Últimas notícias

Fique informado

ANCD e Frente Parlamentar da Economia Digital participam de evento em Florianópolis

21/01/2020

O dia de atividades foi organizado pela ANCD, ACATE e  ACIF. Em foco tecnologias, Governo Digital e Startups.

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD participou nesta segunda-feira, 20, em Florianópolis, de Encontro da Frente Parlamentar da Economia e Cidadania Digital do Congresso Nacional. Durante todo o dia foram realizadas reuniões, palestras e encontros.

A ação foi organizado pela ANCD, pela  Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE e pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, e contou com o apoio do Sebrae, do Instituto Cidadania Digital,  da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Certi e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.

Participantes do evento em Florianópolis

Participam do evento em Florianópolis os deputados federais Vinicius Poit (NOVO/SP), Angela Amin (PP/SC) e o estadual Bruno de Souza (NOVO/SC).  O presidente da ANCD, Egon Schaden Júnior, que participou de todas as agendas do dia, explicou a importância da aproximação da ANCD, e por consequência da certificação digital, da Frente Digital do Congresso.

“A ANCD possui uma Agenda Legislativa muito transparente e comprometida com o Brasil. Defendemos diariamente o exitoso modelo de Certificação Digital no padrão da ICP-Brasil e a busca pela massificação através de projetos que possibilitem a criação de novos serviços e aplicações para o cidadão. Desde 2019 nossa entidade vem interagindo com os parlamentares da Frente da Economia e Cidadania Digital comprometidos e empenhados na desburocratização com a digitalização da economia e dos serviços de governo.”

A programação em Florianópolis incluiu visitas a empresas de tecnologia da informação, segurança da informação e startups. A comitiva conheceu a empresa Dígitro e a Startup Involves. O dia também contou com visita ao ecossistema da ACATE, grande e moderna incubadora de startups, onde foi debatido o Projeto de Lei que cria o Marco Regulatório das startups, que está sendo relatado pelo deputado Vinicius Poit (NOVO/SP).

Foram debatidos também temas ligados ao governo digital e novas tecnologias disruptivas, incluindo a massificação da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Na visita a FIESC,  parlamentares e especialistas em digitalização da economia e do governo conheceram o Observatório FIESC, sistema que tem por finalidade ajudar no desenho de estratégias para o crescimento das mais de 50 mil indústrias em todos o estado de Santa Catarina através do monitoramento, decodificação e análise de informações que fortaleçam ainda mais o setor industrial do estado. Também foram apresentadas iniciativas do SESI e SENAI na área de digitalização. As atividades foram encerradas com jantar que reuniu empresários, dirigentes e convidados.

A agenda em Florianópolis abriu o calendário de atividades da ANCD em 2020, o presidente da associação falou sobre a relevância de iniciar os trabalhos do ano na cidade, que tem grande destaque dentro do cenário da certificação digital ICP-Brasil.

“Santa Catarina, em especial Florianópolis, é hoje o maior e mais qualificado polo de tecnologia do nosso País. Para nosso setor de certificação digital já é simbólico pela presença do Laboratório de Segurança em Computação da UFSC e da segunda Sala Cofre da nossa ICP-Brasil. É muito relevante que a ANCD participe deste processo de divulgação da ACATE e futuramente empreenda projetos e pesquisa na área de certificação digital ICP neste “vale do silício brasileiro”, finalizou Schaden.

Entrevista ao presidente da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital Egon Schaden Junior

ANCD fala sobre Certificação Digital ICP-Brasil no 19º Congresso da Facesp

Certificação Digital ICP-Brasil é tema de encontro entre Frente Parlamentar de Economia e Cidadania Digital e ANCD