35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial para alavancar vendas, especialista dá dicas para se destacar
Segundo levantamento realizado pelo Google, as buscas pela Black Friday 2023 já são 114% maiores do que as do mesmo período do ano anterior.
Entre os itens mais desejados pelos consumidores estão os de vestuário, perfumaria, celulares e eletrodomésticos, apontando que o momento das marcas que vendem esses produtos colocarem em prática estratégias para alavancarem as vendas é agora.
Entre as estratégias, segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, em parceria com a Equals e Nuvemshop, está o uso de Inteligência Artificial.
Cerca de 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial como uma das ferramentas para um bom desempenho de vendas no período.
Especialista em parcerias estratégicas da empresa de dados Indicium, Isabela Blasi salienta que em épocas sazonais como a Black Friday, a quantidade de consumidores pode triplicar ou quadruplicar, por isso é importante estar preparado para a alta demanda. Usar IA Generativa é útil para prever a demanda e personalizar ofertas, ações fundamentais para vender mais.
Outras dicas da especialista para implementar estratégias que vendam mais:
Assistente virtual com IA Generativa
Recepcionar o cliente com agilidade e de forma assertiva é ainda mais importante no ambiente virtual, principalmente porque os consumidores que procuram promoções na Black Friday possuem o hábito de buscar ofertas no período da madrugada.
Uma forma de oferecer atendimento 24h é disponibilizar um assistente virtual, que permita aos consumidores esclarecerem dúvidas sobre produtos ou serviços a qualquer momento.
“Empresas que ainda não investem em um chatbot estão defasadas. Se os consumidores podem acessar e comparar os produtos e preços a qualquer momento, é esperado que o canal de atendimento também esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirma a especialista.
Vitrine Virtual
Diferente das lojas físicas, o ambiente online permite a criação de vitrines virtuais personalizadas para cada consumidor, isso porque a Inteligência Artificial pode ser usada para coletar dados de usuários e apresentar ao cliente promoções e ofertas exclusivas baseadas em seu histórico de compra.
A navegação personalizada, promovida pelo uso de um software de IA permite à loja conhecer os hábitos de consumo do cliente, indicando produtos similares, permitindo a comparação entre itens e tornando a experiência do usuário única.
“Analisando os dados, o time de estratégia das marcas pode, por exemplo, criar um programa de fidelidade, oferecer descontos na primeira compra ou frete grátis para incentivar os clientes a comprarem. Em datas como a Black Friday, essa estratégia também facilita a coleta de dados para ações do ano seguinte”, completa Isabela.
Carrinhos
A maioria das pessoas já encheu um carrinho online e abandonou a compra. Usando Inteligência Artificial, é possível enviar uma mensagem personalizada ao cliente, avisando que ele “se esqueceu” de finalizar a compra e o incentivando a retornar ao site.
Junto com o e-mail, algumas empresas optam pela estratégia de oferecer um desconto por tempo limitado para incentivar o consumidor a fechar o negócio.
Com base no histórico do carrinho, a empresa pode sugerir novamente o item escolhido como compra recorrente, o que facilita a procura do cliente e em alguns casos, inclusive, serve como um lembrete de um produto desejado anteriormente.
Sobre a Indicium
A Indicium é uma empresa de dados criada para impulsionar organizações a uma cultura data driven. A partir de um diagnóstico, a Indicium define estratégia e time ideais para os projetos de dados, desenvolve métodos personalizados e gerencia projetos do início ao fim, para que as empresas gerem maior valor através de seus dados, permitindo que tomem decisões com confiança, impulsionando seu crescimento de forma contínua.
Entre as soluções da empresa, que atende companhias de R$ 50MM a +R$ 1BI de faturamento, nacionais e internacionais, estão consultoria, treinamentos e o desenvolvimento completo de plataformas e produtos de dados nas áreas de Data Science e Analytics, Business Intelligence, Inteligência Artificial e Machine Learning.
Desde a criação, em 2017, a empresa catarinense já realizou mais de 185 projetos para mais de 20 países, com +400 milhões de reais em ROI calculados, diminuindo gastos e possibilitando ganhos por meio de decisões mais assertivas que levam a melhores resultados. Em 2022, a marca foi certificada com o GPTW.