Últimas notícias

Fique informado

Assembleia Geral do Registro de Imóveis do Brasil debate aprovação do estatuto do ONR

16 de abril de 2020

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Registro de Imóveis do Brasil reafirma a importância da utilização da central eletrônica em tempo de Covid-19

Veja como utilizar os diversos serviços eletrônicos dos Cartórios de Registro de Imóveis. Todos os atos registrados pelos Oficiais de Registro utilizam o certificado Digital ICP-Brasil para autenticação no sistema e assinatura digital.

19 de março de 2020

Durante a manhã foi realizada a abertura da aprovação do Estatuto do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis

Acontece na manhã desta quinta-feira (16/04) a Assembleia Geral de Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, com transmissão online e participação aberta a todos os Oficiais de Registro de Imóveis do território nacional. Na parte da manhã, a Assembleia tem como objetivo decidir sobre o Estatuto do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR).

Sérgio Jacomino – Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB)

O presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Sérgio Jacomino, abriu a atividade enfatizando todo o trabalho já desenvolvido pelas instituições nacionais que levaram à criação do ONR.

“Com diversos especialistas pudemos conhecer estatutos já consolidados em países estrangeiros, principalmente os europeus, onde diferentes experiências integraram nossos estudos, já nos dando exemplos de boas práticas para a criação de um estatuto sólido e bem construído”, disse.

Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alexandre Chini, seguiu com a palavra reforçando a importância da criação do ONR em um momento de crise de saúde mundial, em que o documento deve se alinhar aos provimentos em vigor para servir de instrumento fundamental ao operador nacional e à economia dos atos relacionados ao registro de imóveis.

Flaviano Galhardo, presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) deu seguimento ao debate, abordando as discussões de mais de 10 anos que construíram um arcabouço normativo legal e a importância do modelo constitucional que serviu para o ONR, elaborado a partir de experiências de registradores  de imóveis para melhor consolidar visões e necessidades, de forma consensual e legítima.

Após as falas de participantes da live, a transmissão foi suspensa pelo presidente Sérgio Jacomino para realização da aprovação do Estatuto, como inscrição dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, além das candidaturas individuais para composição do Conselho Fiscal.

Fonte: Instituto de Registros Imobiliários do Brasil

Leia mais sobre registro eletrônico de imóveis

Entrevista com Dr. Flauzilino Araújo dos Santos, Primeiro Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Soluti e Facilita apresentam solução para venda de imóveis 100% digital e online. Ouça

Contrato eletrônico para compra e venda de imóveis é formalizado em 2 dias. Ouça

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID  

contato@cryptoid.com.br  
+55 11 3881 0019