Últimas notícias

Fique informado
Bancos investem em automação para agilizar análises de crédito durante a pandemia

Bancos investem em automação para agilizar análises de crédito durante a pandemia

12 de maio de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Uso da biometria facial pode reduzir o valor do seguro para frete no agronegócio

A biometria facial impede que possíveis fraudadores enganem os contratantes do frete.

19 de fevereiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Com soluções de automação, companhia conseguiu reduzir o tempo para cada operação de formalização de crédito de minutos para segundos, tornando os clientes mais competitivos no mercado

Desde o início da pandemia, com o distanciamento social, as instituições financeiras precisaram se adaptar e criar novas soluções para atender as demandas dos consumidores e se manterem competitivas no mercado. automação

Por outro lado, quase 35 milhões de brasileiros que até então não tinham contas bancárias passaram a ter em 2020, segundo a Caixa Econômica Federal. A crise financeira provocada pela pandemia, somada à redução da taxa básica de juros, também fez com que a busca por empréstimos aumentasse.

As concessões realizadas no Brasil de março de 2020 a março deste ano registraram um aumento de 14,5%, de acordo com o Banco Central.

Thiago de Assis – CEO da Stoque

“A combinação desses fatores tem levado os bancos a uma busca não só pelo aumento da eficiência operacional, como também uma preocupação muito grande com a experiência do cliente”, analisa Thiago de Assis, CEO da Stoque, empresa que desenvolve soluções de automação e digitalização de processos e documentos.

Com isso, os bancos têm buscado soluções para tornar seus processos mais ágeis e eficientes, além de reduzir custos operacionais.

É o caso do mercado de crédito, em especial o consignado, que é altamente competitivo, já que uma parcela considerável dos pedidos de empréstimo é realizada por empresas parceiras das instituições financeiras, que costumam solicitar a cotação em até cinco bancos diferentes.

Geralmente, o contrato é formalizado com o primeiro banco que aprova o crédito, por isso, cada vez mais o setor exige agilidade na definição e validação das informações e dos contratos.

A automação das esteiras de crédito consignado é uma das soluções da Stoque, que possui em sua carteira mais de 230 clientes, entre eles os maiores bancos do país, empresas de serviços, educação e siderurgia. Assis explica que o processo de formalização desses contratos sempre foi muito manual e presencial dentro das agências.

No entanto, com a pandemia e a aceleração da transformação digital das companhias, hoje, alguns de seus clientes já possuem o processo de crédito com originação 100% digital e o fluxo de aprovação e formalização  automatizado.

“Isso significa um ganho gigantesco para todos os envolvidos. O banco ganha em agilidade e se torna cada vez mais competitivo, pois quanto mais rápido ele tem a resposta da análise, mais rápido consegue aprovar o crédito. O cliente tem maior visibilidade sobre o processo, além da redução do tempo de resposta, e os parceiros aumentam suas taxas de conversão e reduzem seu ciclo de vendas”.

Com automação e aplicação de inteligência artificial, a Stoque conseguiu reduzir o tempo para cada operação de formalização de crédito de minutos para segundos.

“Com a nossa plataforma de automação conseguimos integrar um conjunto de players que fazem parte dessa cadeia, como a originação, análise de risco, análise de fraude e liberação de recursos do crédito. A aplicação de tecnologias derivadas da inteligência artificial tem nos permitido alcançar uma velocidade exponencial”, explica Assis.

Segurança e reconhecimento facial

Atualmente, abrir uma conta bancária, fazer transferências e solicitar empréstimos são atividades facilmente realizadas por meio de um aplicativo de celular e sem precisar sair de casa.

Diante das facilidades e tantos dados disponíveis, há uma crescente preocupação com a segurança das informações e possíveis fraudes. “A questão é como ser seguro num cenário onde uma parcela maior das demandas se dá por canais digitais“, diz Assis.

Por isso, a Stoque também investe em tecnologia de reconhecimento facial com o uso de inteligência artificial. Assis explica que na solicitação de crédito consignado, assim como ocorre na abertura de contas digitais ou de cartão de crédito, o consumidor precisa enviar uma foto do documento de identidade e uma selfie para comprovar que é a mesma pessoa.

“Essa análise das fotos, antes feita 100% através do olho humano, agora é validada por meio de um drive de acuracidade, que usa inteligência artificial para identificar se a selfie corresponde a foto do documento e se a pessoa não está em situação vulnerável, como em uma cama de hospital, por exemplo”. 

Apenas em alguns casos, em que a acuracidade não atinge o percentual determinado, é preciso a validação humana das imagens. Por isso, além do desenvolvimento da solução, a Stoque também conta com profissionais alocados para a validação desses processos, que têm um papel importante na retroalimentação da plataforma.

Com isso, a empresa trabalha oferecendo aos clientes a automação como serviço (Automation as a Service AaaS), ou também chamado de novo BPO (Business Process Outsourcing).

“A Stoque vem incorporando novas tecnologias a processos historicamente executados por BPOs mais tradicionais e de forma intensivamente manual, para entregar aos seus clientes mais eficiência em seus processos, acuracidade e, principalmente, a capacidade de competir em um ambiente onde o cliente final passa a exigir, cada vez mais, uma experiência mais ágil e mais digital”.


Sobre a Stoque

A Stoque é uma empresa de soluções tecnológicas focada na automação inteligente e digitalização de processos e documentos. Com o propósito de simplificar, usa a tecnologia como meio para apoiar seus clientes na jornada de transformação digital, para que sejam mais eficientes e competitivos.

Desenvolve projetos customizados com o uso de inteligência artificial e cruzamento de dados e possui na carteira grandes clientes do setor financeiro e de serviços. A empresa criou uma plataforma de gestão documental e automação de fluxo de trabalho que atende, inclusive, a esfera de educação. 

A Stoque também atua no ramo de processamento e impressão de documentos de missão crítica. Fundada em 2003 em Minas Gerais, possui escritórios em Belo Horizonte, São Paulo, Vitória e Belém, além de outras 20 bases técnicas no país. Em 2019, foi investida pelo fundo de investimentos Kinase por R$ 70 milhões.

Solução de Prova de Vida da CredDefense evita uso de foto da foto nas autenticações digitais

CredDefense incorpora o Score de Fraude aos serviços de combate a fraudes

Por que é um bom momento para investir em automação? E o que você deve (ou não) automatizar?

A DigiCert anuncia o DigiCert Automation Manager, uma solução empresarial inovadora e voltada para a automação de certificados TLS em larga escala no local

Além da automação: a Inteligência Artificial é necessária para controlar as redes do futuro

O Crypto ID publica os melhores artigos e notícias sobre Cibersegurança. Confira aqui!