Parte de nosso cotidiano, os smartphones deixaram de se limitar a um tipo de público e já são ferramenta comum de comunicação entre todas as classes. Com a popularização dessa tecnologia aliada as redes sociais foi possível aproximar o público a marcas e instituições, e não poderia ser diferente com os órgãos do governo.
Pensando na quantidade de reclamações e dúvidas feitas pela população através das redes sociais e que não eram filtradas, Gustavo Maia, criador do aplicativo Colab.re, decidiu inventar uma ferramenta que pudesse fazer a ponte entre o povo e seus representantes.
Premiado recentemente pela ONU com um dos cinco melhores aplicativos de fiscalização popular do mundo, o Colab.re já está disponível para diversas cidades em território nacional e permite que a população tenha um contato direto com os governantes e ainda possam participar mais ativamente das decisões tomadas sobre as cidades em que vivem.
Lançado em 2013 como teste em Recife, o app funcionou inicialmente como plataforma de reivindicações dos cidadãos e passou a ser usada para outras finalidades como sugestões e dúvidas.
Os usuários e as cidades podem ser cadastrados no aplicativo da mesma maneira que nas redes sociais, através de um formulário simples, e podem acessá-lo tanto pelo browser no site www.colab.re ou pelo app que está disponível para Android e IOS.
A estimativa é que a ferramenta ganhe ainda mais usuários do que os 60 mil já cadastrados e que cheguem a 200 cidades até o fim de 2015.