Últimas notícias

Fique informado

A Valid apresenta artigo completo sobre Telemedicina com foco em prescrição eletrônica. Ouça

3 de novembro de 2020

Spotlight

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

QR Code: Valid explica o que é e como funciona. Ouça

A tecnologia QR Code tem sido muito utilizada. Seja nas notas fiscais, seja em lives durante a quarentena, certamente você já a viu em algum lugar.

29 de julho de 2020

Telemedicina: médico, assine sua receita digital para prescrição eletrônica

Com a telemedicina em vigor, durante o período de pandemia do Covid-19, médicos e demais profissionais de saúde precisaram se adequar aos novos procedimentos como a prescrição digital para pacientes na teleconsulta

O atendimento à distância deve ser realizado entre médico e paciente, com tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança, o sigilo das informações e registre em prontuário clínico as informações necessárias para a composição do documento.

A prescrição eletrônica, como a emissão de atestados, receituários, declarações e exames, estão autorizados na teleconsulta, mas precisam atender às exigências de segurança definidas na Portaria do Ministério da Saúde 467/2020.

O que é um certificado digital?

O certificado digital identifica pessoas, instituições e equipamentos no mundo digital.

Com o uso dele, transações online, como acesso a sites, sistemas e plataformas ou na assinatura de documentos eletrônicos, a autoria e a identidade na Internet são garantidas, possuem validade jurídica e segurança.

O eCPF, certificado digital para pessoa física, é o modelo indicado para médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e demais profissionais da saúde que precisem assinar digitalmente prontuários, receituários, declarações, exames e demais documentos eletrônicos.

Fique atento ao tipo do certificado, que pode ser A1 ou A3. E se você já usa alguma plataforma digital para assinar seus documentos, verifique qual o tipo de certificado ela aceita.

No modelo A1 o certificado possui validade de um ano e é armazenado no seu computador ou notebook. Já o modelo A3 possui validade de até três anos e é instalado em hardware criptográfico: smartcard, token ou em nuvem.

Aqui na Valid possuímos uma linha completa de certificados digitais exclusivos para médicos, o eMédico e para os profissionais da saúde, o eSaúde.

Se você procura por um certificado que proporcione mobilidade para acessar onde e quando quiser, no smartphone, computador ou notebook.

Conheça o VIDaaS, o certificado digital em nuvem que você precisa.

Confira a seguir o passo a passo de como utilizar um certificado digital para assinar digitalmente receitas médicas e efetuar a prescrição eletrônica.

Como assinar receitas médicas eletrônicas?

Com a crescente demanda por teleconsulta e consequentemente, prescrições eletrônicas, é possível encontrar no mercado várias plataformas que permitem assinatura eletrônica de documentos da área da saúde.

Antes de escolher a plataforma que vai utilizar no seu consultório, verifique se ela atende às exigências do Conselho Federal de Medicina, ANVISA ou do Conselho Federal da sua classe.

Vale lembrar que para todos os exemplos a seguir é necessário possuir certificado digital ICP-Brasil para utilizar as plataformas. O Certificado precisa estar válido e dependendo do tipo, instalado na própria máquina, conectado por meio de um cartão ou token ou ainda conectado via aplicação como o Vidaas Connect.

Memed

Uma solução de receita médica gratuita, destinada aos médicos cadastrados na Memed. Pode ser integrada ao prontuário eletrônico.

  1. Acesse https://memed.com.br
  2. Clique em Login, informe o seu e-mail e senha, e depois em Entrar;
  3. Antes de começar a assinar, você precisa integrar o seu certificado digital ao sistema Memed.
  4. Agora, inicie sua prescrição;
  5. Após inserir os medicamentos, clique em Gerar Prescrição;
  6. Na tela Emitir Receita, verifique se a opção Assinar Digitalmente está habilitada (com o botão verde);
  7. Informe o DDD e o número do telefone do paciente;
  8. Confira as opções apresentadas em Receituários, selecione o formato que deseja e clique em enviar;
  9. Aparecerá uma mensagem de autorização para assinar o documento, clique em Autorizar;
  10. Na sequência, será solicitada a senha do certificado digital ou QR Code para realizar a assinatura;
  11. Informe o código solicitado e clique em Permitir ou Ok. Aguarde aparecer a mensagem Prescrição Enviada.
  12. Receita assinada e enviada ao paciente.

No sistema Memed, o PDF gerado pela plataforma não apresenta a assinatura, somente a via digital enviada por SMS. 

Caso o paciente queira o PDF para apresentar, há a opção, dentro da via digital, de baixar a receita assinada.

Receita Médica Digital com Você

ReceitaMedica.com.vc é a plataforma de prescrição eletrônica gratuita da Valid, que permite aos médicos, com uso do certificado digital em nuvem, o VIDaaS, prescreverem e assinarem receituários on-line simples, de controle especial ou antimicrobianos, atestados, declarações e exames, tudo de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina e da ANVISA.

O Receita Médica também pode ser utilizado por farmacêuticos para dispensação de medicamentos das prescrições eletrônicas individuais assinadas com certificado em nuvem Valid.

Para começar a prescrever:

  1. Acesse https://receitamedica.com.vc;
  2. Na página, clique em Prescrição Médica;
  3. Em seguida, clique em Acessar com o VIDaaS;
  4. Aparecerá o QR Code para autenticação na tela.
  5. Abra o app VIDaaS, clique em Autenticar, posicione o smartphone para ler o código QR na tela do computador e informe a senha do seu certificado em nuvem.
  6. No primeiro acesso, é necessário preencher o perfil do médico. Informe os seus dados e clique em Cadastrar;
  7. Para começar a prescrever, clique em Nova Prescrição;
  8. Informe os dados do paciente. Se for um paciente recorrente, ao digitar o CPF o sistema preencherá com os dados já cadastrados.
  9. Selecione o tipo de documento que deseja preencher, receituário, atestado, pedido de exames ou relatório;
  10. Preencha as informações do receituário e no final, clique em Assinar;
  11. Pronto, documento assinado digitalmente com o seu certificado digital em nuvem VIDaaS. Feito isso, a prescrição será enviada direto para o e-mail do paciente ou se preferir, você pode baixá-la para seu computador.

Viu só como é rápido, prático e seguro.

Como assinar receita médica digital em PDF?

Você também pode assinar receituário médico em PDF, sem precisar usar sites ou plataformas. Mas neste caso, lembre-se que você precisará redobrar a sua atenção quanto ao armazenamento e a guarda segura desses documentos, bem como um procedimento de backup.

Se optar por assinar receitas em PDF e sem plataformas de assinatura, você precisará baixar e salvar os modelos de receituários médicos eletrônicos aprovados pelo CFM – Conselho Federal de Medicina, disponível aqui.

Veja a seguir como assinar receituário eletrônico em PDF:

  1. Abra o arquivo em PDF no seu computador;
  2. No programa do PDF, clique em Ferramentas e depois na opção Certificados;
  3. Em seguida, clique em Assinar Digitalmente;
  4. Clique em arraste com o mouse para selecionar a área que deseja assinar no documento;
  5. Selecione o certificado digital disponível para assinatura, clique em Continuar e depois em Assinar;
  6. Escolha o local onde deseja arquivar o documento no computador e clique em Salvar;
  7. Informe a senha do seu certificado digital para assinar o documento e clique em OK;
  8. Pronto, documento assinado. Agora envie para o seu paciente o arquivo em PDF assinado.

Se você usa o VIDaaS, o Certificado Digital em Nuvem Valid, assista o vídeo sobre como assinar documentos em PDF com o VIDaaS Connect.

Como conferir a validade de prescrições eletrônicas?

Quando você precisar conferir a validade de uma prescrição eletrônica, basta acessar ReceitaMedica.com.vc e na página inicial, clicar no botão validação, ou se preferir, acesse diretamente no validador de documentos digitais do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Em ambos, basta ler o QR Code ou anexar o documento que deseja conferir, clicar no botão validar e aguardar a resposta da consulta que será exibida na página.

Esperamos que esse texto tenha ajudado você a conhecer mais sobre o certificado digital, a assinatura digital em prescrição eletrônica e como validar a autenticidade desses documentos.

Ah e vale lembrar que a Valid é credenciada pelo Conselho Federal de Medicina o que garante descontos exclusivos para médicos e médicas devidamente registrados, acesse e confira.

Fonte: Pode Contar por Valid

Segurança em nuvem: o uso do HSM para certificados digitais. Ouça

Como os certificados digitais aumentam a produtividade no RH? Ouça

Valid fala sobre a adequação à LGPD e a importância dos dados da sua empresa. Ouça

Acompanhe a coluna da Valid aqui no Crypto ID!

  Explore outros artigos!