Amanhecemos hoje, 19 de julho de 2024, sexta-feira, com notícias sobre o apagão cibernético de proporções globais que sacudiu várias indústrias em todo o mundo, inclusive bancos e bolsa de valores.
Segundo a divulgação de diversos veículos internacionais, essa interrupção massiva nos sistemas de computadores foi atribuída a uma falha nos serviços da Microsoft.
A empresa global de cibersegurança CrowdStrike emitiu um alerta aos clientes, indicando que seu software Falcon Sensor estava causando o colapso total do sistema operacional Microsoft Windows. Isso resultou na famigerada “tela azul da morte” para muitos usuários.
O chefe de segurança cibernética da Crowdstrike, George Kurtz, diz que o problema foi causado por um bug na atualização que atingiu os sistemas operacionais da Microsoft.
“Sabemos qual é o problema… e o resolvemos”, diz ele durante a entrevsta dada a NB. Pode levar algum tempo para alguns sistemas que simplesmente não se recuperam, mas nossa missão é… garantir que todos os clientes estejam totalmente recuperados”, diz ele.
No X pessoal de Kurtz ele diz que, “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows, Os hosts Mac e Linux não são afetados.
Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike.”
A Microsoft confirmou que a falha afetou seus softwares e serviços, prejudicando empresas e usuários em todo o mundo, mas também já comunicaram que o problema já foi corrigido.
A Microsoft emitiu um pronunciamento oficial, e aqui estão os principais pontos
- Causa Principal Corrigida:
- A empresa confirmou que a “causa principal” da pane generalizada que afetou sistemas em todo o mundo foi corrigida.
- Essa falha no sistema da Microsoft impactou setores como aviação, mídia, finanças e telecomunicações, afetando empresas que utilizam os sistemas Windows e Office 365.
- Impacto Residual:
- Embora a correção tenha sido implementada, ainda há um “impacto residual” do apagão cibernético que continua afetando alguns aplicativos.
- No Brasil, aplicativos bancários como Bradesco, Neon, Next e Pan foram afetados, e os serviços ainda podem demorar para serem completamente normalizados.
- Erro Relacionado à CrowdStrike:
- As primeiras informações indicam que o apagão teve origem nos sistemas da CrowdStrike, uma empresa de cibersegurança.
- Curiosamente, não se tratou de um incidente de segurança ou ataque cibernético. Em vez disso, foi um erro na atualização dos sistemas da CrowdStrike que usam o sistema Windows da Microsoft.
- Transtornos Globais:
- Aeroportos em todo o mundo tiveram voos cancelados e atrasados.
- No Reino Unido, companhias aéreas sem sistema entregaram bilhetes manuscritos aos passageiros.
- Viagens de trem também foram afetadas no Reino Unido, com operadoras alertando sobre possíveis cancelamentos de última hora.
- A Sky News, um dos principais canais de notícias do Reino Unido, ficou parcialmente fora do ar, e a rede estatal ABC na Austrália também teve sua programação paralisada.
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