Últimas notícias

Fique informado

Autoridade Certificadora Qualitycert, iniciamos uma nova jornada em nossa corporação

22/10/2020

Em agosto de 2020 demos um passo muito importante em nossa jornada. Nos tornamos uma Autoridade Certificadora da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-Brasil.  Somos agora a AC Qualitycert!

Por Ney Pinheiro

Ney Pinheiros – Fundador e CEO da AR e AC Qualitycert

Conheça um pouco mais sobre a nossa história.

Em 2016 iniciamos nossa atividade na Infraestrutura de Chaves Públicas BrasileiraICP-Brasil, como uma Autoridade de Registro – AR, na cidade de Belo Horizonte.

Em alguns meses de operação entendemos que estávamos preparados para expandir nossa presença para outros Estados do Brasil. Hoje, estamos presentes em mais de 300 municípios brasileiros emitindo em média 12.500 certificados digitais por mês e nossa expansão é contínua.

No plano estratégico da AR priorizamos a estrutura de processos inteligentes para simplificar e dar agilidade a gestão operacional, bem como, na geração de métricas para termos a visão global do mercado.

Por esse motivo, em paralelo a implementação dos processos desenvolvemos nossas próprias ferramentas para monitorar todas as etapas do ciclo de vida e de vendas dos certificados digitais ICP-Brasil.

Uma coisa entendemos desde o início da criação da Qualitycert  como Autoridade de Registro é que nossa atividade tem como essência o atendimento ao cliente e por isso nos preparamos para entregar muito mais que produtos de tecnologia.

Nossa prestação de serviço é diretamente relacionada a algo que é muito especial e único para nossos clientes.  Emitimos certificados digitais que é a credencial que identifica pessoas, empresas, máquinas e aplicações de forma única e inquestionável no meio eletrônico.

acolhimento aos nossos clientes é a principal tarefa de todos nós que trabalhamos na Qualitycert e com isso proporcionamos um ambiente agradável e atendimento humanizado.

Sobre o mercado de certificação digital

tecnologia da certificação digital é, comprovadamente, um recurso prático, muito seguro e que entrega a seus usuários garantias legais como nenhum outro  recurso utilizado para identificação em meio eletrônico.

Os certificados digitais ICP-Brasil são utilizados pelos cidadãos brasileiros seja em suas rotinas empresariais, profissionais ou particulares para acesso a inúmeros serviços públicos e privados, para assinatura de documentos eletrônicos e proporciona a seus usuários economia e ganho de tempo para que as pessoas possam se dedicar a atividades mais criativas, agradáveis, rentáveis e menos burocráticas.

Em 2020, o mundo enfrentou adversidades inimagináveis em função da Pandemia do Covid-19 e a tecnologia de identificação digital foi uma grande aliada para ajudar as pessoas a resolverem seus assuntos de forma remota.

O uso dos certificados digitais ICP-Brasil apoiou organizações de diversos portes e  segmentos de mercado para não interromper suas atividades e dar continuidade as transações. As empresas lançaram mão da tecnologia de certificação digital e isso foi muito positivo para a indústria da ICP-Brasil   porque foi valorizada por sua praticidade e robustez jurídica.

Não poderíamos deixar de destacar os benefícios que a tecnologia da certificação digital agregou ao segmento de saúde. Sem o certificado digital a prática da telemedicina não seria possível e isso ajudou e continua ajudando muitos brasileiros a realizar tele consultas e ter acesso facilitado a medicamentos controlados através das prescrições médicas digitais assinadas com os certificados digitais ICP-Brasil mesmo durante o período de isolamento social.

Por força de circunstâncias ocasionadas pelo isolamento social, a certificação digital chegou ao conhecimento de muitas pessoas que, por conveniência, utilizam os certificados digitais ICP-Brasil para assinar documentos para diversas finalidades, incluindo atos realizados junto aos cartórios de forma remota por videoconferência.

Para alguns clientes que não podem em se deslocar a uma de nossas Autoridades de Registro, vamos até o local em que as pessoas se encontram ou realizamos o atendimento por videoconferência, seguindo a legislação vigente.

A homologação da Autoridade Certificadora Qualitycert, em agosto de 2020, coincidentemente, se concretizou no momento de plena necessidade e valorização da atividade de certificação digital ICP-Brasil e ficamos felizes de poder colaborar ainda mais para o crescimento dessa tecnologia.

Entendemos que ainda temos muito para expandir uma vez que a tecnologia de certificação digital, – nossa principal atividade – não é mais vista apenas como uma ferramenta exclusiva para empresários e seus contadores que precisam cumprir seus compromissos fiscais.

Estamos preparados para ajudar o desenvolvimento e o crescimento de empresas, facilitando processos, rotinas de trabalho tornando os serviços prestados por nossos clientes mais eficientes e muito mais confiáveis.

Adicionalmente aos certificados digitais ICP-Brasil, contamos com soluções inovadoras para que as empresas se desenvolvam tecnologicamente e se adequem a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados resguardando os dados dos brasileiros.

Fonte: Blog AC Qualitycert

Sobre a Qualitycert

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Sua sólida estrutura permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Saiba um pouco mais sobre a PKI brasileira – ICP-Brasil

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil

O modelo adotado pelo Brasil foi o de certificação com raiz única, sendo que o ITI, além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz, também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos. Uma Infraestrutura de Chaves Públicas estabelece padrões técnicos e regulatórios que permitem a interoperabilidade dos certificados digitais para autenticação, assinatura e criptografia. Seguem padrões regulatórios e técnicos universais que compõem essa cadeia de confiança que pela solidez e rigoroso controle gera na utilização dos Certificados Digitais evidências matemáticas que garantem autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade e temporalidade para o não repúdio dos atos praticados no meio eletrônico e os ativos eletrônicos a eles relacionados.

O Certificado Digital

O certificado digital é conjunto de dados, gerados por uma Autoridade Certificadora – AC após a validação das credenciais do titular que é realizada por uma Autoridade de Registro – AR o que garante ao certificado o caráter personalíssimo. O titular do certificado digital pode ser pessoa física, pessoa jurídica e também pode ser emitido para equipamentos e para aplicações. Na ICP-Brasil estão definidos oito tipos de certificados para titulares, classificados da seguinte forma: A1, A2, A3, A4, S1, S2, S3 e S4 e um tipo de certificado para Autoridades Certificadoras.. Na prática, funciona como uma identidade virtual e permite a identificação segura e indiscutível do autor em transações em meios eletrônicos.

O ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz. A Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 deu início à implantação do sistema nacional de certificação digital da ICP-Brasil. Isso significa que o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada por um órgão público, no caso, o ITI, que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, cujos membros, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.

O que é Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP?

A Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP, é o conjunto de normas e requezitos técnicos. Os requisitos englobam a homologação de hardwares e softwares e envolvem, da mesma forma, o complexo conjunto de procedimentos relacionados ao ciclo de vida dos certificados digitais. No Brasil é denominada Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Qual é a estrutura da ICP-Brasil?

A ICP-Brasil é composta por uma cadeia de autoridades certificadoras, formada por uma Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), Autoridades Certificadoras (AC) e Autoridades de Registro (AR) e, ainda, por uma autoridade gestora de políticas, ou seja, o Comitê Gestor da ICP-Brasil. Existem ainda outros tipos de entidades como a Autoridade de Carimbo do Tempo, Entidade Emissora de Atributo, Prestador de Serviço de Suporte e Prestador de Serviços de Confiança.

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!

https://www.linkedin.com/company/crypto-id