Últimas notícias

Fique informado

Black Friday e Cyber Monday: Dicas da Avast para não ser vítima de golpes online

27 de novembro de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

Black Friday 2020: como saber se um site é seguro?

Com o aumento de clientes online e o grande movimento de vendas gerado pela Black Friday, que será em 27 de novembro, muitas informações pessoais estarão circulando pela Internet

22 de outubro de 2020

Avast alerta para importância das pessoas manterem-se vigilantes, para não cair em golpes, durante a Black Friday e Cyber Monday. Em pesquisa da Avast, entre os brasileiros que afirmaram ter sido vítimas de golpes de phishing, a maioria (46%) caiu em golpes de phishing por e-mail.  

A Avast (LSE: AVST), líder global em segurança digital e produtos de privacidade, reforça dicas de segurança diante da Black Friday nesta sexta-feira (27/11) e Cyber Monday, na próxima segunda-feira (30/11).

De acordo com pesquisa recente da Avast, sete em cada dez entrevistados (71%) no Brasil têm a mesma opinião: o e-mail é o tipo de golpes de phishing mais comum de ser encontrado entre os brasileiros, especialmente no contexto pessoal.

Assim, a Avast alerta sobre a importância das pessoas estarem atentas com as ações dos fraudadores, principalmente durante esse período de grande número de ofertas atrativas no mundo digital.

André Munhoz – Country Manager da Avast
para o Brasil

“Com a pandemia, houve um crescimento das compras via internet, já que as pessoas têm que seguir as recomendações de isolamento social para combater a Covid-19. Mas, esse fato também chama a atenção dos cibercriminosos, que aproveitam o aumento de transações online para aplicar golpes cada vez mais sofisticados”, aponta André Munhoz, Country Manager da Avast para o Brasil.

“Com tantos descontos direcionados aos consumidores, é preciso atenção redobrada, especialmente com ofertas que parecem ser boas demais. Os golpistas buscam interagir com o alvo, através de e-mails, aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas e SMS.”

“Mas, sempre há novos truques e esquemas para aproveitar da ingenuidade e do entusiasmo das pessoas com anúncios e induzi-las a cair em golpes para que forneçam dados sigilosos, como detalhes de seu cartão de crédito ou débito, a serem usados para obter dinheiro”.

Ainda de acordo com o estudo da Avast, com 2.888 brasileiros em julho deste ano, entre aqueles que alegaram ter sido vítimas de golpes de phishing, 46% caíram em phishing por e-mail, 31% em site de phishing, 26% em phishing por telefone e 28% em phishing por SMS.

André Munhoz, compartilha alguns conselhos para evitar que os consumidores sejam vítimas de golpes e possam realizar compras online com mais segurança:

  • Compare o preço – Faça uma pesquisa na web e verifique o preço do produto com relação a outros similares. Se estiver no mesmo patamar, é um bom sinal. Se o preço do produto for drasticamente menor do que seus concorrentes, desconfie, pois a oferta parece ser boa demais para ser verdade e pode ser um golpe.
  • Cuidado com phishing por e-mail: Especialmente nesta época, as caixas de entrada de e-mails são bombardeadas com anúncios que incluem altos descontos e promoções. No entanto, algumas dessas ofertas podem conter phishing para enganar as pessoas, incluindo links para sites maliciosos que se parecem com uma oferta real e de marcas populares e, por isso, é difícil reconhecê-los como falsos. Se a vítima efetuar a compra em um site falso, acabará dando suas informações sigilosas e dinheiro aos fraudadores. E, claro, não receberá nada em troca. É sempre mais seguro inserir URLs diretamente no navegador e evitar clicar em links e anexos incluídos em e-mails promocionais. Verifique também na barra de endereço do navegador se há um ícone de “cadeado fechado”, indicando que a conexão é segura.
  • Controle a emoção ao se deparar com uma boa oferta: Quando o consumidor se depara com uma oferta que tem um desconto alto demais, desconfie de golpes. O entusiasmo pode reduzir a vigilância do consumidor, enquanto o fraudador simplifica muito o passo a passo visando lucrar com a emoção e desejo da pessoa para adquirir o produto ou serviço, e economizar dinheiro. Assim, certifique que a oferta é mesmo real, contatando a empresa que anuncia a oferta através de outros canais oficiais – como a Central de Atendimento ao Cliente da empresa.
  • Evite se cadastrar em todos os sites: Apenas faça o cadastro naqueles em que efetivamente vai comprar. Também é recomendado desmarcar as opções para receber ofertas por e-mail e mensagens, e principalmente não salve os dados do seu cartão de crédito. Use sempre senhas fortes e exclusivas e habilite a autenticação por dois fatores para que suas contas não sejam violadas, caso o site sofra uma invasão. golpes
  • Usuários devem pagar de forma responsável: Caso a loja virtual não aceite métodos de pagamento como cartões de crédito e, ao invés disso, solicita criptomoedas, provavelmente não é um site seguro. Os cartões de crédito não apenas ajudam os consumidores a acompanhar as suas compras, mais do que isso, dão a opção de denunciar uma cobrança fraudulenta para que seja possível recuperar o dinheiro. É mais seguro utilizar os números de um cartão virtual, caso disponha de um.

As campanhas de phishing por e-mail crescem 80% usando as datas de Black Friday e Cyber ​​Monday

Black Friday em tempos de PIX: uma ‘prova de fogo’ para o varejo on-line em 2020

Sobre a Avast

A Avast (LSE: AVST), é líder global em produtos de segurança e privacidade digital. Com mais de 400 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos das marcas Avast e AVG que protegem as pessoas contra ameaças na internet e o cenário de ameaças da IoT em evolução. golpes

A rede de detecção de ameaças da companhia está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar e impedir ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para dispositivos móveis, PC ou Mac são os mais bem classificados e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. Visite: www.avast.com/pt-br.

Black Friday com segurança nas compras on-line. Ouça