Últimas notícias

Fique informado

Anywhere Office: como as empresas podem garantir a segurança de dados com colaboradores cada vez mais longe do escritório?

1 de dezembro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Especialista indica medidas de segurança que empresas e colaboradores devem tomar em sistema remoto e quando usam redes desprotegidas

A pandemia de Covid-19 trouxe ao mercado uma forma de trabalhar que se tornou realidade para muitas empresas: o home office.

Alguns utilizam o conceito de anywhere office, em que é possível trabalhar de qualquer lugar, inclusive viajando. Isso proporciona diversos benefícios ao colaborador relacionados à qualidade de vida, mas as companhias devem estar atentas à segurança dos dados da empresa nesse fluxo. 

Alguns cuidados devem ser tomados nesses casos. Denis Riviello, especialista e Head de Cibersegurança da Compugraf, fornecedora de soluções de segurança da informação e privacidade de dados das principais organizações brasileiras, explica que, para mitigar essas ameaças, é essencial adotar boas práticas de segurança.

“Enquanto os colaboradores estiverem viajando e usando redes desprotegidas, podem acontecer capturas e exposição de dados confidenciais. Os métodos de uso devem partir dos funcionários, mas o uso de soluções específicas para garantir a cibersegurança deve vir das companhias, é um trabalho conjunto”, explica.

Segundo o executivo, o cuidado precisa ser constante, pois os riscos são significativos. “Em caso de violação da segurança, pode ocorrer a captura de dados, em que hackers acessam informações transmitidas pela rede, que podem incluir dados confidenciais, exposição a malware e vírus. Além disso, ao conectar-se a essas redes, os dispositivos podem realizar downloads automáticos de arquivos maliciosos ou ataques direcionados, como o phishing, ameaça nas quais os usuários podem ser enganados e fornecer informações confidenciais, como senha ou detalhes de login”, pontua.

Riviello ainda destaca que, para mitigar essas ameaças, é importante utilizar soluções como uma VPN para criptografar a conexão, ou uma solução de Zero Trust Network Access (ZTNA) para limitar o acesso a recursos e informações corporativas.

“Manter os dispositivos e softwares atualizados, utilizar autenticação de múltiplos fatores, evitar o compartilhamento de informações confidenciais em redes públicas e utilizar outras camadas de segurança, como antivírus e Security Web Gateway (SWG), nos dispositivos de trabalho, pode ser a diferença entre estar protegido e ser vítima de um vazamento”, explica. 

Soluções que previnem ameaças do cenário

O cenário exige uma maior atenção das empresas. Conforme dados do relatório de ameaças da ESET, as tentativas de conexão clandestina cresceram 865,5% em 2020 e 657,1% em 2021 na América Latina.

Nesse meio, as ameaças de phishing correspondem a 29,6% dos malwares detectados pela ESET no último quadrimestre do ano passado.

Pensando nesse contexto, a Compugraf possui uma linha de soluções para atender à crescente demanda de empresas que buscam reforçar a segurança com o anywhere office.

Ferramentas que fornecem uma camada essencial de proteção e segurança para os endpoints utilizados pelos colaboradores remotos, que permitem um acesso remoto seguro à rede corporativa e que protegem os usuários durante o acesso à Internet.

“O anywhere office é uma opção que vem ganhando espaço no mundo conectado que vivemos por realmente oferecer diversos benefícios aos profissionais. Por isso, garantir as boas práticas de segurança e evitar transtornos futuros, com o vazamento de informações e o comprometimento de sistemas, permite que as empresas e as equipes profissionais aproveitem o melhor que esse sistema tem a oferecer”, completa Riviello.

Sobre a Compugraf 

Com quatro décadas de mercado e 100% brasileira, a Compugraf é uma empresa de tecnologia focada em segurança da informação, privacidade de dados e governança. Especialista em mitigar riscos e agregar valor às empresas por meio de soluções e serviços de alta qualidade, a Compugraf conta com mais de 150 colaboradores qualificados e certificados que, nos últimos 20 anos, proporcionaram operações seguras para mais de 500 empresas de diversos portes e setores, em todo o Brasil.

Quer trabalhar em uma startup? Doc9 abre 4 vagas anywhere office com direito a vários benefícios

Anywhere office traz desafios, mas é a principal via para a felicidade da equipe e o crescimento no mercado

Anywhere Office: desafios do trabalho remoto à cibersegurança das empresas

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!