Empresas precisam se planejar com antecedência e definir estratégias de prevenção para lidar com fraudes cada vez mais sofisticadas
Assim como consumidores aproveitam a Black Friday para fazer compras mais expressivas, fraudadores também aguardam o momento certo para aplicar golpes cada vez mais sofisticados nos clientes de plataformas de e-commerce.
Por esta razão, na avaliação da Nuvei, uma das maiores fintechs de meios de pagamentos do mundo, lojistas de todos os portes que comercializam produtos e soluções por meio do e-commerce precisam, cada vez mais, fortalecer sua infraestrutura com diferentes camadas de proteção contra-ataques cibernéticos que coloquem à prova suas ferramentas de gestão antifraude e, com isso, evitem ameaças à reputação e até à sobrevivência do negócio.
Um dos esquemas fraudadores mais populares nos últimos anos e que deve ganhar força durante a Black Friday deste ano, segundo a Nuvei, é o do uso de sites do varejo por hackers para testar cartões de crédito adquiridos pelos criminosos na dark web.
A estratégia dos golpistas é fazer transações de valores mais baixos, evitando que os titulares dos cartões percebam as movimentações. A prática gera compras ilícitas e pedidos de chargeback, comprometendo a receita dos lojistas.
“Sites de ticket baixo são os principais alvos, mas ninguém está isento do risco”, alerta Rafael Lavezzo, vice-presidente sênior da Nuvei na América Latina.
“É fundamental que as empresas se cerquem de provedores de pagamento capazes de monitorar o padrão de comportamento dos clientes, identificando picos de vendas incomuns ou pequenas compras feitas de última hora”, aconselha o executivo.
Lavezzo argumenta que ferramentas modernas de gestão de fraude vêm ajudando varejistas a cruzar o perfil do cliente com os meios de pagamento utilizados, antevendo possíveis fraudes.
“É importante ter regras de negócios que garantam mais segurança no e-commerce, o que vai desde exigir o CPF e o endereço do consumidor até apostar em métodos mais sofisticados, como o uso de impressão digital”, defende o vice-presidente.
Segundo o executivo Rafael Lopes, diretor de expansão da Nuvei, as empresas devem se preparar com antecedência para a temporada de promoções, sobretudo de final de ano, marcada por ações como Black Friday, Cyber Monday e o Natal, “O mês de novembro não é um momento de ajustes. Os lojistas que querem evitar prejuízos e ataques à reputação já devem ter tomado as previdências ao longo dos últimos dois meses pelo menos”, diz Lopes.
“Não adianta o lojista investir pesado em campanha de marketing se a tecnologia não estiver preparada para esse período de pico de vendas”, explica o executivo.
Para o executivo, a preparação contínua e cuidadosa com parceiros, assim como a implementação de estratégias para lidar com os riscos são essenciais para garantir uma experiência de compra tranquila para os clientes.
Sobre a Nuvei
A Nuvei (Nasdaq: NVEI) (TSX: NVEI) é uma fintech canadense que acelera os negócios de clientes no mundo todo. Nossa tecnologia modular, flexível e escalável permite que as maiores empresas ofereçam todas as opções de pagamentos e se beneficiem de serviços bancários, de gestão de fraudes e riscos. A Nuvei conecta empresas aos seus clientes em mais de 200 mercados, com adquirência local em mais de 47 mercados, contando com 150 moedas e mais de 600 métodos de pagamento alternativos, fornecendo tecnologias e insights para clientes e parceiros para ter sucesso local e global com uma só integração.
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