Funcionalidade com atestado médico desenvolvida pelo Serpro já está disponível para mais de 21 mil servidores públicos federais
O aplicativo Sigepe Mobile, sistema de gestão de servidores ativos e inativos do Governo Federal desenvolvido pelo Serpro, agora também poderá ser utilizado para envio de atestados médicos de forma prática, ágil e sem necessidade de deslocamento.
A nova funcionalidade foi lançada nesta segunda-feira (21) e irá beneficiar, neste primeiro momento, mais de 21 mil servidores das unidades de saúde do Ministério da Saúde em Brasília, da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Em breve, a novidade também estará disponível para os demais servidores públicos federais.
De acordo com o Ministério da Economia, em 2019, houve 361,5 mil afastamentos para tratamento de saúde de mais de 135,9 mil agentes públicos. Com a nova funcionalidade, a estimativa de economia indireta à União é de aproximadamente R$ 27 milhões por ano.
“Para o servidor público, a solução representa uma grande facilidade e economia, pois ele não precisará se deslocar até a unidade de saúde para entrega do atestado médico.”
“Além disso, temos outro benefício associado que é a otimização da força de trabalho nas Unidades de Saúde, considerando os atestados que serão aceitos automaticamente e que não dependerão de intervenção manual para receber, digitalizar e cadastrar o atestado no sistema”, destacou o gerente do domínio de Gestão e Desempenho de Pessoal do Serpro, Leon Wlasenko.
O chefe de divisão da Superintendência de Digitalização de Governo do Serpro, Rivaldo Zambianco, destaca outros benefícios da nova funcionalidade. “Além de economia, a nova solução traz segurança para as unidades de saúde que recebem, além dos dados revisados pelo servidor, a imagem do atestado e os textos originais reconhecidos pela tecnologia.”
“Utilizamos inteligência ao processo de negócio das unidades de saúde. Combinamos nossas soluções WEB e Mobile com as tecnologias de OCR (Tesseract) e reconhecimento de textos para agregar um valor diferenciado à solução. Assim, todo o processo pode ser auditado e, ao longo do tempo, pode gerar insumos para a melhoria contínua da solução”.
Por meio do Sigepe Mobile será realizada a análise do atestado médico e o registro pelas unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). O servidor também poderá consultar no aplicativo todos os atestados enviados, bem como a evolução da situação até os registros nos demais sistemas de administração de pessoas.
A funcionalidade
Para o usuário enviar o atestado médico, basta abrir o aplicativo Sigepe, clicar em Minha Saúde, então em Atestado e depois em Incluir. O próximo e último passo é tirar uma foto do atestado médico ou fazer upload da imagem, se ela já estiver no celular.
Caso o usuário não precise editar nem uma informação do atestado, este é, então, recepcionado e aceito pela Unidade de Saúde de forma automática.
Se o usuário perceber que alguma informação precisa ser ajustada ou complementada, ele tem a opção de editar a informação neste mesmo momento e, utilizando o próprio aplicativo, submeter para a análise da sua respectiva Unidade de Saúde, que analisará se o conteúdo informado pelo usuário está correto e aceitar o atestado.
Fonte: Serpro
Atestado médico digital obrigatório no Paraná é aprovado na Assembleia Legislativa
Com atestado médico digital, GDF quer barrar fraudes em afastamentos
Anvisa certifica a primeira plataforma de telemedicina
- Philips apresenta solução inovadora de integração de dispositivos médicos que conecta mais de 1.200 dispositivos de múltiplos fabricantes
- Connect Day 2024: Grupo Vivhas reúne parceiros para promover inovação na saúde
- A IA Fica Rosa: A Infraestrutura Crítica Conduzindo a Luta Contra o Câncer de Mama
- O poder da IA na medicina de precisão
- Regulação da IA nas atividades de saúde no Brasil
- Connect Day 2024 traz importantes temas ligados ao setor de saúde, como Inteligência Artificial, interoperabilidade e data insights
- Unimed lança três healthtechs e fortalece ecossistema de inovação em saúde
- 39% dos radiologistas lideram adoção de IA, mas 83% dos médicos alertam para riscos do autodiagnóstico
- Prontuário eletrônico com Inteligência Artificial é novidade para clínicas