles que no Brasil imaginam o espaço para uso de certificados digitais está consolidado ou que pensam que o grande negócio será sempre a venda de certificados digitais, não tem a mínima noção do que está por vir.

Sobre Evandro Oliveira

Graduado em Administração, com atuação em áreas de RH, Marketing, Planejamento e Gestão Estratégica.

Pós-Graduado (MsC) em Administração Pública e Tecnologias da Informação, com ênfase em Segurança de Redes do Setor Público.

Professor de disciplinas nos cursos de Administração, Computação, Ciência da Informação e outros.

Consultor independente em Certificação Digital, Sistemas de Segurança de TI, Marketing Digital e Redes de Computadores.

Especialista e Consultor na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)

Palestrante e Conferencista.

Colunista do Portal CryptoID.

Leia outros artigos do colunista Evandro Oliveira aqui!

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<