Últimas notícias

Fique informado

Assespro apoia projeto de qualificação profissional e empregabilidade do governo federal para o setor de TIC

15 de março de 2021

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Iniciativa com apoio da Assespro busca estratégias para conectar os profissionais formados nos cursos às demandas de empregos existentes no mercado de trabalho

O governo federal, por meio de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Economia, iniciou hoje (sexta, 12) o período de inscrição no programa Qualifica Mais-Emprega Mais, uma iniciativa para oferta de cursos de qualificação profissional.

O projeto-piloto totaliza 6.069 vagas gratuitas para 3 cursos on-line na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis. O novo projeto também vai ajudar esses profissionais a serem inseridos no mercado de trabalho. As inscrições vão até 11 de abril.

A Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação – Assespro participou do projeto mapeando as necessidades de mão de obra nos estados e articulando para que a capacitação chegue nas regiões com maior necessidade. A grade curricular para os cursos também foi sugerida pela entidade.

Italo Nogueira – Presidente da Federação Assespro

“Temos quase 50 mil vagas abertas no Brasil no setor de TIC. A tendência é que, até 2024, tenhamos 400 mil vagas abertas. Enquanto isso, temos 14 milhões de desempregados. Essa é uma preocupação antiga nossa e esse projeto vem em um bom momento”, comemora o presidente da Assespro, Italo Nogueira.  

Os cursos terão duração de cerca de 200 horas, cada. Neste primeiro momento eles estão sendo ofertados para jovens que residam em 11 regiões metropolitanas do país: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas. “As regiões escolhidas possuem atividade da Assespro e contaremos com o apoio dos empresários, nossos associados, para potencializar os resultados desta iniciativa”, comenta Nogueira. 

Carlos da Costa – Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia

Segundo o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, é extremamente importante essa dedicação do governo federal em identificar os entraves que o setor produtivo sofre para o fortalecimento da economia.

“A revolução digital já é mais que uma realidade no cotidiano dos brasileiros. Com o direcionamento correto e qualidade na capacitação, podemos diminuir tanto o desemprego quanto a lacuna de mão de obra qualificada no setor de TIC. Essa também é uma importante ação da retomada do Brasil na rota do crescimento”, analisou.

As sete instituições ofertantes dos cursos foram selecionadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, utilizando critérios de experiência na oferta de cursos na área de TIC.

“Esse planejamento para a abertura de vagas e oferta de qualificação profissional proposto, incluindo também conteúdos socioemocionais durante os cursos, buscam auxiliar os estudantes na entrada e permanência em empregos relacionados ao mercado de trabalho na área de TIC”, concluiu o Secretário.

A partir do dia 12 de abril os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente pela instituição ofertante da vaga.

Para a realização da matrícula os selecionados pelo ranking devem residir em uma das 11 cidades em que serão ofertados os cursos, ou nas respectivas regiões metropolitanas e terem o ensino médio completo.

Federação Assespro: Marco Legal das Startups perde muito com modificações feitas

Decisão do STF por cobrança de ISS em softwares põe fim à insegurança tributária, diz Assespro

Para Federação Assespro, Marco Legal das Startups deixa de lado questões importantes

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP