Últimas notícias

Fique informado
A cultura de inovação começa pela inovação da cultura. Por Daniel Fabre Afonso, CEO da Safeweb

A cultura de inovação começa pela inovação da cultura. Por Daniel Fabre Afonso, CEO da Safeweb

16 de janeiro de 2024

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Precisamos combinar as skills. Por Daniel Fabre Afonso

Equipes que possuem elevadas competências técnicas, como cursos, especializações e certificações, o que chamamos de hard skills.

27 de dezembro de 2023

Como comprovar a data que efetivamente um contrato foi assinado digitalmente?

Muitos provedores de certificados digitais em nuvem já estão um passo à frente, incluindo o Carimbo do Tempo em suas soluções de assinatura digital

20 de dezembro de 2023

Safeweb, a marca de Certificado Digital preferida pelos gaúchos

A Safeweb recebeu um dos prêmios mais importantes na categoria de Certificação Digital no Rio Grande do Sul

2 de maio de 2023

É uma mudança cultural que redefine a maneira como organizações operam, colaboram e se adaptam às demandas do mundo contemporâneo

Por Daniel Fabre Alonso

Daniel Fabre Alonso, CEO da SafeWeb

A transformação digital é muito mais do que simplesmente adotar novas ferramentas tecnológicas em um ambiente corporativo.

É, essencialmente, uma mudança cultural que redefine a maneira como as organizações operam, colaboram e se adaptam às demandas do mundo contemporâneo.

Enquanto a tecnologia é a ferramenta que impulsiona essa transformação, a verdadeira mudança reside na mentalidade das pessoas e na disposição de aprender e ensinar.

É crucial entender que as ferramentas tecnológicas, por si só, não são suficientes para provocar uma transformação digital eficaz.

Elas são como instrumentos nas mãos dos usuários, e seu potencial é desbloqueado apenas quando combinado com uma nova mentalidade, aberta à inovação e ao aprendizado contínuo.

Em uma era quando tanto as hard skills quanto as soft skills são fundamentais (falei disso posts antes), a transformação digital exige um equilíbrio entre ambas.

O ensino das novas tecnologias é para aqueles que possuem habilidades técnicas (hard skills), enquanto o aprendizado, impulsionado por um mindset flexível e aberto ao novo, é uma característica das soft skills.

A transformação digital não é exclusividade de grandes corporações; ela deve ser universal, atingindo até os pequenos negócios, como pizzarias, barbearias e mercados de bairro.

No contexto brasileiro, onde a maioria dos CNPJs são de pequenos empreendimentos, a transformação digital torna-se ainda mais crucial.

Muitos ainda enfrentam desafios como trânsito, burocracia demasiada e perda de tempo para lidar com processos antiquados em papel.

É imperativo que esses empresários compreendam a importância de adotar práticas mais modernas e eficientes.

Não acho que nossa tecnologia seja elitizada, mas talvez a nossa cultura o seja.

A popularização do uso de assinatura eletrônica é um exemplo prático desse movimento de transformação. No entanto, é vital não apenas adotar a ferramenta, mas também compreender a criticidade dos tipos de assinaturas e a importância da ICP-Brasil como aquela que produz assinatura eletrônica com nível mais elevado de confiabilidade a partir de suas normas, de seus padrões e de seus procedimentos específicos.

Em resumo, a transformação digital é uma jornada que vai além da adoção de tecnologias. É uma mudança cultural que requer a vontade de aprender, ensinar e abraçar novas mentalidades.

Para que o Brasil avance nesse cenário, é essencial que todos, desde grandes corporações até pequenos negócios locais, se envolvam nesse processo de evolução, adotando práticas mais eficientes e abraçando as oportunidades proporcionadas pela era digital.

Leia aqui outros artigos de Daniel Fabre Afonso, CEO da Safeweb.

Entrevista com Daniel Fabre e Leonardo Gonçalves da Nova ANCD

O certificado digital ICP-Brasil é apenas uma obrigação ou seria correto afirmar que se tornou uma necessidade? Por Daniel Fabre Afonso, CEO da Safeweb

A presunção de confiança. Por Daniel Fabre Afonso, CEO da Safeweb

Precisamos combinar as skills. Por Daniel Fabre Afonso

Sobre Safeweb

A Safeweb, é uma empresa do Grupo Safepar, com expertise em soluções inovadoras em certificação digital, dedicada em proporcionar a melhor experiência e segurança aos seus parceiros e clientes. 

Presente no mercado há quase 30 anos, garante a operação de 12 Autoridades Certificadoras e uma rede com mais de 680 Autoridades de Registro e 4.000 locais de atendimento em todo o Brasil e exterior.  

Leia aqui outros artigos sobre a Safeweb publicados no Crypto ID.

Sobre Grupo Safepar

O Grupo Safepar é um ecossistema de empresas líderes nos seus segmentos, de certificação digital, carimbo do tempo, portal de assinaturas eletrônicas, meios de pagamento, documentos fiscais eletrônicos e soluções para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. 

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!