Últimas notícias

Fique informado

Acesso ao e-CAC via Gov.Br. Ouça

30 de julho de 2020

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

OAB-PE é a primeira a implementar uma Central de Alvarás Digital. Ouça

Projeto digital foi desenvolvido em cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal.

21 de julho de 2020

Dois em cada dez sites de e-commerce não estão protegidos para as compras de Dia dos Namorados, revela estudo da Serasa Experian. Ouça

São aproximadamente 176 mil endereços eletrônicos que oferecem riscos à população. Especialistas da Serasa Experian dão dicas para o consumidor fazer compras com mais segurança.

12 de junho de 2020

Medida e-CAC contribui para universalizar o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal

Desde o dia 02 de julho, o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal do Brasil (RFB) passou a ter mais uma opção de acesso: o portal Acesso Gov.Br (acesso.gov.br).

O Gov.Br é uma a plataforma de login que permite o acesso do usuário aos serviços públicos digitais, garantindo a identificação de cada cidadão no meio virtual. O canal possibilita o acesso por meio de uma única autenticação digital do usuário dos serviços públicos on-line.

Ou seja, com um só usuário e senha será possível utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados à plataforma de login.

Essa é uma ação da Receita Federal para integrar todo o seu atendimento virtual, com o objetivo de permitir a um número maior de contribuintes o acesso aos serviços digitais.

O Fisco avisa que o acesso direto ao Portal e-CAC ficará disponível somente até 31 de agosto. A partir de 1º de setembro, o acesso ao Portal e-CAC se dará somente pelo Acesso Gov.Br ou via o Código de Acesso (que contará com um período de transição para ser descontinuado).

Porém, os serviços da Receita Federal disponíveis no Portal e-CAC que eram acessados por intermédio do Certificado Digital, continuam da mesma forma, pois a alteração afeta apenas o processo de login. Inclusive, uma das maneiras de se acessar a conta no Gov.BR é utilizando o Certificado Digital.

Enfim, para mais informações sobre o acesso ao Portal e-CAC através do Gov.Br, clique aqui.

Como fazer o acesso ao e-CAC via Gov.br utilizando o Certificado Digital?

Veja abaixo o passo a passo de como acessar o Portal e-CAC de maneira mais prática e segura utilizando o Certificado Digital:

1. Primeiramente, acesse o Portal e-CAC clicando aqui.

2. Clique em “Entrar com gov.br”

3. Em seguida, na página do gov.br, clique em “Certificado Digital” e digite a senha de seu certificado.

4. E pronto! Você já terá acesso aos serviços do Portal e-CAC.

E vem mais novidade por aí

Novos avanços e novas entregas já estão planejadas para o Portal e-CAC, de modo que outros serviços virtuais da RFB sejam agregados ao Portal, bem como a expansão dos serviços virtuais para contribuintes que antes não conseguiam acessar o Portal.

Visando sempre a garantia dos níveis de segurança jurídica e da informação.

Por fim, o uso da Certificação Digital para acessar o Acesso Gov.Br da Receita é prático e garante que o envio dos documentos seja feito de forma segura e com total validade jurídica.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Serasa Experian possibilita renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet. Ouça

Como digitalizar documentos com validade jurídica? Ouça

O que é e para que serve o e-CPF e o e-CNPJ. Ouça