Empresas têm buscado soluções para proteger informações de clientes e oferecer uma experiência eficiente e amigável
A necessidade de garantir a segurança dos dados dos consumidores sempre foi uma preocupação do mercado, e elemento crucial para o desenvolvimento das tecnologias digitais nas transações financeiras.
As empresas têm buscado soluções inovadoras para proteger as informações sensíveis de seus clientes ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de usuário eficiente e amigável.
De acordo com a OLX e a AllowMe, ao longo de 2022, os golpes online aplicados no Brasil causaram mais de 551 milhões de reais em prejuízo aos cidadãos. Além disso, a cada hora, foi registrada uma média de 17 tentativas de fraude envolvendo os dispositivos eletrônicos. Nesse contexto, a autenticação de dois (ou múltiplos) fatores (2FA) desponta como uma ferramenta importante para garantir a integridade das transações financeiras e das plataformas voltadas para consumidores.
A autenticação de dois fatores é um método de segurança que exige que os usuários forneçam duas ou mais formas de identificação para acessar suas contas ou efetuar transações.
A solução vai além da tradicional combinação de nome de usuário e senha, incluindo uma camada adicional de segurança.
Com a expansão dos cibercrimes, a 2FA se destaca como um mecanismo confiável para proteger os dados dos consumidores e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência do cliente.
Experiência do cliente em primeiro plano
A importância de equilibrar segurança e usabilidade para criar uma experiência excepcional é lapidada pela 2FA e complementada atualmente por outros meios digitais, como por exemplo, a autenticação facial.
Estas soluções permitem aos clientes realizarem transações financeiras com mais tranquilidade, ao receberem em primeira mão e de forma imediata, a confirmação no seu próprio aparelho celular, de que existe uma transação ou uma autenticação em curso para sua confirmação.
A evolução dos meios de pagamento
Os meios de pagamento têm se desenvolvido significativamente, passando de transações em dinheiro ou cheques para métodos digitais, como Pix, cartões de crédito, carteiras eletrônicas e até mesmo criptomoedas.
Essa evolução trouxe inúmeras vantagens, mas também criou novos desafios em termos de segurança. A 2FA se torna crucial nesse contexto, garantindo que apenas o titular legítimo da conta possa efetuar transações.
Além disso, outras validações podem ser feitas em “background” como por exemplo a confirmação do endereço físico do próprio aparelho do usuário ou sua localização.
Inovação na autenticação MFA
A autenticação 2FA não é uma abordagem nova, porém muitas empresas ainda não adotaram este primeiro processo como medida de segurança.
Combinada com o uso de biometria – impressão digital, reconhecimento facial e até mesmo análise de voz, se tornam formas de autenticação inovadoras com múltiplas etapas de validação (MFA – Múltiplo Fator de Autenticação).
A integração da 2FA com a Internet das Coisas (IoT) e dispositivos vestíveis também é um caminho promissor. Já existe, na China, a possibilidade de autorizar uma transação financeira com um simples gesto ou toque em um dispositivo eletrônico do lojista, ou por meio do próprio smartwatch do cliente, tornando o processo mais rápido e seguro do que nunca.
À medida que os meios de pagamento continuam a evoluir, ao mesmo tempo que a experiência se torna mais fluída para os consumidores, é essencial que as empresas incorporem soluções de 2FA inovadoras para proteger os dados e proporcionar uma experiência de usuário excepcional. A 2FA é mais do que uma camada de proteção; é a chave para um futuro financeiro mais seguro e conveniente.
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