Últimas notícias

Fique informado

Avast revela continuação de onda de Adware no Google Play

23/10/2020

Spotlight

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

Black Friday 2020: como saber se um site é seguro?

Com o aumento de clientes online e o grande movimento de vendas gerado pela Black Friday, que será em 27 de novembro, muitas informações pessoais estarão circulando pela Internet

22/10/2020

Os usuários relatam que aplicativos de jogos de helicóptero, carros, quebra-cabeça e de esportes que contêm adware HiddenAds tiveram anúncios exibidos para eles no YouTube

A Avast (LSE: AVST), líder global em segurança digital e produtos de privacidade, descobriu 21 aplicativos de jogos de adware na Google Play Store e os relatou ao Google. Atualmente, 19 dos apps ainda estão disponíveis na Play Store, mas o Google está investigando as denúncias.

Da mesma forma que os aplicativos de adware relatados pela Avast em junho e em setembro, o adware faz parte da família HiddenAds, exibindo anúncios intrusivos e atraindo os usuários para baixar o adware, fingindo ser aplicativos de jogos.

Desta vez, por exemplo, os aplicativos prometem virtualmente “deixar seu carro voar por estradas, árvores e morros”, atirar em criminosos de um helicóptero ou, para entusiastas domésticos, permitir que os jogadores praticamente passem suas roupas.

Os aplicativos foram baixados cerca de oito milhões de vezes até agora, com base nas estimativas da SensorTower, uma empresa de inteligência de marketing e insights de aplicativos para dispositivos móveis.

Numerosas análises de usuários na Google Play Store mencionam que os aplicativos chamaram a atenção deles por meio de anúncios no YouTube, prometendo um jogo diferente do que o aplicativo oferecia. Após o download, os anúncios começaram a inundar seus telefones.

Jakub Vávra – Analista de Ameaças da Avast

“Os desenvolvedores de adware estão usando cada vez mais os canais de mídia social, como os profissionais de marketing fazem. Desta vez, os usuários relataram que foram alvo de anúncios promovendo os jogos no YouTube. Em setembro, vimos o adware se espalhar pelo TikTok.”

“A popularidade dessas redes sociais as torna uma plataforma de publicidade atraente também para cibercriminosos, visando um público mais jovem”, disse Jakub Vávra, Analista de Ameaças da Avast.

“Enquanto o Google está fazendo todo o possível para evitar que HiddenAds entrem em sua Play Store, os aplicativos maliciosos continuam encontrando novas maneiras de disfarçar seu verdadeiro propósito, escapando da plataforma e, em seguida, para os telefones dos usuários. Os usuários precisam estar atentos ao baixar aplicativos em seus telefones, sendo aconselhados a verificar o perfil dos apps, análises e estarem atentos às solicitações de permissão extensa aos dispositivos”

A família HiddenAds é um trojan disfarçado como um aplicativo seguro e útil, mas, ao invés disso, exibe anúncios intrusivos fora do app. Essas campanhas estão redirecionando os aplicativos de jogos existentes e adicionando recursos agressivos de HiddenAds para serem exibidos aos usuários.

Recursos furtivos, como ocultar seus ícones e ter anúncios com aparência relevante, tornando esse adware difícil de identificar e remover.
A lista de aplicativos HiddenAds na Google Play Store pode ser encontrada aqui.

Como reconhecer aplicativos de adware

Geralmente, o adware é um tipo de software malicioso que bombardeia o usuário com anúncios excessivos, dentro e fora de um aplicativo. Os aplicativos têm muitas avaliações de 5 e 1 estrelas. As resenhas costumam citar baixa funcionalidade e / ou anúncios excessivos, ou ainda são excessivamente entusiasmadas e positivas.

Ao clicar na conta do desenvolvedor do aplicativo, os desenvolvedores de adware tendem a ter apenas um aplicativo no Google Play, o que pode ser suspeito. Eles fazem isso no caso de seus perfis serem excluídos e, então, não perderem vários aplicativos.

Ao verificar as permissões que um app solicita antes de instalar e ler os comentários, os usuários podem evitar que sejam vítimas de download de qualquer adware HiddenAds.

Domínios inativos à venda redirecionam para páginas com malware

Malware disfarçados de apps educacionais aumentam 20.000%; Brasil é o quinto mais atacado

Sobre a Avast

A Avast (LSE: AVST) é líder global em produtos de segurança e privacidade digital. Com mais de 400 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos das marcas Avast e AVG que protegem as pessoas contra ameaças na internet e o cenário de ameaças da IoT em evolução.

A rede de detecção de ameaças da companhia está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar e impedir ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para dispositivos móveis, PC ou Mac são os mais bem classificados e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. Visite: www.avast.com/pt-br.

Avast lança novo navegador para dispositivo móvel com criptografia completa de dados

Content Syndication

Content syndication – distribuição de conteúdo é um método de republicar conteúdo desenvolvido por sua empresa em outros sites para atingir um público mais amplo e levar novos visitantes a seu site. Fale conosco sobre Content Syndication, contato@cryptoid.com.br | +55 11 3881 0019.

Surpreenda-se com a qualificação da nossa audiência! Mídia Kit.